Londrina, Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019 -  Busca

26/06/2019

Consoagro oferta uma gama de serviços e soluções em Agronomia

Além da oferta de inúmeros serviços ligados às áreas das ciências agrárias, a Empresa Júnior de Consultoria e Soluções em Agronomia, Consoagro, do curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), é espaço de aprendizagem e capacitação profissional para os alunos do curso. Tem como público-alvo clientes da zona rural e urbana, mas também presta serviços a importantes multinacionais de Londrina e região, entre elas Orion, Stoller e Monsanto.

São ofertados os serviços de consultoria agrícola em análise de solos, planejamento e implantação de culturas, paisagismo, controle de formigas, manejo integrado de pragas, floricultura, análise foliar e de solo, manejo integrado de doenças e pragas.

De acordo com a presidente da Consoagro, Giovana Montanari, inicialmente a atuação da Consoagro era mais voltada à participação em Feiras do setor, além do auxílio na organização da Semana Acadêmica de Agronomia e demais eventos. Segundo ela, a partir de 2017 o foco maior está voltado aos projetos, visando especialmente consultorias agronômicas.

No entanto, a principal forma de prospecção com o público rural ainda é por meio da participação em Feiras. É assim que a equipe da Consoagro tem contato com produtores, geralmente de pequeno a médio porte, de culturas variadas, como maracujá, soja e milho. Entre as Feiras do setor que a Consoagro já participou estão: ExpoTécnica, ExpoLondrina, Expo Japão, Superagro, organizada pela Agro100, e BelaSafra, da Belagrícola.

A iniciativa de atender inclusive moradores da região urbana surgiu porque a oferta de serviços para a zona rural é sazonal. Conforme informa a presidente da Consoagro, os clientes, moradores da cidade, demonstram interesse pelos serviços de controle de formigas, paisagismo e hortas verticais.

Meta - Ainda segundo a presidente, a meta para este ano é realizar 40 projetos, visando um lucro em torno de R$ 50 mil. O valor será investido na própria Consoagro, uma vez que a expectativa é alcançar notoriedade dentro do Movimento de Empresas Juniores no Paraná, que hoje conta com 63 empresas registradas.

Por outro lado, conforme reforça Giovana Montanari, o objetivo é aumentar a visibilidade dos projetos e serviços da empresa júnior. "Buscamos atingir um nível de maturidade dentro da empresa, tanto de processos quanto de um plano de negócios, que permita ajudar cada vez mais pessoas, seja dentro da empresa júnior, na própria sociedade, além de outras empresas juniores", explicou Montanari.

Vale ressaltar que os integrantes da Consoagro não são remunerados pelo trabalho realizado. Os recursos obtidos com os serviços prestados são investidos na capacitação dos integrantes da empresa júnior, também são revertidos em capital de giro, além de cobrir as despesas de participação em eventos, no caso de treinamentos técnicos.

Integrantes da Consoagro, alunos do curso de Agronomia

No ano passado a Consoagro promoveu um workshop de análise dos solos, e, junto com um professor do curso de Agronomia, ofertaram o curso de terraço. Em geral, são cursos com valor de inscrição simbólico, que apenas cobrem os gastos com material e outros gastos.

Seleção - A Consoagro é apresentada aos calouros na semana de recepção e o processo seletivo dura até um mês, sendo aberto a todos os estudantes. O público interessado no processo seletivo varia de acordo com o desempenho da empresa no ano anterior. "Conseguimos um número significativo de alunos do 2º e 4º anos, em função da percepção deles com relação ao desempenho a empresa em 2018", avalia Montanari. Segundo ela, a procura de estudantes do 1º ano também é grande, pois eles enxergam na empresa júnior uma forma de confirmar se realmente gostam das áreas de ciências agrárias.

O processo de seleção envolve várias atividades, desde dinâmicas de grupo até entrevistas individuais. Depois da seleção, os novos integrantes passam pelo processo trainee, que dura até cinco semanas, para depois serem efetivados. Atualmente a Consoagro é formada por 29 membros. O tempo de gestão é anual, de janeiro a dezembro. Todos os anos, a partir de outubro é dado início ao novo processo eleitoral para composição da nova gestão.

Aprendizagem - A Consoagro foi criada em 2008 devido a necessidade de mais espaços para colocar em prática os conteúdos teóricos que aprendem no curso. "Além da aprendizagem na prática disso, a gente tem um pouco da parte empresarial em todo o trabalho que a gente desenvolve dentro das empresas juniores", aponta Adrian Carlos de Souza Silva, diretor comercial da Consoagro. Para ele, sem dúvida, a experiência na empresa júnior só traz benefícios aos alunos, pois eles saem do curso mais preparados para o mercado de trabalho.

Serviços

Os interessados em contratar serviços da Consoagro podem entrar em contato pelas redes sociais Consoagro ou Consoagroej, pelo e-mail falecom@consoagro.com.br. Mais informações também pelo telefone (43) 99991-9290.

(Agência UEL, com Victória da Cruz, estagiária do curso de Jornalismo)

12h15 Evento discute 15 anos de cotas na UEL e marca Dia da Consciência Negra
  11h32 Londrina sedia evento internacional de gestão e economia
  11h32 Departamento de Arquitetura entrega pré-projeto do Edifício das Artes