Londrina, Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 -  Busca

06/06/2019

Ex-alunas conquistam mercado internacional no setor de figurinos

Luana Felipe e Letícia Arakaki estiveram na UEL e foram recebidas pelos professores do curso de Design de Moda

As ex-alunas Luana Felipe e Letícia Arakaki, do curso de Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), contabilizam inúmeros trabalhos na área de elaboração e produção de figurinos em filmes e séries. O último trabalho delas foi na produção da série irlandesa, Vikings.

As jovens de 34 anos, que estiveram na UEL recentemente, concluíram o curso em 2008. Luana Felipe é de Indiana (SP). Ela veio para Londrina com o desejo de trabalhar com moda, por isso a opção pelo curso de Designa de Moda. No último ano da faculdade teve a primeira experiência profissional no Rio de Janeiro, um estágio de seis meses na produção do filme O Inventor de Sonhos.

Depois da experiência, Luana voltou para finalizar a graduação. Em seguida, ao retornar para o Rio de Janeiro, ela conseguiu outros trabalhos na TV Globo, em produções como a novela Amor a Vida, o filme Nosso Lar e a série A Cura.

Figurino do protagonista da série irlandesa (FOTO: Divulgação)

Já Letícia Arakaki é de Campo Grande (MS), e diferente de Luana, nem sempre viu a moda como profissão. Começou a cursar Direito e no meio do segundo ano desistiu, assim, mudou-se para Londrina para fazer o curso de Design de Moda. O ramo de figurinos não era bem o que Letícia queria. Gostava mesmo da área de negócios da moda e até chegou a trabalhar no setor.

Começou como estilista em uma pequena empresa em Balneário Camburiú-SC, para onde havia se mudado. De passagem no Rio de Janeiro, entrou como estagiária na produção do filme Xuxa em O Mistério de Feiurinha, seu primeiro contato com área de figurinos.

Letícia participou de trabalhos como a série irlandesa Into The Badlands, o filme The Man Who Invented Christmas, além de comerciais, produção do Porta dos Fundos e o filme dirigido por Orlando Senna, Longe do Paraíso. Ela conta que esse último é um dos mais significativos por ter tido o privilégio de conhecer um dos maiores diretores do Brasil, que é um dos fundadores da Escola de Cinema de Cuba.

"O figurino sempre me puxava, mas eu não queria aceitar por ser uma profissão mais instável e pelo fato de estar sempre longe da família", destaca. Por outro lado, ela afirma que a oportunidade de viajar para lugares legais e estar na presença de pessoas interessantes e criativas, é única.

Carreira internacional - O primeiro trabalho internacional delas foi o festival Saint Patrick's Day, a maior festa da Irlanda, que celebra o padroeiro do país. Letícia e Luana, que foram fazer intercâmbio na capital Dublin, trabalharam juntas após o contato com uma figurinista do país. O interessante é que Letícia foi apenas para ser a intérprete de Luana na entrevista, já que a amiga não falava inglês, e acabou saindo empregada também.

Quando Letícia voltou para o Brasil trabalhou novamente na indústria da Moda. Luana continuou na Irlanda, fez outra edição do Saint Patrick's Day. Depois ela foi convidada a integrar a produção do seriado Vikings. Ela foi figurinista da série durante as seis temporadas, com término em dezembro de 2018.

Vikings: Roupas confeccionadas em couro predominam (FOTO: Divulgação)

Vikings - Chamam atenção os figurinos de época que são usados na série. É ainda mais interessante pensar que uma única armadura, feita manualmente, levava cerca de um mês para ser confeccionada. O problema era que as ex-alunas nem sempre tinham esse tempo à disposição. Luana Felipe entrou no início da série e pôde dar várias dicas para Letícia, que entrou na quinta temporada. Elas trabalhavam na mesma função, isto é, diretamente na produção das roupas dos atores, a maioria feita de couro, sendo que algumas exigiam armadura.

Luana afirma que tem o lado bom e o lado ruim de ver o trabalho finalizado, pois é gratificante conquistar o reconhecimento de profissionais importantes da área. O ponto negativo, segundo ela, é olhar as roupas prontas e pensar que alguns detalhes poderiam ser melhores. "É um trabalho que se está sempre em busca de perfeição, nunca é acabado para o artista", destaca. As duas contam que só assistiram ao seriado Vikings depois de algum tempo, já que sabiam com antecedência os acontecimentos da história, pois tinham acesso ao roteiro.

As ex-alunas ressaltam que a chance de atuar em uma série internacional foi única, que sem dúvida abriu várias portas para outros trabalhos na área. "Ter feito Viking foi um diferencial, assim como fazer figurinos para a televisão. As pessoas da área nos tratam de forma diferente, porque foi uma produção de muita visibilidade em muitos lugares", acrescenta.

Projetos - Luana e Letícia darão um workshop sobre armaduras na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e, atualmente, trabalham na elaboração de um curso online sobre figurinos e armaduras. Luana Felipe vai trabalhar na abertura dos Jogos Olímpicos de Nápoles (Itália), no Departamento de Arte e Cenografia, como gerente de objetos e adereços.

16h17 Simpósio de Assistência Integral ao Idoso debate envelhecimento ativo
  21h13 Cortes de bolsas de pesquisa nacionais deverão chegar aos 25%
  15h03 Projeto Quizomba Itinerante valoriza manifestações artísticas de tradição oral
  11h56 NEAD abre processo seletivo para contratação de revisor textual