Londrina, Domingo, 24 de Maio de 2020 -  Busca

06/06/2019

Projeto da UEL traz debate filosófico e apresentação musical

(FOTO: Divulgação/Carlos Pires)

Em tempos marcados por discursos extremos e polarizados, o projeto interdisciplinar (des) leitura (filosofia, ciência e arte) realiza mais uma edição de "O Ponto da Questão", iniciativa que promove debates filosóficos e culturais fora do âmbito acadêmico, nesta sexta-feira, às 18 horas, no Bar Valentino. O palestrante da noite será o professor de interpretação teatral Aguinaldo Moreira, que irá falar sobre o tema "O corpo: nova velha cruzada"; em seguida, haverá a apresentação da banda Caburé Canela. A entrada custa R$ 10,00. A próxima edição do evento será no dia 12 de julho.

De acordo com o idealizador do projeto, o professor Marcos Nalli, do Departamento de Filosofia, do CCH, a ideia é tornar mais acessível - e de uma forma menos formal - algumas pesquisas acadêmicas e fomentar o debate e a reflexão. Inspirado no tradicional programa "Café Filosófico", da TV Cultura, a intenção é que a proposta do "boteco filosófico" também passe a fazer parte da cultura londrinense. "Tivemos uma 'edição-piloto' e o retorno do público presente foi muito bom", comenta Nalli, que coordena grupo de estudos sobre a obra do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984).

Natural de Campinas (SP), o professor Fábio Furlanete, do Departamento de Música, do CECA, que também integra projeto, conta que quando estudava na Unicamp também havia uma iniciativa parecida: "A cidade tinha um orgulho imenso dessa proposta e espero que Londrina abrace essa ideia também".

Sobre a palestra desta edição, o professor Aguinaldo Moreira, do Departamento de Artes Cênicas, do CECA, comenta que irá abordar "o corpo como mito-poesia, morada do sujeito, espaço de reinvenção da vida pela potência artística", além de pontuar sobre o ataque à figura corporal como ataque à liberdade.

Música - A banda Cabaré Canela será a atração da noite e mostra repertório autoral que passa pelo baião, samba, bossa nova, rock, blues, afro-beat, samba de angola e rumba. Formada em 2013, a banda lançou seu primeiro CD - Cabra cega - em 2018, marcando presença com notas dissonantes que misturam temas dançantes e traz letras de músicas que abordam de forma poética e provocante questões políticas, filosóficas e existenciais. O grupo é formado por Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, guitarra e violão), Maria Carolina Thomé (percussão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Pedro José (voz e guitarra).

(Com informações e FOTO da Assessoria do Evento).

12h03 Ato Executivo da Reitoria da UEL prorroga suspensão de atividades presenciais até 5 de julho
  17h10 Gestão contábil é tema de live direcionada para estudantes e profissionais
  14h55 22/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h59 Alunos do curso de Música fazem campanha de ajuda a músicos de Londrina