Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

03/06/2019

Cops apresenta identidade visual do Vestibular 2020 UEL

Camila Tsuruda, Thaís Werner e Julio Cezar Francisco são os responsáveis pelo planejamento e elaboração do mais novo layout do Vestibular

A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL definiu nesta segunda-feira (3) a identidade visual do Vestibular 2020, que será realizado nos meses de outubro (1ª fase) e dezembro (2ª fase). O trabalho vencedor foi escolhido a partir da produção de sete equipes de estudantes do 3º ano do curso de Design Gráfico. A escolha foi feita por estudantes e professores do curso e por representantes das Pró-reitorias, Cops e da Coordenadoria de Comunicação Social (COM).

O trabalho vencedor foi elaborado pelos acadêmicos Camila Tsuruda, Thaís Werner e Julio Cezar Francisco, a partir de um questionário respondido por 425 estudantes de Ensino Médio. A pesquisa foi colocada na plataforma Google Forms, aberta aos interessados em participar do levantamento espontaneamente. O questionário trazia 11 questões sobre a Universidade e o Vestibular.

Segundo a equipe vencedora, os estudantes pesquisados forneceram informações e opiniões que revelaram que a UEL representa diversidade de opiniões, estilos e pessoas, enquanto o Vestibular é uma conquista fundamental para o jovem. A partir destes dados eles desenvolveram um estudo de cores e formas. A arte sugere uma lâmpada ao centro representando o estudante. As cores demonstram o conhecimento e a Universidade, além de elementos que remetem ao Campus Universitário.

A identidade visual eleita vai estampar o cartaz do Vestibular 2020, o folder, além da capa da revista Diálogos Pedagógicos, catálogo e mídias sociais que divulgarão o concurso.

Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, todas as artes propostas pelos acadêmicos foram fiéis ao ensaio apresentado inicialmente. A ideia era destacar que o Vestibular é um caminho que se abre aos estudantes e que a Universidade integra o ensino, a pesquisa e a extensão. A previsão é que o material de divulgação esteja concluído para Feira das Profissões, que será realizada no próximo dia 25 de junho, no Campus Universitário, e que já registra mais de 140 escolas agendadas.

Retorno - Os estudantes e professores do curso de Design Gráfico deverão receber recursos da ordem de R$ 8 mil, como contrapartida aos projetos de identidade visual do Vestibular, que serão destinados para a compra de equipamentos. As provas da 1ª e 2ª fases do Vestibular 2020 estão agendadas para 20 de outubro (1ª fase) e 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase). As inscrições custam R$ 153,00 e serão realizadas de 5 de agosto a 6 de setembro.