Londrina, Terça-Feira, 24 de Maio de 2022 -  Busca

18/07/2019

Cinco estudantes da UEL integram o Parlamento Universitário 2019

Selecionados foram recebidos no Gabinete da Reitoria. Eles estavam acompanhados do professor Renê Chiquetti Rodrigues, do Departamento de Direito Público

Cinco estudantes de graduação da UEL foram selecionados para participar do Parlamento Universitário 2019, promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa (ALEP) do Estado do Paraná, em Curitiba. Eles irão atuar diretamente nos trabalhos parlamentares, visando compreender processos, funcionamento e atividades desenvolvidas pela ALEP.

O grupo já está em Curitiba e permanece até dia o próximo 26 de julho. Foram selecionados Caroline Bezerra de Melo e Pamella Picolli de Lima (Ciências Sociais), João Victor Guzzi Martiniano (Direito), Maria Catarina Cavalcanti Fracazzo (Farmácia) e Mohamad Walyd Nabil Geha (Medicina). Os estudantes serão acompanhados pelo professor orientador Renê Chiquetti Rodrigues, do Departamento de Direito Público, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

O projeto visa oferecer aos jovens graduandos o conhecimento e a vivência de atividades políticas, proporcionando experiências sobre a função dos Deputados Estaduais, além das iniciativas legislativas.

Também faz parte da atividade, a composição da mesa diretora da ALEP em que os estudantes terão que disputar com outros alunos, das demais 13 Instituições de Ensino Superior participantes, cargos como o de presidente da Assembleia, 1º secretário, 1º vice-presidente, dentre outros, além dos responsáveis pelas comissões temáticas.

Seleção - A UEL recebeu 83 inscritos para o processo seletivo do Parlamento Universitário 2019. Para a escolha, foram adotadas três fases de seleção. A primeira envolveu a oferta de curso ofertado pela Alep, em que foram aprovados 31 candidatos.

Na segunda fase, foi aplicada prova de redação, visando produção de texto dissertativo. Com caráter eliminatório, restaram 11 candidatos desta fase. Por fim, a última etapa foi composta por entrevistas, coletiva e individual, com participação de uma banca de três avaliadores, formada por um ex-parlamentar, um ex-reitor e um professor aposentado.

13h35 24/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h36 23/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h04 20/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h34 19/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)