Londrina, Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020 -  Busca

18/07/2019

Água de Moringa é atração do Festival Internacional de Música

(FOTO: Divulgação/FIML)

Uma das apresentações mais aguardadas do 39º FIML, o Água de Moringa sobe ao palco do Teatro Ouro Verde para celebrar 30 anos de trajetória nesta quinta-feira (18), a partir das 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos por R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) através do site Sympla ou na Loja Ciranda.

Fundado em 1989, o Água de Moringa conta com músicos com formação acadêmica e vivência popular em rodas de samba e choro. O conjunto mantém a mesma formação desde o início com Rui Alvim (Clarinete, Clarone), Marcílio Lopes (Bandolim, Violão), Jayme Vignoli (Cavaquinho), Luiz Flávio Alcofra (Violão), Josimar Gomes Carneiro (Violão de sete cordas) e André Boxexa (Percussão, Bateria).

"Preparamos um show comemorativo dos 30 anos com resgates de obras que já gravamos e também, algumas peças do nosso próximo trabalho. Teremos músicas de autoria do Jayme Vignoli, e também os clássicos Radamés Gnatalli, Guerra Peixe, Pixinguinha e Jacob do bandolim. O show tem a nossa cara: uma mistura do tradicional com um tempero de contemporaneidade que a gente costuma usar", revela o violonista Josimar Carneiro.

O grupo gravou o primeiro CD - "Água de Moringa" - em 1994, indicado para o prêmio Sharp na categoria melhor grupo instrumental e lançado na Europa, Ásia e América do Norte. Com a boa repercussão, fizeram shows na França e Portugal. O segundo disco, "Saracoteando", de 1998, recebeu dois prêmios Sharp na categoria instrumental: melhor grupo e melhor arranjador (Josimar Carneiro). Em 2000, lançaram um terceiro CD, com músicas inéditas de Pixinguinha.

Todos os músicos desenvolvem carreiras paralelas, tocando com outros artistas mas conseguiram manter a afinidade e atividades do conjunto. Para o músico Josimar Carneiro, celebrar 30 anos é um privilégio. "Trinta anos é uma vida. Acho que aprendemos muito um com o outro, fomos muito cúmplices e essa história contribuiu para o crescimento do grupo e também no nosso crescimento individual. Somos muito amigos. É um privilégio fazer parte de um grupo tão longevo e ainda ativo e cheio de novidades".

De volta ao FIML - O músico Josimar Carneiro já participou de várias edições do Festival em Londrina e retorna agora para ministrar aulas e se apresentar com o Água de Moringa. "É uma emoção muito grande voltar a Londrina e rever antigos alunos e colegas. É muito bom ver, que mesmo com as dificuldades que a área cultural está enfrentando, com esse desmonte que a vive, o Festival se apresenta com essa qualidade artística, técnica e pedagógica... é realmente, um barato!".

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Presidente da Associação de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean. Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó. Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention BureauM, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa do FIML).

11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h14 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil