Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca

19/06/2019

Ranking Internacional classifica UEL entre as 39 melhores da América Latina

A UEL é primeira Universidade Estadual do Paraná no ranking de reputação acadêmica da revista britânica Times Higher Education (THE) Latin America 2019, divulgado nesta terça-feira (18) e que classificou as 150 melhores Instituições de Ensino Superior de 12 países do continente. Em relação ao ano passado, a UEL subiu da 48ª para a 39ª posição, permanecendo como a segunda Universidade do Paraná melhor classificada.

No Brasil as Universidades melhores avaliadas foram a USP e a Unicamp, que ficaram na segunda e terceira colocação geral da América Latina, respectivamente. Pela primeira vez, o Brasil não liderou o ranking, que ficou com a PUC do Chile. A Universidade paranaense melhor avaliada é a UFPR, que ocupou o 26º lugar no ranking Latino Americano.

Para se ter uma dimensão do trabalho, os avaliadores examinaram 67,9 milhões de citações para 14,1 milhões de artigos de revistas, resenhas de artigos, anais de congressos, livros e capítulos de livros publicados ao longo de cinco anos. Os dados incluem mais de 25 mil periódicos acadêmicos indexados pelo banco de dados Scopus da Elsevier e todas as publicações indexadas entre 2013 e 2017. As citações a essas publicações feitas nos seis anos de 2013 a 2018 também foram coletadas.

Nível acadêmico - Para a diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento, professora Elisa Emi Tanaka Carloto, a melhoria da avaliação da UEL é reflexo do esforço da comunidade universitária na geração de conhecimento, formação de recursos humanos de alto nível acadêmico e no desenvolvimento de tecnologia.

Ela comentou também que nos últimos meses a Proplan tem trabalhado com agilidade na coleta de informações para transmissão aos órgãos avaliadores. "Apesar das dificuldades a Universidade demonstra eficiência. É significativo e compensador em um momento de crise econômica e de dificuldade por parte de todas as Instituições públicas", definiu a diretora.

O Latin America University Rankings utilizou 13 indicadores de desempenho para refletir as características das universidades. Os indicadores são agrupados em cinco áreas: Ensino (o ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e inserção na sociedade/mercado de trabalho, transferência de conhecimento.

A UEL conseguiu melhorar as notas nas cinco áreas, com destaque nas citações das pesquisas realizadas, que subiu de 30,7 para 40,2 entre 2018 e esse ano. Outro indicador que teve expansão significativa foi a integração com a sociedade, que evoluiu de 15,7 (em 2018) para 36,5 em 2019. Segundo a diretora de avaliação da Proplan, esse conceito representa um esforço que a administração da UEL tem focado, buscando levar a geração do conhecimento à sociedade, proporcionando novas oportunidades.

Colocação - No Brasil, as Universidades melhores avaliadas, além da USP e Unicamp, são as Federais, a PUC do Rio de Janeiro, a Unifesp e a Unesp. No Paraná, lideram o ranking a UFPR (26ª), UEL (39ª), UEM (entre 71/80ª posição), UEPG (81/91ª) e Unioeste (101ª).