Londrina, Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019 -  Busca

27/06/2019

Simpósio de Controle Biológico: inscrições abertas

O 16º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL) está com inscrições abertas. Será realizado pela UEL e Sociedade Entomológica do Brasil, no período de 11 a 15 de agosto, no Parque de Exposições Ney Braga. Os interessados podem fazer as inscrições no endereço Siconbiol.

O tema da edição 2019 é "Controle biológico: da academia ao campo, rumo à sustentabilidade". A promoção é da Sociedade Entomológica do Brasil, com realização da UEL, Embrapa, e apoio da Sociedade Rural, Iapar e Convention Boreau. O professor José Roberto Postali Parra, da Esalq/USP, vai abrir a programação com palestra magna dia 11, às 19h30, no Recinto José Garcia Molina.

Oportunidade - Os participantes terão a oportunidade de trocar informações com os diversos profissionais que ministrarão palestras, além de profissionais que trabalham com agentes de controle biológico de pragas e doenças no Brasil e em outras partes do mundo.

Além de várias áreas temáticas, também serão apresentados os últimos avanços em controle biológico de pragas e doenças. São elas: empreendedorismo e comercialização no controle biológico, Biotecnologia e formulação de biopesticidas, controle biológico com predadores e parasitóides, controle biológico com entomopatógenos/microrganismos, controle biológico de doenças de plantas, interações do controle biológico e outras táticas de manejo integrado de pragas e doenças, transformação de agentes de controle biológico e microbianos, controle biológico de insetos de importância médico-veterinária, controle biológico de vetores de doenças humanas e gargalos do uso de produtos biológicos no campo.

Programação - A programação conta ainda com o Simpósio Neotropicial Entomoly, concurso organizado pela revista de mesmo nome, Programação científica, com apresentação de trabalhos e premiação, COBIQUIZ, um jogo de perguntas e respostas voltadas ao controle biológico de insetos pragas e doenças. Também está previsto concurso de Fotografia, nas categorias Microscopia (obtidas com o auxílio de microscópio de luz ou eletrônico) e Manual (câmera digital).

Confira a programação completa do Simpósio no endereço Sinconbiol.

O SICONBIOL conta com a participação dos professores do Departamento de Agronomia, Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves, vice-presidente da comissão organizadora, e Maria Isabel Balbi Peña, membro da comissão científica.

História - O Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL) foi criado há 26 anos por iniciativa de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tornou-se um expressivo evento científico com regularidade bienal. Desde a 1ª edição, em 1988, no Rio de Janeiro, o SICONBIOL se firmou como o mais importante fórum de discussão dos avanços no conhecimento científico sobre controle biológico, abrangendo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias apropriadas para o manejo de populações de insetos e ácaros, ervas daninhas e outras pragas de interesse para a agricultura e a Saúde Pública.

Mais informações pelo e-mail siconbiol2019@fbeventos.com

17h04 Coordenadora do NEAB faz um balanço dos 15 anos de cotas raciais na UEL
  16h58 Pesquisadora da Colômbia ministra hoje palestra de encerramento da 18ª SEDU
  17h51 Cursos da área de saúde atendem população de Londrina e Cambé