Londrina, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 -  Busca

14/06/2019

CAPES divulga editais e seleciona 65 projetos para França e Alemanha

Em continuidade à política de internacionalização da educação superior brasileira, a CAPES publicou, na última terça-feira (11), três novos editais de cooperação com instituições estrangeiras. As iniciativas preveem a concessão de bolsas de apoio a projetos realizados em conjunto com entidades alemãs, por meio do programa Probral e francesas, por intermédio do Brafitec e do Cofecub.

Ao todo, serão concedidas bolsas a até 65 projetos por meio desses três programas, sendo 25 para os aprovados no edital do Probral, 25 no do Cofecub, e as outras 15 no processo seletivo do Brafitec. "A avaliação que temos feito dessas ações é extremamente positiva. Temos acolhido propostas de excelente qualidade nessas cooperações Brasil-França e Brasil-Alemanha, e temos certeza de que este ano não vai ser diferente. A nossa comunidade vai apresentar projetos de altíssimo nível para melhorarmos, cada vez mais, a qualidade da educação superior brasileira", ressaltou Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais da Coordenação.

Confira abaixo as principais informações sobre os editais abertos pela CAPES.

Probral - Resultado de uma parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Programa Probral tem como objetivo fomentar a pesquisa por meio de intercâmbio científico e mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa brasileiras - tanto públicas quanto privadas sem fins lucrativos - e entidades similares sediadas na Alemanha.

O recurso anual destinado pela CAPES ao programa é de R$ 10,7 milhões, sendo que cada projeto aprovado poderá ser apoiado com um valor máximo de R$ 430,9 mil por ano. A ação concede bolsas para doutorado-sanduíche (com duração que vai de 6 a 12 meses), pós-doutorado e professores visitantes júnior e sênior (nestes casos, entre 3 e 12 meses). Os interessados têm até dia 26 de julho para realizar a inscrição - Probral.

Cofecub - Mais antigo acordo de cooperação acadêmica da CAPES, com 40 anos de existência, o Cofecub seleciona projetos conjuntos de pesquisa feitos por Instituições de Ensino Superior ou Institutos e Centros de Pesquisa brasileiros e entidades similares sediadas na França.

Além do custeio, o programa financia missões de trabalho e estudo. As missões de estudo são para doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral. As propostas aprovadas serão apoiadas com recursos no valor anual de R$ 6,9 milhões. Estudantes de todas as áreas do conhecimento podem participar. O prazo para inscrição vai até dia 25 de julho - Cofecub

Brafitec - O programa seleciona projetos de parcerias universitárias de graduação entre o Brasil e a França na área de Engenharia. A iniciativa incentiva a formação de recursos humanos e pesquisa por meio da mobilidade acadêmica e do intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) com bolsas e aporte financeiro.

Para participar do processo seletivo, é necessário seguir os critérios do edital, como ter vínculo empregatício permanente com Instituições de Ensino Superior brasileiras, ser docente de programa de pós-graduação com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal 2017 e ser detentor do título de doutor há pelo menos quatro anos. Os aprovados serão financiados com recursos no valor anual de R$ 14,8 milhões, para os três primeiros anos de projeto, e R$ 712,8 mil, para o último ano de vigência. As inscrições devem ser feitas até dia 16 de setembro - Brafitec.

(Com informações da CCS/CAPES - Brasília).

09h32 Servidores fortalecem campanha de arrecadação de brinquedos neste natal
  09h28 UEL aplica provas do Vestibular Indígena para 266 candidatos
  15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais
  14h41 Professora da Universidade de Évora debate inclusão na Educação Infantil