Londrina, Domingo, 24 de Maio de 2020 -  Busca

07/06/2019

Prestadores de serviços de saúde buscam maior aproximação com Universidade

Vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, recebeu representantes do CISMEPAR

Representantes dos prestadores de serviços de saúde de Londrina e região pretendem uma aproximação com a UEL visando aproveitar o potencial dos projetos acadêmicos para ações que possam melhorar o atendimento de pacientes nos municípios. Esse foi o teor de um encontro realizado nesta sexta-feira (7) entre o vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, com Representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR), dos Hospitais da Zona Norte e da Zona Sul de Londrina e da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

O Cismepar representa a união de 21 municípios do norte do Paraná, organizados para realizar serviços essenciais de média complexidade. Segundo a diretora executiva do Consórcio, Sílvia Karla Vieira Andrade, a chamada regionalização da saúde depende de ações coletivas envolvendo várias áreas, entre elas, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Ela explicou que as pequenas cidades apresentam demandas que podem ser sanadas a partir da aplicação do conhecimento e das pesquisas. Um exemplo é o aproveitamento do profissional de Serviço Social no atendimento a pacientes e familiares, uma atuação importante que pode trazer benefícios significativos. ?Olhamos a Universidade com todos os seus Centros de Ensino e tudo o que pode ser aproveitado?, definiu.

O vice-reitor explicou que a aproximação com a sociedade civil representa um dos pilares da administração, que vem buscando maior participação da UEL no atendimento das demandas sociais, econômicas e outras. Ele afirmou que uma possibilidade é o aproveitamento de estudantes dos mais de 50 cursos de graduação atuando em projetos acadêmicos. O Cismepar deverá apresentar em breve um documento formalizando as demandas que poderão originar projetos de ensino, pesquisa e extensão, tendo como foco a população da região.

Participaram da reunião o diretor do Hospital da Zona Norte, Geraldo Junior Guilherme; o diretor do Hospital da Zona Sul, Reilly Aranda Lopes; a representante da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Josilaine Porfírio da Silva, além da diretora do Cismepar.

12h03 Ato Executivo da Reitoria da UEL prorroga suspensão de atividades presenciais até 5 de julho
  17h10 Gestão contábil é tema de live direcionada para estudantes e profissionais
  14h55 22/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h59 Alunos do curso de Música fazem campanha de ajuda a músicos de Londrina