Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
18/06/2019  

UEL recebe disputas de modalidades dos Jogos Paradesportivos do PR

Agência UEL

O Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), localizado no Campus Universitário, vai receber as disputas das modalidades de atletismo e tênis de mesa, dias 20 e 21, da 8ª edição do PARAJAPS, que será aberta oficialmente na quinta-feira (20), no Ginásio do Colégio Vicente Rijo, às 19 horas. As disputas iniciam um dia antes, dia 19. 

O PARAJAPS é um evento de rendimento com a participação de diversos paratletas medalhistas em Sul-Americanos, Pan-Americanos e Paralimpíadas. A competição terá número recorde de cidades, 50, sete a mais do que na última edição, e o número confirmado de 1.132 atletas, somando mais de 1.700 participantes, entre organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas serão encerradas domingo, dia 23, em 14 praças esportivas.

A maior delegação será a de Cascavel, com 237 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Curitiba vem em seguida com 217 participantes e logo atrás está Maringá com um total de 189 pessoas. A capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições da competição desde que foi criada em 2012.

Neste ano serão 17 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal - deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, Handebol - deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

A modalidade de rugby em cadeira de rodas já foi realizada no último fim de semana na capital. A equipe de Curitiba garantiu o título de forma invicta ao vencer os dois confrontos por 30 a 16 e 38 a 20. Colombo ficou com na segunda posição enquanto Campo Largo encerrou em terceiro lugar.

A equipe organizadora da Esporte Paraná está desde o último sábado (15.06) em Londrina acertando todos os detalhes para que tudo ocorra bem. Pensando no conforto dos atletas e buscando evoluir em todos os aspectos, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior determinou que todos os atletas ficassem hospedados em hotéis. Essa era uma preocupação que todos os envolvidos na realização dos PARAJAPS sempre tinham e que agora foi finalmente solucionada.

"Receberemos aproximadamente 2 mil pessoas entre atletas, dirigentes, comissão executiva estadual e comissão executiva municipal e depois de um hiato de dois anos teremos hotel para todos os participantes e isso é motivo para comemorarmos", destaca o supervisor de esporte e rendimento da Esporte Paraná, Emerson Venturini "Milico".

A abertura do evento multiesportivo contará com a presença do governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do diretor-presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, que comenta o crescimento do paradesporto no Estado. "O Governo do Estado tem a preocupação com o fomento do esporte paralímpico não apenas pelo seu crescimento competitivo, que tem hoje no Paraná uma referência nacional, mas principalmente no que se refere à criação de um cenário que permita mais qualidade de vida e a possibilidade de uma carreira vitoriosa para a pessoa com deficiência".

As três primeiras edições foram realizadas em Londrina. Na sequência Curitiba sediou o evento por dois anos consecutivos e em 2017, Maringá recebeu a disputa. Agora Londrina sedia pelo segundo ano consecutivo a competição. Os PARAJAPS são direcionados exclusivamente para pessoas com algum tipo de deficiência, organizados e executados pelo Governo do Estado, por meio da Esporte Paraná.

Confira o cronograma de competições no endereço PARAJAPS.

(Com informações da Secretaria do Esporte e do Tursimo)


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br