Fernando Marcucci (ao centro), da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da UEL, teve dois trabalhos premiados (FOTO: Divulgação/Inesco)
Foram divulgados na última sexta-feira (12) os vencedores do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná, dentro da 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, que foi encerrada também na sexta-feira, na Unifil, em Londrina. Do total de trabalhos vencedores, seis são da UEL, especialmente de cursos de pós-graduação, residências e programas ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Os autores ou relatores dos trabalhos foram premiados dentro de 16 eixos temáticos, estabelecidos pela coordenação do evento. Graduado pela UEL, o fisioterapeuta Fernando Marcucci, conquistou dois prêmios - 1º e 2º lugares - dentro do eixo Cuidados Paliativos em Saúde no Paraná. Ele é co-orientador do estudo, que tem como coordenadora a professora da UEL, Daniela Wosiack, do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Em 1º lugar ficou o trabalho "Pacientes com necessidade de cuidados paliativos na ESF em região de baixa renda: relato de série de casos". Na 2ª colocação ficou o trabalho intitulado "Demanda em cuidados paliativos no Brasil pela análise de mortalidade de 2014 a 2017".
Também pela UEL, na categoria Epidemiologia e Vigilância em Saúde, a farmacêutica residente no Programa da Equipe Multiprofissional em Saúde da Mulher, Brenda Rafaella da Silva Magalhães, conquistou o 1º lugar, com o trabalho "Perfil epidemiológico das mulheres atendidas pela equipe multiprofissional na maternidade de alto risco".
Outro 1º lugar foi registrado na categoria intitulada Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Fabiane Yuri Yamacita Borin, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Mulher da UEL e coordenadora do curso de Farmácia da Unifil, conquistou a colocação com o trabalho "A configuração dos cenários de prática no processo ensino-aprendizagem para formação do farmacêutico: interfaces com o pensamento complexo".
Já na categoria Saúde Bucal no Paraná, a mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL, Bárbara Vieira Pimentel, obteve a 3ª colocação, com o trabalho "A organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal em uma região de saúde do Paraná".
Na categoria Saúde Internacional, Bioética e outros temas de Saúde Pública/Coletiva, a 3ª colocação ficou para Joamara de Oliveira Pimentel, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEL. Ela apresentou o trabalho "O SUS em dissertações e teses em Educação Física no Sul do Brasil no período de 2015-2017".
Realização - A mostra foi realizada pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), Secretaria de Estado da Saúde, Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), Secretaria da Saúde de Londrina e UniFil, com apoio da Fundação Araucária e Sanepar. O secretário Beto Preto, o diretor-geral da pasta, Nestor Werner, a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes, e autoridades de Londrina fizeram a entrega dos prêmios.