Londrina, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 -  Busca

08/07/2019

Parceria entre UEL e empresa Londrinense permite uso de software da área contábil

Professores da UEL, empresários e autoridades durante cerimônia

Foi assinado na última sexta-feira (5) convênio de cessão de uso entre a UEL e a empresa londrinense Exactus Software, cujo objetivo é permitir o uso do software de informação fiscal e comercial. A solenidade oficial, realizada no Museu Histórico de Londrina, reuniu professores da UEL, empresários e autoridades locais.

Conforme estabelece o convênio de cessão de uso, estudantes e professores da UEL poderão posteriormente receber treinamento e capacitação para o uso da tecnologia. Portanto, alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia e demais áreas de estudos sociais aplicados terão acesso ao software para estruturação fiscal - robô inteligente e-eficatus.

O robô foi desenvolvido pela empresa londrinense, que se tornou pioneira em aplicar inteligência artificial na contabilidade e escrita fiscal. A ideia é o uso da inteligência artificial para simplificar o processo de integração financeira entre empresas e escritórios de contabilidade.

Participaram da solenidade que oficializou a parceria, o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, o empresário Romeu Dematté Junior, da Exactus, a diretora do CESA, Tânia Lobo Muniz, professor Saulo Fabiano Amâncio, chefe do Departamento de Administração, professora Maria Aparecida Scarpin, chefe do Departamento de Ciência Contábeis, o coordenador do Colegiado do curso de Administração, professor Hamil Adum Filho, a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Aparecida Ribeiro e Laudelino Jochem, presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), do Paraná.

Vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, discursou durante solenidade

Primeiro computador - Outro destaque da solenidade foi a doação ao Museu Histórico de Londrina/UEL pela empresa Exactus, de componentes do primeiro computador de Londrina, que chegou à região em 1970. Com memória de 264 k e fabricado com circuitos em ouro, o equipamento custou aproximadamente 400 mil dólares, sendo que ocupou uma sala de 54 metros quadrados, sendo desativado em 1977.

Para a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, a exposição dos componentes ajudará as futuras gerações a se identificarem e construírem a memória a partir dos avanços tecnológicos. A diretora explica ainda que, inicialmente, os componentes ficarão disponíveis na reserva técnica do museu, já que não há, ainda, na exposição permanente, um cenário temático sobre tecnologia.

Livro - Também foi lançado o livro "Tratactus Evolution-Contabilidade Colaborativa" (Editora Conhecimento, 2019), de autoria de Romeu Dematté, que propõe uma linguagem de 7ª geração para o desenvolvimento de contabilidades informatizadas. Tem prefácio do presidente em exercício do CRC, Laudelino Jochem.

Na ocasião também foi registrado o lançamento da primeira Cooperativa de Apoio Tecnológico e Inteligência Artificial para Empresas Contábeis do Paraná. A entidade foi lançada por um grupo de contadores.

09h32 Servidores fortalecem campanha de arrecadação de brinquedos neste natal
  09h28 UEL aplica provas do Vestibular Indígena para 266 candidatos
  15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais
  14h41 Professora da Universidade de Évora debate inclusão na Educação Infantil