Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

19/07/2019

ENADE avalia 13 cursos de graduação da Universidade

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) informa que 13 cursos de graduação da UEL serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Enade 2019 será aplicado em 24 de novembro, às 13h30.

Todos os estudantes com expectativa de conclusão de curso até julho de 2020 deverão fazer o exame. Os cursos avaliados serão os seguintes: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia.

De acordo com a diretora de Assuntos Acadêmicos da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Maria Elisa Wotzasek Cestari, o Enade é obrigatório para a colação de grau do aluno. Ela informa que caso ele não faça a prova, fica inadimplente por um ano até conseguir fazer a colação. "A prova faz parte da vida escolar do aluno, enquanto componente curricular obrigatório", afirma.

Outro ponto importante, segundo a diretora, é que o Enade é uma forma de avaliação dos cursos de graduação da Universidade, além de um importante indicador de qualidade do Ensino Superior do país. Portanto, o empenho do estudante na prova ajuda a demonstrar a qualidade do curso em rankings oficiais nacionais. "É um conceito que torna transparente a qualidade do curso que o aluno faz, por isso é importante que ele faça a prova com seriedade", defende Maria Elisa Cestari.

Objetivo - Segundo o Inep, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes.

Mais informações sobre o Enade 2019 nos sites ENADE e PROGRAD.