Londrina, Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019 -  Busca

11/07/2019

Festival de Música une maestro Norton Morozowicz e Orquestra Sinfônica do PR

Maestro Norton Morozowicz (FOTO: Divulgação)

O 39º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) realiza uma abertura solene nesta quinta-feira (11), com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). O concerto, com início às 20h30, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, terá como regente o maestro Norton Morozowicz, fundador do festival. O solista será o diretor artístico do evento Marco Antônio de Almeida.

No programa, obras de Rossini, Haydn e Mendelssohn Bartholdy ganham destaque. O concerto é aberto ao público, mas é necessário retirar os convites na bilheteria do Teatro Ouro Verde, a partir das 14 horas desta quinta-feira. Serão disponibilizados dois ingressos por pessoa.

A OSP vem com uma formação de orquestra clássica - ajudando a enxugar o orçamento - para interpretar um programa com momentos distintos, cujo início se dá com o humor bem orquestrado de Rossini, na Abertura da ópera Uma Italiana na Argélia. "Musicalmente, a abertura é muito bonita, começa a obra com cordas em pizzicato (beliscadas com os dedos) e um solo de oboé", destaca Morozowicz.

Haydn mantém o clima de leveza com o Concerto para Piano e Orquestra em Ré Maior, com solo do pianista londrinense - e diretor artístico do festival - Marco Antonio de Almeida: "Para quem ouve é muito fácil, mas para quem toca é muito difícil. A obra é de uma transparência luminosa. O segundo movimento não parece obra de Haydn, porque traz ideias românticas, mas dentro do classicismo", comenta Marco Antonio, que ressalta as harmonias surpreendentes e os trinados do terceiro movimento, inspirados na tradição húngara: Rondo all?Ungarese.

"Eu, pessoalmente, já toquei muito esse Haydn. E adoro, porque quando você toca, você descobre novas armadilhas. Cada vez que você estuda de novo, descobre novas ciladas musicais, umas coisas harmônicas espetaculares", revela Marco Antonio de Almeida. O clima muda, porém, na segunda parte, ganhando força com a Sinfonia nº 5, também conhecida como a Sinfonia da Reforma, de Felix Mendelssohn-Bartholdy. A obra é inspirada em Martinho Lutero, para quem a música era uma forma elevada de louvação. Lutero compôs muitos hinos protestantes, e um deles foi utilizado por Mendelssohn no quarto movimento.

"É interessante, porque é uma obra programática e muito bem escrita. Hoje em dia a gente pode comparar Mendelssohn com Mozart, foram dois meninos prodígios. É uma obra que vai agradar o público, porque é muito bonita, tem virtuosidade, com passagens interessantes para os instrumentos solistas", ressalta Norton Morozowicz.

Serviço

Abertura solene - Concerto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, com regência de Norton Morozowicz e Marco Antonio de Almeida (piano). Dia 11, às 20h30, no Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85). O ingresso gratuito (duas unidades por pessoa) deve ser retirado na bilheteria do Teatro Ouro Verde a partir das 14hs.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Universidade Estadual de Londrina/Casa de Cultura e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean. Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo e Midiograf. Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato, Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9 e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa do FIML.

17h04 Coordenadora do NEAB faz um balanço dos 15 anos de cotas raciais na UEL
  16h58 Pesquisadora da Colômbia ministra hoje palestra de encerramento da 18ª SEDU
  17h51 Cursos da área de saúde atendem população de Londrina e Cambé
  17h01 Aulas de lightpainting reforçam ensino de fotografia no curso de Jornalismo