Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

17/06/2019

Estudantes participam de aula prática em canteiro de hortaliças

Alunos fazem colheita de hortaliças em área de aproximadamente 500 metros quadrados

Os 80 estudantes do 1º ano do curso de Agronomia realizaram nesta segunda-feira (17) a etapa prática da disciplina Introdução ao Exercício Profissional, que consistiu na colheita e medição de hortaliças cultivadas em uma área de aproximadamente 500 metros quadrados, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL. A disciplina reforça conceitos de áreas correlatas à Agronomia como Física, Química e Biologia, além de apresentar os princípios da profissão.

Segundo o professor José Roberto Pinto de Souza, do Departamento de Agronomia, os alunos foram divididos em grupos e desafiados a realizarem o cultivo da forma que melhor compreenderam. Foram cultivadas 80 cabeças de alface, chicória e manjericão divididas em 16 parcelas de terreno. "Nossa proposta foi oferecer uma noção prática, aproximando o estudante da realidade", definiu José Roberto. Também participaram da disciplina os professores Vagner do Nascimento e Lígia Dalla Corte, ambos do Departamento de Agronomia.

Além de coletar as verduras os estudantes fizeram as medições. Os dados deverão constar de um seminário que será apresentado a partir da próxima semana, em que serão examinados o conteúdo teórico, a atividade em grupo e a qualidade da apresentação. Segundo os professores, a aula prática é importante para apresentar aos estudantes a realidade da produção, considerando que muitos alunos são provenientes da cidade, tendo pouco contato com a terra e os desafios para a produção comercial.

Atividade envolveu a medição das hortaliças

O estudante Luiz Felipe Barreto, 17 anos, afirmou que a experiência deixou claro que a agricultura é dependente de fatores externos como sol e água em excesso, temperatura e ataque de pragas. "Não é possível prever tudo, o agricultor sempre precisa contar com o inesperado", definiu.

O grupo de amigos Artur Bassani, Allan Korita, Daniel Rodigues e João Alfredo foi responsável pelo cultivo de chicória, optando por não utilizar nenhum tipo de produto químico. Para controlar pragas e doenças os estudantes optaram por realizar cobertura com pó de serra, obtendo um resultado que consideraram bom. Eles afirmaram que o experimento demonstrou as dificuldades vivenciadas pelo produtor para controle de doenças e de fatores externos. Para eles o bom desempenho se deu pela qualidade do solo, em boas condições, que não exigiu preparo pré-plantio.