Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

19/07/2019

Ouro Verde recebe programação diversificada do Festival Internacional de Música

Nelson Faria (guitarra), Guto Wirti (contrabaixo), Salomão Soares (piano) e Sergio Reze (bateria). Foto: Elvira Alegre e Celso Pacheco (FIML)

Uma noite inspirada para o improviso e para a qualidade sonora. É o que vai acontecer nesta sexta-feira (19) no All That Jazz, agendado para às 20h30 no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. No palco, toda a competência e a criatividade dos músicos Sergio Reze (bateria), Guto Wirti (contrabaixo), Salomão Soares (piano) e Nelson Faria (guitarra).

No programa, além de composições próprias, serão apresentados standards de músicos brasileiros como Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Baden Powell, e algumas surpresas durante a noite. Os ingressos já estão à venda ao custo de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

"Será uma noite de jazz na concepção mais pura da palavra, que é tocar livremente sem nada pré-concebido. É se olhar e tocar junto, coletivamente. Além disso, nós já tocamos em duplas em outros lugares, mas os quatro tocando juntos, será a primeira vez. A expectativa é a melhor possível, temos muita afinidade musical, então acho que vai ser um barato", contam os músicos.

All That Jazz/Plaenge.

Dia: 19 (sexta-feira), no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, às 20h30.

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

Concerto Iluminuras

Iluminuras (FOTO:Divulgação/FIML)

O concerto Iluminuras, apresentado pelos músicos Angélica Leutwiler (voz e percussão), Valéria Zeidan (voz e percussão) e Ricardo Zohyo (contrabaixo acústico), é destaque na programação deste sábado (20) no 39º FIML. A apresentação tem início às 20h30, no Teatro Ouro Verde e os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia entrada).

"Vamos apresentar canções ibéricas antigas encontradas entre os séculos X e XV que incluem cantigas de Santa Maria, canções sefaraditas de amigo e de amor, em louvor a milagres e sobre o cotidiano daquela época", explica Valéria Zeidan, responsável pela concepção do espetáculo.

Valéria conta que "iluminuras" são desenhos que ilustram os manuscritos medievais, ornamentados com ouro e pintados com pigmentos naturais, com o intuito de "iluminar" os pergaminhos produzidos na época. "O espetáculo multimídia conta com projeções de ilustrações deste período, uma forma de o público se transporte para esse tempo".

Concerto Iluminuras

Dia: 20, sábado, às 20h30, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde.

Um Happening Para Crianças e Adultos

Le Carnaval des Animaux

O Carnaval dos Animais será no Cine Teatro Ouro Verde, domingo, às 10h30, com duração de 60. Classificação livre. Os valores dos ingressos são de R$20,00 e R$10,00 (meia).

Em francês, Le Carnaval des Animaux, é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns composta em fevereiro de 1886, quando o compositor passava férias em uma pequena aldeia na Áustria, após ter chegado de uma turnê sem muito sucesso na Alemanha.

Longe de ser uma inocente peça musical, o compositor tinha por objetivo fazer uma crítica ao cenário musical parisiense no fim do século XIX. O compositor não permitiu que a obra fosse publicada durante em vida, pois temia que ela arruinasse sua reputação de "compositor sério". Cheia de referências a outros compositores, a obra foi publicada apenas após a sua morte (com exceção do movimento O Cisneque por ter caráter mais sério foi publicado ainda em vida).

Carnaval dos Animais (Le Carnaval des Animaux)

Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia) + 10% taxa de serviços Sympla.

Dia: 21, domingo, às 10h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85 ? Centro).

Confira a programação completa do FIML para o final de semana e venda de ingressos no endereço FIML 2019.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean. Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó. Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.

(Com informações e FOTOS do FIML).