Londrina, Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 -  Busca

15/07/2019

Seis trabalhos da UEL são ganhadores do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná

Fernando Marcucci (ao centro), da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da UEL, teve dois trabalhos premiados (FOTO: Divulgação/Inesco)

Foram divulgados na última sexta-feira (12) os vencedores do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná, dentro da 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, que foi encerrada também na sexta-feira, na Unifil, em Londrina. Do total de trabalhos vencedores, seis são da UEL, especialmente de cursos de pós-graduação, residências e programas ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Os autores ou relatores dos trabalhos foram premiados dentro de 16 eixos temáticos, estabelecidos pela coordenação do evento. Graduado pela UEL, o fisioterapeuta Fernando Marcucci, conquistou dois prêmios - 1º e 2º lugares - dentro do eixo Cuidados Paliativos em Saúde no Paraná. Ele é co-orientador do estudo, que tem como coordenadora a professora da UEL, Daniela Wosiack, do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Em 1º lugar ficou o trabalho "Pacientes com necessidade de cuidados paliativos na ESF em região de baixa renda: relato de série de casos". Na 2ª colocação ficou o trabalho intitulado "Demanda em cuidados paliativos no Brasil pela análise de mortalidade de 2014 a 2017".

Também pela UEL, na categoria Epidemiologia e Vigilância em Saúde, a farmacêutica residente no Programa da Equipe Multiprofissional em Saúde da Mulher, Brenda Rafaella da Silva Magalhães, conquistou o 1º lugar, com o trabalho "Perfil epidemiológico das mulheres atendidas pela equipe multiprofissional na maternidade de alto risco".

Outro 1º lugar foi registrado na categoria intitulada Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Fabiane Yuri Yamacita Borin, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Mulher da UEL e coordenadora do curso de Farmácia da Unifil, conquistou a colocação com o trabalho "A configuração dos cenários de prática no processo ensino-aprendizagem para formação do farmacêutico: interfaces com o pensamento complexo".

Já na categoria Saúde Bucal no Paraná, a mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL, Bárbara Vieira Pimentel, obteve a 3ª colocação, com o trabalho "A organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal em uma região de saúde do Paraná".

Na categoria Saúde Internacional, Bioética e outros temas de Saúde Pública/Coletiva, a 3ª colocação ficou para Joamara de Oliveira Pimentel, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL. Ela apresentou o trabalho "O SUS em dissertações e teses em Educação Física no Sul do Brasil no período de 2015-2017".

Realização - A mostra foi realizada pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), Secretaria de Estado da Saúde, Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Secretaria da Saúde de Londrina e UniFil, com apoio da Fundação Araucária e Sanepar. O secretário Beto Preto, o diretor-geral da pasta, Nestor Werner, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes, e autoridades de Londrina fizeram a entrega dos prêmios.

16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  12h05 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil