Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
11/07/2019  

Festival de Música une maestro Norton Morozowicz e Orquestra Sinfônica do PR

Agência UEL

Maestro Norton Morozowicz (FOTO: Divulgação)

O 39º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) realiza uma abertura solene nesta quinta-feira (11), com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). O concerto, com início às 20h30, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, terá como regente o maestro Norton Morozowicz, fundador do festival. O solista será o diretor artístico do evento Marco Antônio de Almeida.

No programa, obras de Rossini, Haydn e Mendelssohn Bartholdy ganham destaque. O concerto é aberto ao público, mas é necessário retirar os convites na bilheteria do Teatro Ouro Verde, a partir das 14 horas desta quinta-feira. Serão disponibilizados dois ingressos por pessoa.

A OSP vem com uma formação de orquestra clássica - ajudando a enxugar o orçamento - para interpretar um programa com momentos distintos, cujo início se dá com o humor bem orquestrado de Rossini, na Abertura da ópera Uma Italiana na Argélia. "Musicalmente, a abertura é muito bonita, começa a obra com cordas em pizzicato (beliscadas com os dedos) e um solo de oboé", destaca Morozowicz.

Haydn mantém o clima de leveza com o Concerto para Piano e Orquestra em Ré Maior, com solo do pianista londrinense - e diretor artístico do festival - Marco Antonio de Almeida: "Para quem ouve é muito fácil, mas para quem toca é muito difícil. A obra é de uma transparência luminosa. O segundo movimento não parece obra de Haydn, porque traz ideias românticas, mas dentro do classicismo", comenta Marco Antonio, que ressalta as harmonias surpreendentes e os trinados do terceiro movimento, inspirados na tradição húngara: Rondo all?Ungarese.

"Eu, pessoalmente, já toquei muito esse Haydn. E adoro, porque quando você toca, você descobre novas armadilhas. Cada vez que você estuda de novo, descobre novas ciladas musicais, umas coisas harmônicas espetaculares", revela Marco Antonio de Almeida. O clima muda, porém, na segunda parte, ganhando força com a Sinfonia nº 5, também conhecida como a Sinfonia da Reforma, de Felix Mendelssohn-Bartholdy. A obra é inspirada em Martinho Lutero, para quem a música era uma forma elevada de louvação. Lutero compôs muitos hinos protestantes, e um deles foi utilizado por Mendelssohn no quarto movimento.

"É interessante, porque é uma obra programática e muito bem escrita. Hoje em dia a gente pode comparar Mendelssohn com Mozart, foram dois meninos prodígios. É uma obra que vai agradar o público, porque é muito bonita, tem virtuosidade, com passagens interessantes para os instrumentos solistas", ressalta Norton Morozowicz.

Serviço

Abertura solene - Concerto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, com regência de Norton Morozowicz e Marco Antonio de Almeida (piano). Dia 11, às 20h30, no Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85). O ingresso gratuito (duas unidades por pessoa) deve ser retirado na bilheteria do Teatro Ouro Verde a partir das 14hs.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Universidade Estadual de Londrina/Casa de Cultura e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean. Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo e Midiograf. Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato, Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9 e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa do FIML.


rodapé da notícia

  10h02 Água de Moringa é atração do Festival Internacional de Música
  17h02 Servidores da UEL retomam atividades administrativas nesta quinta-feira (18)
  16h18 Museu de Ciência e Tecnologia/UEL reserva espaço para a ciência "show" e interativa
  15h55 CNPq lança chamada de bolsas no país e exterior para apoiar pesquisas
  15h54 Pesquisa aponta evasão populacional em 150 distritos do Paraná
  17h51 Programas de IC e Iniciação Tecnológica somam 475 bolsas
  16h08 Professores do curso de Odontologia lançam livro sobre saúde bucal no PR
  15h37 Curso incentiva diálogo sobre educação sexual na educação básica
  15h35 Festival de Dança de Londrina abre inscrições para espetáculos
  14h28 Seis trabalhos da UEL são ganhadores do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná
  14h54 Espetáculo Morte Vida e Severina volta aos palcos do Cine Teatro Ouro Verde
  14h17 Aberto prazo para pedidos de isenção da taxa do Vestibular via análise socioeconômica
  09h41 Especialização Deep Learning, Big Data e IoT está com inscrições abertas
  09h06 Semana de Farmacologia tem programação voltada para alunos e profissionais
  17h38 OSUEL comemora 35 anos com concerto no FIML, sábado (13), no Ouro Verde
  16h14 Planetário de Londrina divulga calendário especial de férias escolares
  15h21 Inscrições da especialização em Direito de Família e Sucessões terminam dia 17
  14h47 Último dia de renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  14h32 Concurso Falling Walls Lab abre inscrições para jovens inovadores
  14h45 Abertas inscrições do Prêmio Péter Murányi
D
DESTAQUES ::.

Especialistas da UEL desatam os nós da Reforma da Pr

Pesquisa conclui maior vulnerabilidade das aves do P

Pesquisa compara sistemas de cultivo do tomate

Jornal Notícia - 1.396
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br