Londrina, Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020 -  Busca

12/06/2019

Palestra difunde nanotecnologia e magnetismo aliados ao tratamento de câncer

Será realizada nesta quinta-feira (13), às 19h15, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), a palestra Nanotecnologia e Magnetismo: os novos aliados no tratamento do câncer, ministrada pelo professor Bruno Luiz Santana Vicentin. O evento faz parte de uma série de seminários, organizados pelo Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE).

A palestra, aberta ao público, é organizada pelo professor Marcelo Alves de Carvalho, do Departamento de Física, do CCE, também coordenador do Colegiado do curso de Física. A iniciativa faz parte de um conjunto de disciplinas do curso conhecidas como Seminários.

De acordo com o professor Marcelo, a palestra será um momento oportuno de conhecer como a Física pode auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico e tratamento do câncer. Segundo ele, as palestras são promovidas todos os meses, com temas variados, como os avanços da Física em diversas áreas e linhas de pesquisa, as inovações tecnológicas e suas aplicações para o bem-estar da sociedade e outros.

O palestrante, Bruno Vicentim, tem doutorado em Física, com pesquisas desenvolvidas no Institut für Technische Chemie und Makromolekulare Chemie (ITMC), RWTH Aachen, Alemanha. Também tem experiência nas áreas de Emaranhamento Quântico, Ressonância Magnética Nuclear de baixo campo e Ressonância de Spin Eletrônico. Hoje, ele é professor temporário do Departamento de Física.

Alternativas - Bruno diz que o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Nas últimas décadas, diversas alternativas de tratamento surgiram, aumentando inclusive a sobrevida do paciente, ao mesmo tempo em que proporcionam melhor qualidade de vida durante o tratamento.

Mais informações pelo e-mail carvalhofisico@gmail.com.

00h48 Boletins Epidemiológicos sobre a COVID19
  20h09 UEL discute Centro de Inteligência Artificial em Agro com representantes da sociedade civil
  20h18 Projeto Techninas está com inscrições abertas para monitoras
  13h58 26/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)