Londrina, Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020 -  Busca

19/07/2019

Projeto desenvolve raciocínio lógico com uso de jogos de tabuleiros

Professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física, coordena o projeto

Já imaginou desenvolver o seu raciocínio lógico e suas relações interpessoais jogando tabuleiros modernos? É o que propõe o Projeto de Extensão "O uso de jogos de tabuleiros modernos (board games) no desenvolvimento cognitivo e das relações interpessoais de futuros professores e de estudantes do ensino médio", iniciado em 2018.

Coordenado pelo professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE), o projeto tem os jogos de tabuleiros, entre eles Dixit, Village, Champions Of Midgard, como aliados para o desenvolvimento do raciocínio lógico. De acordo com o professor, o projeto é aberto à participação das comunidades interna e externa da Universidade, visando a interação entre os futuros profissionais, em especial professores, com a comunidade externa, representada por estudantes do Ensino Médio. Os encontros são quinzenais, realizados no Departamento de Física, das 14 às 17h30, em um dia específico da semana a ser combinado pelo grupo.

O professor afirma que o projeto nasceu de um interesse pessoal em pesquisar o que os jogos podem trazer de benefícios para a formação universitária. "Estamos dentro de um contexto universitário, onde a pressão é constante, principalmente em cursos ditos mais difíceis. Dentro do CCE, percebo que há alunos que realmente carregam dificuldades em se formar, por conta, também, de fatores psicológicos", acrescenta.

Por outro lado, o projeto é um espaço de "saneamento mental", em que o participante pode ter um momento de ócio intelectual. O objetivo é justamente promover o afastamento durante alguns instantes das atividades cotidianas, entre eles a rotina de estudos. Como colaboradores, participam do projeto os alunos do curso de Matemática, Hugo Yabe Martinez e Leonardo Aleixo Ferreira. Futuramente, outros três alunos de Física vão participar.

Conforme explica o professor, a partir do uso de jogos de tabuleiros modernos, os participantes podem desenvolver diferentes habilidades cognitivas, além do raciocínio lógico e matemático, inteligências social e emocional, em função dos momentos de cooperação e disputa. Eles afetam diretamente as relações interpessoais, além do desenvolvimento cultural, pelo aprofundamento temático em história, geografia, física, matemática, entre outras.

Segundo o coordenador, os estudantes se interessam bastante por jogos de cartas, como o truco. Os jogos modernos vêm para agregar novas mecânicas nos jogos e novas formas de competir. "Esse nicho de jogos de tabuleiro no país é pequeno, mas está crescendo bastante. O projeto, que ainda está em fase inicial, tem muito para crescer", afirma Iachel.

Canal - Gustavo Iachel, juntamente com dois professores do Departamento de Comunicação, Daniel de Oliveira Figueiredo e Rodolfo Londero, e demais parceiros, tem o canal "Board Games BR", na internet. O grupo faz reviews e listas de jogos em vídeos com cerca de 30 minutos de duração. O Canal é direcionado às pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre esse universo dos jogos.

Acesse o canal do grupo no endereço Board Games BR . O professor também indica aos interessados conhecer o projeto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Londrina. Mais detalhes no endereço Jogos

11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h14 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil