Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca

31/05/2019

Projeto do CCS recebe financiamento da Fundação Bill Gates

Professoras Zuleica Naomi Tano e Eliana Carolina Vespero, do CCS

As professoras docentes Eliana Carolina Vespero, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, e Zuleica Naomi Tano, do Departamento de Clínica Médica, tiveram o projeto "Monitoramento da resistência aos antimicrobianos em uropatógenos da comunidade e sua relação com determinantes de resistência isolados em bactérias de origem animal" financiado, no valor de 100 mil dólares, pela Fundação Bill e Melinda Gates, com a parceria do Ministério da Saúde do Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

O tema escolhido teve inicio com o doutorado da professora Zuleica, em desenvolvimento desde maio de 2016, com a coorientação da professora Eliana. Em maio de 2018, as docentes participaram do edital da Fundação Bill e Melinda Gates, denominado Grand Challendes Explorations-Brazil, que trata sobre a resistência bacteriana, e foram contempladas com o financiamento.

De acordo com as professoras, o dinheiro será utilizado para investir no Laboratório de Biologia Molecular, do Programa de Pós-Graduação em Patologia Clínica e Laboratorial, e, também, na aquisição de equipamentos necessários para que a pesquisa se desenvolva.

O projeto foi iniciado em novembro de 2018 e tem o objetivo de analisar Escherichia coli isoladas de urina de pessoas da comunidade e sua correlação genética com isolados de E.coli de carnes comercializadas de frangos e porcos. Também comparar E. coli da microbiota intestinal de pessoas que comem carne com a microbiota intestinal de pessoas vegetarianas e/ou veganas. A finalidade é verificar a virulência e resistência desta bactéria nestes dois grupos de pessoas com hábitos alimentares diferentes.

"Essa bactéria faz parte da microbiota intestinal do homem e dos animais e é o principal microrganismos responsável por infecções urinárias na comunidade. A resistência aos antimicrobianos deste uropatógeno é preocupante e é um problema de saúde pública mundial", diz Eliana. Para desenvolver a pesquisa, são coletadas amostras de uropatógenos (infecção de trato urinário) de pacientes atendidos em Unidade Básica de Saúde (UBS) e em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Também serão analisadas amostras de carnes suínas e de aves.

De acordo com as professoras, espera-se que no final do projeto possam repassar as informações obtidas para a comunidade médica e cientifica, auxiliar na adequação de protocolos de tratamentos para pacientes com infecção urinária e diminuir os custos relacionados ao uso inadequado de antibióticos. "O projeto é importante, porque pode beneficiar toda a população e, ainda, enfatizar a relevância das pesquisas dentro das universidades", enfatiza Zuleica.

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)