Londrina, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 -  Busca

12/07/2019

OSUEL comemora 35 anos com concerto no FIML, sábado (13), no Ouro Verde

(FOTO: Elvira Alegre)

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) tem um encontro marcado com Tchaikovsky, neste sábado, dia 13. São duas grandes obras com regência de Massimiliano Carraro: Concerto para Violino e Orquestra Op. 35, com solo de Leonardo Jaffé, e a Sinfonia nº 5 Op. 64. O concerto começa às 20h30, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde e os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

O Concerto Op. 35 foi composto quando Tchaikovsky descansava em um lago próximo a Genebra, em 1877. O refúgio veio após um casamento desastroso e, portanto, mesmo em um momento mais relaxado, a obra traz essa contradição de sentimentos. Composto com a ajuda de um amigo violinista, a peça é difícil de tocar.

"Tchaikovsky mostra a importância de se expressar livremente e dividir com o mundo as nossas emoções", explica Leonardo Jaffé. Para o violinista, a empreitada é complexa: "A peça inteira é um desafio gigante para qualquer músico. É um dos concertos mais importantes da era romântica. É uma peça com muitas cores e tons extremos, que vai da alegria à tristeza em um piscar de olhos, tornando a viagem pela obra um caminho maravilhoso. Na verdade, as dificuldades desta peça são exatamente suas maiores qualidades", destaca Jaffé.

O violinista é daqueles talentos que se revelam ainda na infância. "Eu tive a sorte de nascer em uma família de músicos, então comecei a estudar com quatro anos de idade. Quando minha mãe [a violinista Renata Jaffé] estava grávida de mim, ela tocava na Orquestra Municipal de São Paulo. Então minha vida toda foi rodeada de música", acrescenta. Leonardo estreou aos 10 anos de idade, destacando-se em concursos e festivais, até estudar na Yehudi Menuhin School, na Inglaterra. Entre os palcos consagrados onde se apresentou, está o Carnegie Hall.

Leonardo Jaffé vê com bons olhos iniciativas como a do Festival de Música: "Eu já não moro no Brasil há muitos anos, e venho raramente para cá. A minha última experiência aqui foi justamente no Festival de Londrina do ano passado, onde eu tive a grata surpresa de trabalhar com jovens altamente dedicados, ávidos por informação. Na ocasião, tivemos uma experiência maravilhosa com as 4 Estações Porteñas de Piazzolla, que é uma peça muito complicada tanto musicalmente quanto tecnicamente, e os resultados foram incríveis".

A segunda parte do programa traz a Sinfonia nº 5 Op. 64, conhecida por alternar temas sombrios e passagens de otimismo eufórico. À frente da orquestra estará o maestro Massimiliano Carraro, que já trabalhou no Teatro Alla Scalla de Milão e atuou ao lado de nomes como Claudio Abbado, Ricardo Muti, Georg Solti e Lorin Maazel, entre outros.

É a primeira vez de Massimiliano à frente da OSUEL, com a qual pretende trabalhar as diferentes formas expressivas do compositor: "Tchaikovsky viveu períodos de felicidade e de enorme depressão, retratando em suas obras essas diferentes fases de humor e condição pessoal. Ele ampliou a possibilidade do universo expressivo musical", afirma o maestro.

Além de receber dois nomes reconhecidos internacionalmente, a OSUEL está celebrando 35 anos de sua fundação, em 1984. Motivos para comemorar, portanto, não faltam nesta 39ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina.

Confira a programação completa do FIML - PROGRAMAÇÃO.

Serviço

CONCERTO DA OSUEL - Com maestro Massimiliano Carraro e Leonardo Jaffé (violino), às 20h30, no Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85). Com cobrança. Ingressos: online, pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br). Valor: R$20 (inteira) e R$10 (meia) - na plataforma Sympla é cobrada uma taxa de 10% de serviço. Também na Loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral, 656).

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Presidente da Associação de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio - Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean. Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf, Grupo Marajó. Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Loja Ciranda.

(Com informações e FOTO da FIML 2019).

09h32 Servidores fortalecem campanha de arrecadação de brinquedos neste natal
  09h28 UEL aplica provas do Vestibular Indígena para 266 candidatos
  15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais
  14h41 Professora da Universidade de Évora debate inclusão na Educação Infantil