Londrina, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 -  Busca

10/07/2019

Projeto interdisciplinar da UEL promove debate filosófico e apresentação musical

Performance musical com o convidado Rogério Costa(FOTO: Divulgação)

Aproveitando o clima de Festival de Música de Londrina, o projeto interdisciplinar (des) leitura (filosofia, ciência e arte) realiza mais uma edição de ?O Ponto da Questão?, desta vez enfocando a temática de como os artistas usam o discurso da filosofia para compreender a própria prática. O encontro é aberto ao público em geral e será realizado nesta sexta-feira, às 18 horas, no Bar Valentino, com o tema ?Entre Deleuze e a Música?.

A palestra será ministrada em conjunto pelo professor da UEL, Américo Grisotto, e pelo professor e músico Rogério Costa. Grisotto é doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do Departamento de Filosofia, do Centro de Letras e Ciência Humanas (CCH). Grisotto tem como principais temas de interesse a Filosofia Francesa Contemporânea e a Filosofia da Educação, trabalhando especialmente com autores como Gilles Deleuze, Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Michel Foucault, Félix Guattari e Jacques Rancière.

Costa, que ainda fará uma performance solo a partir da improvisação livre no final do evento, é mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor Livre-docente, compositor, saxofonista e pesquisador afiliado ao Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, Costa fundou e integrou durante mais de 15 anos o grupo de música instrumental brasileira Aquilo del Nisso, tendo gravado quatro discos.

Como pesquisador, Costa desenvolve um projeto de pesquisa sobre improvisação e suas conexões com outras áreas de estudo. Nesse sentido, dois dos seus mais importantes projetos artísticos atuais, relacionados com a sua pesquisa, são os grupos de improvisação livre Musicaficta e Orquestra Errante, nos quais também atua como saxofonista. Também desenvolve um projeto artístico colaborativo que inclui a improvisação livre, composição e a utilização de novas tecnologias de interação, em tempo real com áudio e vídeo, com Felipe Castellani e Alessandra Bochio.

Serviço

O Ponto da Questão - palestra de Américo Grisotto e performance musical de Rogério Costa.

Quando: Sexta-feira (12/07), às 18 horas, no Bar Valentino (Avenida Faria Lima, 486), em Londrina.

Quanto: R$ 10,00.

09h32 Servidores fortalecem campanha de arrecadação de brinquedos neste natal
  09h28 UEL aplica provas do Vestibular Indígena para 266 candidatos
  15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais