Londrina, Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2020 -  Busca

27/06/2019

Simpósio de Controle Biológico: inscrições abertas

O 16º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL) está com inscrições abertas. Será realizado pela UEL e Sociedade Entomológica do Brasil, no período de 11 a 15 de agosto, no Parque de Exposições Ney Braga. Os interessados podem fazer as inscrições no endereço Siconbiol.

O tema da edição 2019 é "Controle biológico: da academia ao campo, rumo à sustentabilidade". A promoção é da Sociedade Entomológica do Brasil, com realização da UEL, Embrapa, e apoio da Sociedade Rural, Iapar e Convention Boreau. O professor José Roberto Postali Parra, da Esalq/USP, vai abrir a programação com palestra magna dia 11, às 19h30, no Recinto José Garcia Molina.

Oportunidade - Os participantes terão a oportunidade de trocar informações com os diversos profissionais que ministrarão palestras, além de profissionais que trabalham com agentes de controle biológico de pragas e doenças no Brasil e em outras partes do mundo.

Além de várias áreas temáticas, também serão apresentados os últimos avanços em controle biológico de pragas e doenças. São elas: empreendedorismo e comercialização no controle biológico, Biotecnologia e formulação de biopesticidas, controle biológico com predadores e parasitóides, controle biológico com entomopatógenos/microrganismos, controle biológico de doenças de plantas, interações do controle biológico e outras táticas de manejo integrado de pragas e doenças, transformação de agentes de controle biológico e microbianos, controle biológico de insetos de importância médico-veterinária, controle biológico de vetores de doenças humanas e gargalos do uso de produtos biológicos no campo.

Programação - A programação conta ainda com o Simpósio Neotropicial Entomoly, concurso organizado pela revista de mesmo nome, Programação científica, com apresentação de trabalhos e premiação, COBIQUIZ, um jogo de perguntas e respostas voltadas ao controle biológico de insetos pragas e doenças. Também está previsto concurso de Fotografia, nas categorias Microscopia (obtidas com o auxílio de microscópio de luz ou eletrônico) e Manual (câmera digital).

Confira a programação completa do Simpósio no endereço Sinconbiol.

O SICONBIOL conta com a participação dos professores do Departamento de Agronomia, Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves, vice-presidente da comissão organizadora, e Maria Isabel Balbi Peña, membro da comissão científica.

História - O Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL) foi criado há 26 anos por iniciativa de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tornou-se um expressivo evento científico com regularidade bienal. Desde a 1ª edição, em 1988, no Rio de Janeiro, o SICONBIOL se firmou como o mais importante fórum de discussão dos avanços no conhecimento científico sobre controle biológico, abrangendo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias apropriadas para o manejo de populações de insetos e ácaros, ervas daninhas e outras pragas de interesse para a agricultura e a Saúde Pública.

Mais informações pelo e-mail siconbiol2019@fbeventos.com

17h26 Treinamento atualiza profissionais da saúde no manejo da dengue
  17h24 UEL aguarda definição sobre resultado oficial do SISU 2020
  14h58 Centros de Educação Infantil abrem inscrições para filhos de servidores
  12h34 Edital dos classificados na 3ª convocação do Vestibular é liberado
  08h59 Mais de 300 formandos colam grau em solenidades especiais, dias 28 e 29
  08h16 Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020 é lançado pelo CNPq
  15h46 Farmácia Escola retoma serviços e atende comunidades interna e externa
  11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  10h42 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h42 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil