Londrina, Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019 -  Busca

26/06/2019

UEL implanta turma de Curso Pré-vestibular na Penitenciária Estadual de Londrina

Começam no próximo mês de julho as aulas do Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) da UEL para 50 apenados da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) Il, que tem o objetivo de promover a ressocialização e abrir novas oportunidades para internos com segundo grau completo, enquadrados na chamada Unidade de Progressão e que se preparam para o Regime semiaberto. As atividades serão dadas de segunda-feira a quinta-feira, das 14 às 17 horas. Todo o conteúdo ficará a cargo de monitores do CEPV, estudantes de graduação da UEL, que recebem bolsas para desenvolver a atividade.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, professora Mara Solange Gomes Dellaroza, as aulas serão ministradas entre julho e novembro, totalizando 24 semanas e 288 horas/aula. Os apenados também participarão de simulados, testes e preparação de textos, utilizando o mesmo material dos alunos do Cursinho da UEL. O conteúdo abordará as 12 disciplinas do Ensino Médio, distribuídas em dois blocos - Português, Sociologia, Redação, Matemática, Física, Química, Filosofia, Artes, História, Biologia, Geografia e Espanhol.

"Entendemos que a iniciativa representa um apoio da UEL para a reinserção social. Teremos presos que sairão preparados para o mercado de trabalho, abrindo portas para essas pessoas. Esta é verdadeira função da Extensão Universitária", resumiu a pró-reitora. As aulas do CEPV serão custeadas com recursos do Conselho da Comunidade de Londrina, devidamente autorizadas pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Katsujo Nakadomari.

A solicitação à Universidade ocorreu em maio passado, por iniciativa do diretor da PEL II, Emerson das Chagas, a partir de uma experiência de aulas do cursinho da UEL em 2013, com bons resultados. "O melhor caminho para transformar uma pessoa se dá pela educação", afirma o diretor. Segundo ele, dos 1.240 apenados da PEL II, cerca de 500 participam de aulas por meio do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).

De acordo com o diretor, cada 12 horas/aula corresponde a um dia a menos de pena. Ele explica que, caso os apenados tenham êxito no Vestibular, a situação será encaminhada ao Juiz da Vara de Execuções, que pode autorizar a saída para as aulas na Universidade, com monitoramento. Atualmente cerca de 30 presos de Londrina estão matriculados no Ensino Superior, a maioria na UEL, sendo que grande parte deles cumpre pena no Centro de Reintegração Social (CRESLON).

17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  15h27 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população