Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 18 de Julho de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/06/2019  

Museu Histórico de Londrina é espaço de guarda e preservação da história e memória

Agência UEL

Mais de 33 mil visitantes em 2018

Os números do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, órgão suplementar da UEL - vinculado ao Departamento de História - impressionam e colocam o setor como principal espaço de preservação da memória e história de Londrina. Só em 2018 foram mais de 33 mil visitantes, entre escolas e grupos agendados, além de visitantes individuais. A entrada é gratuita.  

O espaço, que preserva a história e a memória do município, abriga 8.250 peças. Portanto, é referência no estado no que diz respeito à guarda de objetos e itens históricos, preservando parte da trajetória da cidade. Tem como objetivo desenvolver atividades de resgate, preservação e divulgação histórico e cultural de Londrina e região. Além de oferecer exposições permanentes, também traz importantes exposições para a cidade. É o caso da Múltiplo Leminski, que traz parte da produção do conhecido escritor e poeta curitibano Paulo Leminski.

Aberta ao público em março deste ano, mesmo ano em que o artista e poeta paranaense Paulo Leminski completaria 75 anos, a Múltiplo Leminski já recebeu cerca de quatro mil visitantes. Segundo a diretora do Museu Histórico, professora Edmeia Ribeiro, a exposição conseguiu atender às expectativas e levar as pessoas ao Museu.

Exposição fica aberta até 30 de junho e já recebeu mais de quatro mil visitantes

"Sempre tivemos um público grande, mas com a exposição de Paulo Leminski várias outras pessoas que não tinham o hábito de vir ao museu acabaram vindo. Muitas escolas que sempre fazem o agendamento para visitarem a exposição de longa duração, vieram também em função da exposição de Leminski. As faculdades e universidades de Londrina e região também estiveram presentes, ou seja, a exposição atingiu a região como um todo", avalia a diretora.

O Museu recebe estagiários de diversos cursos da UEL e de outras universidades da região, como alunos dos cursos de História, Pedagogia, Design de Moda, Turismo, Design Gráfico, Arquitetura, Biblioteconomia, Arquivologia e outros. Desse modo, ele funciona, também, como espaço de aprendizagem e também espaço que serve para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. 

Hoje, entre os demais projetos desenvolvidos no Museu está o projeto Contação de Histórias do Norte do Paraná: memória e educação patrimonial, ligado ao curso de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas. Também são ministradas no prédio as disciplinas Museu I e Museu II. Elas foram introduzidas na nova grade curricular do curso.

História - Inaugurado em 18 de setembro de 1970, o Museu Histórico de Londrina era localizado na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, no porão do Colégio Hugo Simas. Em 1974, o Museu passou a ser um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina. O Museu ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina desde 10 de dezembro de 1986. No prédio atual, o Museu abriga dois espaços de exposições, localizados no primeiro andar. Um dos espaços acomoda a exposição de longa duração - também chamada de permanente - e o outro para exposições temporárias.

Plataforma Pergamum

O Museu Histórico ainda faz parte da plataforma Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas - que abriu uma plataforma para abranger o arquivo de museus. As imagens arquivadas no Museu Histórico serão digitalizadas. Pela Pergamum é possível acessar os arquivos por meio de pesquisa na internet, democratizando o acesso aos documentos históricos.

Exposição de Longa Duração

A exposição de longa duração reconta a história da formação da cidade londrinense como é conhecida hoje. São expostos objetos que contam a história a partir do recorte em três momentos: a chegada da Companhia de Terras, num primeiro período de derrubada da floresta nativa; a urbanização, os migrantes que chegaram na região e a diversidade de ofícios para a formação da cidade; desenvolvimento do trabalho, instituições e vida cultural durante os anos 1970.

ASAM - Vale ressaltar que o Museu conta com apoio da Associação dos Amigos do Museu (ASAM), formada por pioneiros e seus descendentes, amigos e voluntários que prestam um importante serviço ao setor, especialmente no apoio a eventos e demais atividades culturais que são realizados no local.

Serviço

Horário de funcionamento do Museu Histórico de Londrina (entrada gratuita)

Terça-feira a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados: 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. E domingos: 13h30 às 17 horas. O Museu Histórico fica na Rua Benjamin Constant, 900 (Centro). O agendamento de visitas para grupos, escolares ou não, é realizado pelo telefone (43) 3323 - 0082.

(Com informações do Museu Histórico de Londrina).


rodapé da notícia

  10h02 Água de Moringa é atração do Festival Internacional de Música
  17h02 Servidores da UEL retomam atividades administrativas nesta quinta-feira (18)
  16h18 Museu de Ciência e Tecnologia/UEL reserva espaço para a ciência "show" e interativa
  15h55 CNPq lança chamada de bolsas no país e exterior para apoiar pesquisas
  15h54 Pesquisa aponta evasão populacional em 150 distritos do Paraná
  17h51 Programas de IC e Iniciação Tecnológica somam 475 bolsas
  16h08 Professores do curso de Odontologia lançam livro sobre saúde bucal no PR
  15h37 Curso incentiva diálogo sobre educação sexual na educação básica
  15h35 Festival de Dança de Londrina abre inscrições para espetáculos
  14h28 Seis trabalhos da UEL são ganhadores do 4º Prêmio Inova Saúde Paraná
  14h54 Espetáculo Morte Vida e Severina volta aos palcos do Cine Teatro Ouro Verde
  14h17 Aberto prazo para pedidos de isenção da taxa do Vestibular via análise socioeconômica
  09h41 Especialização Deep Learning, Big Data e IoT está com inscrições abertas
  09h06 Semana de Farmacologia tem programação voltada para alunos e profissionais
  17h38 OSUEL comemora 35 anos com concerto no FIML, sábado (13), no Ouro Verde
  16h14 Planetário de Londrina divulga calendário especial de férias escolares
  15h21 Inscrições da especialização em Direito de Família e Sucessões terminam dia 17
  14h47 Último dia de renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  14h32 Concurso Falling Walls Lab abre inscrições para jovens inovadores
  14h45 Abertas inscrições do Prêmio Péter Murányi
D
DESTAQUES ::.

Especialistas da UEL desatam os nós da Reforma da Pr

Pesquisa conclui maior vulnerabilidade das aves do P

Pesquisa compara sistemas de cultivo do tomate

Jornal Notícia - 1.396
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br