Londrina, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 -  Busca

10/07/2019

NIGEP e Diretoria de Material investem na melhoria de processos licitatórios

Ações visam agilizar licitações da UEL

A equipe do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP), do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), apresentou nesta terça-feira (9) o primeiro relatório do Projeto de Modernização de Compras Públicas da UEL. O principal objetivo consiste na melhoria dos procedimentos licitatórios, conduzidos pela Diretoria de Material, de forma a dar maior celeridade à sua conclusão. O encontro foi realizado na Diretoria de Material, da Pró-reitoria de Administração e Finanças (PROAF).

Foi demonstrada uma radiografia dos processos de compra realizados para o Campus Universitário, que terão como resultado, a proposição de ações que podem ser implementadas para agilizar as licitações. Segundo o Diretor de Material da PROAF, Marco Mafra, a assessoria do Nigep está inicialmente fazendo uma radiografia de todos os procedimentos para sugerir ações que podem tornar os processos mais céleres. O objetivo, explicou ele, é identificar gargalos que deverão ser eliminados gradativamente.

"Temos um primeiro problema a ser solucionado, que consiste no fortalecimento da equipe de servidores que atuam como pregoeiros nas licitações da Instituição, pois alguns servidores se aposentaram. A partir deste primeiro relatório vamos iniciar esforços para otimizar prazos de forma objetiva, para implementar ações que possam produzir melhores resultados nas compras", definiu o diretor.

De acordo com a coordenadora do Nigep, professora Vera Suguihiro, o processo de modernização dos processos licitatórios da UEL deverá seguir o modelo adotado com sucesso no Município de Londrina, a partir de setembro de 2017, por meio de termo de cooperação para a implantação de medidas visando o aperfeiçoamento do processo de compras, com foco na transparência e na melhoria das políticas públicas.

O trabalho é desenvolvido pela equipe da UEL juntamente com servidores da Secretaria Municipal de Gestão Pública e Controladoria do Município e já apresentou redução dos prazos licitatórios, com economicidade e transparência. Todas as atividades são realizadas por estudantes e professores de graduação e pós-graduação de Serviço Social, Administração, Economia e Ciência da Computação.

A professora Vera explica que o trabalho na UEL segue a mesma metodologia, respeitando, evidentemente, as particularidades da Instituição. O diagnóstico preliminar demonstrou que uma etapa fundamental do processo prevê melhorar a descrição do objeto da licitação pública, um problema bastante comum em compras feitas por órgãos municipais, estaduais e federais.

O problema decorre porque certos equipamentos e produtos apresentam particularidades, que requerem conhecimentos específicos. Segundo a professora, a UEL compra desde reagentes para laboratórios, equipamentos e serviços de saúde que atendem o HU/UEL, chegando às licitações de obras públicas de grande porte. Uma das sugestões da diretora do Nigep é que os solicitantes se atentem a esta etapa do processo, se envolvendo na descrição do produto. Outro fato que pode atenuar o problema é o treinamento continuado da equipe da Diretoria de Material, buscando aprimorar sempre a descrição.

"Esta primeira fase é uma aproximação para entendermos o processo de compras. Há vários fatores que teremos de compreender ainda", afirmou Vera Suguihiro. Ela explicou que é preciso entender que as compras públicas demandam cumprimento de ritos legais. Ela adverte que a sociedade precisa compreender que estas exigências não necessariamente significam que as compras sejam demoradas e burocráticas. "Defendemos que é preciso romper com esta cultura. É possível estabelecer metas para pagamentos e realizar um processo absolutamente transparente", afirmou a diretora do Nigep.

09h32 Servidores fortalecem campanha de arrecadação de brinquedos neste natal
  09h28 UEL aplica provas do Vestibular Indígena para 266 candidatos
  15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais
  14h41 Professora da Universidade de Évora debate inclusão na Educação Infantil