Londrina, Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019 -  Busca

13/06/2019

Museu Histórico de Londrina é espaço de guarda e preservação da história e memória

Mais de 33 mil visitantes em 2018

Os números do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, órgão suplementar da UEL - vinculado ao Departamento de História - impressionam e colocam o setor como principal espaço de preservação da memória e história de Londrina. Só em 2018 foram mais de 33 mil visitantes, entre escolas e grupos agendados, além de visitantes individuais. A entrada é gratuita.

O espaço, que preserva a história e a memória do município, abriga 8.250 peças. Portanto, é referência no estado no que diz respeito à guarda de objetos e itens históricos, preservando parte da trajetória da cidade. Tem como objetivo desenvolver atividades de resgate, preservação e divulgação histórico e cultural de Londrina e região. Além de oferecer exposições permanentes, também traz importantes exposições para a cidade. É o caso da Múltiplo Leminski, que traz parte da produção do conhecido escritor e poeta curitibano Paulo Leminski.

Aberta ao público em março deste ano, mesmo ano em que o artista e poeta paranaense Paulo Leminski completaria 75 anos, a Múltiplo Leminski já recebeu cerca de quatro mil visitantes. Segundo a diretora do Museu Histórico, professora Edmeia Ribeiro, a exposição conseguiu atender às expectativas e levar as pessoas ao Museu.

Exposição fica aberta até 30 de junho e já recebeu mais de quatro mil visitantes

"Sempre tivemos um público grande, mas com a exposição de Paulo Leminski várias outras pessoas que não tinham o hábito de vir ao museu acabaram vindo. Muitas escolas que sempre fazem o agendamento para visitarem a exposição de longa duração, vieram também em função da exposição de Leminski. As faculdades e universidades de Londrina e região também estiveram presentes, ou seja, a exposição atingiu a região como um todo", avalia a diretora.

O Museu recebe estagiários de diversos cursos da UEL e de outras universidades da região, como alunos dos cursos de História, Pedagogia, Design de Moda, Turismo, Design Gráfico, Arquitetura, Biblioteconomia, Arquivologia e outros. Desse modo, ele funciona, também, como espaço de aprendizagem e também espaço que serve para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Hoje, entre os demais projetos desenvolvidos no Museu está o projeto Contação de Histórias do Norte do Paraná: memória e educação patrimonial, ligado ao curso de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas. Também são ministradas no prédio as disciplinas Museu I e Museu II. Elas foram introduzidas na nova grade curricular do curso.

História - Inaugurado em 18 de setembro de 1970, o Museu Histórico de Londrina era localizado na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, no porão do Colégio Hugo Simas. Em 1974, o Museu passou a ser um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina. O Museu ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina desde 10 de dezembro de 1986. No prédio atual, o Museu abriga dois espaços de exposições, localizados no primeiro andar. Um dos espaços acomoda a exposição de longa duração - também chamada de permanente - e o outro para exposições temporárias.

Plataforma Pergamum

O Museu Histórico ainda faz parte da plataforma Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas - que abriu uma plataforma para abranger o arquivo de museus. As imagens arquivadas no Museu Histórico serão digitalizadas. Pela Pergamum é possível acessar os arquivos por meio de pesquisa na internet, democratizando o acesso aos documentos históricos.

Exposição de Longa Duração

A exposição de longa duração reconta a história da formação da cidade londrinense como é conhecida hoje. São expostos objetos que contam a história a partir do recorte em três momentos: a chegada da Companhia de Terras, num primeiro período de derrubada da floresta nativa; a urbanização, os migrantes que chegaram na região e a diversidade de ofícios para a formação da cidade; desenvolvimento do trabalho, instituições e vida cultural durante os anos 1970.

ASAM - Vale ressaltar que o Museu conta com apoio da Associação dos Amigos do Museu (ASAM), formada por pioneiros e seus descendentes, amigos e voluntários que prestam um importante serviço ao setor, especialmente no apoio a eventos e demais atividades culturais que são realizados no local.

Horário de funcionamento do Museu Histórico de Londrina (entrada gratuita)

Terça-feira a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados: 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. E domingos: 13h30 às 17 horas. O Museu Histórico fica na Rua Benjamin Constant, 900 (Centro). O agendamento de visitas para grupos, escolares ou não, é realizado pelo telefone (43) 3323 - 0082.

(Com informações do Museu Histórico de Londrina).

17h04 Coordenadora do NEAB faz um balanço dos 15 anos de cotas raciais na UEL
  16h58 Pesquisadora da Colômbia ministra hoje palestra de encerramento da 18ª SEDU
  17h51 Cursos da área de saúde atendem população de Londrina e Cambé
  17h01 Aulas de lightpainting reforçam ensino de fotografia no curso de Jornalismo