Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

27/06/2019

Simpósio de Controle Biológico: inscrições abertas

O 16º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL) está com inscrições abertas. Será realizado pela UEL e Sociedade Entomológica do Brasil, no período de 11 a 15 de agosto, no Parque de Exposições Ney Braga. Os interessados podem fazer as inscrições no endereço Siconbiol.

O tema da edição 2019 é "Controle biológico: da academia ao campo, rumo à sustentabilidade". A promoção é da Sociedade Entomológica do Brasil, com realização da UEL, Embrapa, e apoio da Sociedade Rural, Iapar e Convention Boreau. O professor José Roberto Postali Parra, da Esalq/USP, vai abrir a programação com palestra magna dia 11, às 19h30, no Recinto José Garcia Molina.

Oportunidade - Os participantes terão a oportunidade de trocar informações com os diversos profissionais que ministrarão palestras, além de profissionais que trabalham com agentes de controle biológico de pragas e doenças no Brasil e em outras partes do mundo.

Além de várias áreas temáticas, também serão apresentados os últimos avanços em controle biológico de pragas e doenças. São elas: empreendedorismo e comercialização no controle biológico, Biotecnologia e formulação de biopesticidas, controle biológico com predadores e parasitóides, controle biológico com entomopatógenos/microrganismos, controle biológico de doenças de plantas, interações do controle biológico e outras táticas de manejo integrado de pragas e doenças, transformação de agentes de controle biológico e microbianos, controle biológico de insetos de importância médico-veterinária, controle biológico de vetores de doenças humanas e gargalos do uso de produtos biológicos no campo.

Programação - A programação conta ainda com o Simpósio Neotropicial Entomoly, concurso organizado pela revista de mesmo nome, Programação científica, com apresentação de trabalhos e premiação, COBIQUIZ, um jogo de perguntas e respostas voltadas ao controle biológico de insetos pragas e doenças. Também está previsto concurso de Fotografia, nas categorias Microscopia (obtidas com o auxílio de microscópio de luz ou eletrônico) e Manual (câmera digital).

Confira a programação completa do Simpósio no endereço Sinconbiol.

O SICONBIOL conta com a participação dos professores do Departamento de Agronomia, Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves, vice-presidente da comissão organizadora, e Maria Isabel Balbi Peña, membro da comissão científica.

História - O Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL) foi criado há 26 anos por iniciativa de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tornou-se um expressivo evento científico com regularidade bienal. Desde a 1ª edição, em 1988, no Rio de Janeiro, o SICONBIOL se firmou como o mais importante fórum de discussão dos avanços no conhecimento científico sobre controle biológico, abrangendo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias apropriadas para o manejo de populações de insetos e ácaros, ervas daninhas e outras pragas de interesse para a agricultura e a Saúde Pública.

Mais informações pelo e-mail siconbiol2019@fbeventos.com