Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 24 de Maio de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
19/07/2019  

Projeto desenvolve raciocínio lógico com uso de jogos de tabuleiros

Agência UEL

Professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física, coordena o projeto

Já imaginou desenvolver o seu raciocínio lógico e suas relações interpessoais jogando tabuleiros modernos? É o que propõe o Projeto de Extensão "O uso de jogos de tabuleiros modernos (board games) no desenvolvimento cognitivo e das relações interpessoais de futuros professores e de estudantes do ensino médio", iniciado em 2018.

Coordenado pelo professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE), o projeto tem os jogos de tabuleiros, entre eles Dixit, Village, Champions Of Midgard, como aliados para o desenvolvimento do raciocínio lógico. De acordo com o professor, o projeto é aberto à participação das comunidades interna e externa da Universidade, visando a interação entre os futuros profissionais, em especial professores, com a comunidade externa, representada por estudantes do Ensino Médio. Os encontros são quinzenais, realizados no Departamento de Física, das 14 às 17h30, em um dia específico da semana a ser combinado pelo grupo.

O professor afirma que o projeto nasceu de um interesse pessoal em pesquisar o que os jogos podem trazer de benefícios para a formação universitária. "Estamos dentro de um contexto universitário, onde a pressão é constante, principalmente em cursos ditos mais difíceis. Dentro do CCE, percebo que há alunos que realmente carregam dificuldades em se formar, por conta, também, de fatores psicológicos", acrescenta.

Por outro lado, o projeto é um espaço de "saneamento mental", em que o participante pode ter um momento de ócio intelectual. O objetivo é justamente promover o afastamento durante alguns instantes das atividades cotidianas, entre eles a rotina de estudos. Como colaboradores, participam do projeto os alunos do curso de Matemática, Hugo Yabe Martinez e Leonardo Aleixo Ferreira. Futuramente, outros três alunos de Física vão participar.

Conforme explica o professor, a partir do uso de jogos de tabuleiros modernos, os participantes podem desenvolver diferentes habilidades cognitivas, além do raciocínio lógico e matemático, inteligências social e emocional, em função dos momentos de cooperação e disputa. Eles afetam diretamente as relações interpessoais, além do desenvolvimento cultural, pelo aprofundamento temático em história, geografia, física, matemática, entre outras.

Segundo o coordenador, os estudantes se interessam bastante por jogos de cartas, como o truco. Os jogos modernos vêm para agregar novas mecânicas nos jogos e novas formas de competir. "Esse nicho de jogos de tabuleiro no país é pequeno, mas está crescendo bastante. O projeto, que ainda está em fase inicial, tem muito para crescer", afirma Iachel.

Canal - Gustavo Iachel, juntamente com dois professores do Departamento de Comunicação, Daniel de Oliveira Figueiredo e Rodolfo Londero, e demais parceiros, tem o canal "Board Games BR", na internet. O grupo faz reviews e listas de jogos em vídeos com cerca de 30 minutos de duração. O Canal é direcionado às pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre esse universo dos jogos.

Acesse o canal do grupo no endereço Board Games BR . O professor também indica aos interessados conhecer o projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Londrina. Mais detalhes no endereço Jogos


rodapé da notícia

  13h35 24/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h36 23/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h04 20/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h34 19/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h22 18/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br