Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
05/07/2019  

Provas do 19º Vestibular Indígena serão aplicadas em seis cidades do PR

Agência UEL

Para facilitar o acesso aos locais de provas, neste ano, o XIX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná acontece de forma descentralizada. As cidades que receberão as provas são: Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Chopinzinho, Londrina e Curitiba. O edital foi divulgado pela Comissão Universidade para os Índios (CUIA), na última segunda-feira (1º).

As inscrições são gratuitas e serão abertas em 29 de julho e encerram às 17 horas do dia 30 de agosto. Já as provas serão aplicadas dias 17 e 18 de novembro. Para se inscrever o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (NCUFPR), após o preenchimento deve imprimir a ficha de inscrição, incluir a carta de recomendação e a declaração de acordo com o edital. 

O Vestibular será organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e estadual do Paraná (Unespar). 

Segundo o representante da Seti na CUIA Marcos Pelegrina, as mudanças nessa edição têm o objetivo de oferecer condições para que os indígenas possam prestar o vestibular. ?A descentralização do vestibular indígena contribui para que o maior número de pessoas possa disputar uma vaga nas universidades?. A Seti oferecerá transporte para que os candidatos se desloquem das terras indígenas para os locais de aplicação de provas, além de refeições e alojamento.

Em seguida, é preciso preencher o formulário impresso, assinar a ficha de inscrição e o questionário sócio educacional, anexando a eles a documentação exigida no processo. Podem concorrer às vagas nas universidades estaduais apenas candidatos indígenas do Paraná, já as vagas ofertadas pela UFPR, são abertas para indígenas de todo o território brasileiro.

A lista de documentos necessários está descrita no edital (clique aqui). Os documentos deverão ser reunidos em um envelope lacrado e identificado de acordo com as regras do edital e entregues ou enviados via Sedex para quaisquer das instituições que participam do processo seletivo, nos endereços disponíveis no edital, até o dia 2 de setembro.

Inclusão - Em 2018, o Governo do Estado alcançou a marca de 230 indígenas matriculados nas sete universidades estaduais do Paraná. Os alunos, pertencentes a cinco etnias diferentes - Kaingang, Guarani, Xetá, Fulni-ô e Terena - estão distribuídos em 28 cursos de graduação.

Confira o Edital completo no endereço Vestibular Indígena 2020.

(Com informações da SETI).


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br