Londrina, Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 -  Busca

19/07/2019

ENADE avalia 13 cursos de graduação da Universidade

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) informa que 13 cursos de graduação da UEL serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Enade 2019 será aplicado em 24 de novembro, às 13h30.

Todos os estudantes com expectativa de conclusão de curso até julho de 2020 deverão fazer o exame. Os cursos avaliados serão os seguintes: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia.

De acordo com a diretora de Assuntos Acadêmicos da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Maria Elisa Wotzasek Cestari, o Enade é obrigatório para a colação de grau do aluno. Ela informa que caso ele não faça a prova, fica inadimplente por um ano até conseguir fazer a colação. "A prova faz parte da vida escolar do aluno, enquanto componente curricular obrigatório", afirma.

Outro ponto importante, segundo a diretora, é que o Enade é uma forma de avaliação dos cursos de graduação da Universidade, além de um importante indicador de qualidade do Ensino Superior do país. Portanto, o empenho do estudante na prova ajuda a demonstrar a qualidade do curso em rankings oficiais nacionais. "É um conceito que torna transparente a qualidade do curso que o aluno faz, por isso é importante que ele faça a prova com seriedade", defende Maria Elisa Cestari.

Objetivo - Segundo o Inep, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes.

Mais informações sobre o Enade 2019 nos sites ENADE e PROGRAD.

16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  12h05 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil