Londrina, Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020 -  Busca

31/05/2019

UEL auxilia Justiça na concessão de medicamentos em ações judiciais

Termo de compromisso formaliza repasse de informações técnicas

Representantes da UEL, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) e da Justiça Federal oficializaram nesta sexta-feira (31) termo de compromisso para o repasse de informações técnicas, visando subsidiar decisões que podem beneficiar pacientes que buscam medicamentos de alto custo via SUS, por meio das vias judiciais. O termo foi assinado durante cerimônia na Sala dos Conselhos, pelo presidente do TJ- PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, do Juiz Federal Marcelo Malucelli, dirigente da Seção Judiciária do Paraná, e do reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

Pelo termo, professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS), por meio do projeto de extensão Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário, serão responsáveis pela elaboração de notas técnicas a serem repassadas à Justiça para os casos de pacientes do SUS, que buscam medicamentos que não constam da lista oficial.

Solenidade reuniu desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, reitor da UEL, Sérgio Carvalho, vice-reitor Décio Sabbatini Barbosa, e juiz federal Marcelo Malucelli, dirigente da Seção Judiciária do Paraná

As informações deverão subsidiar os juízes, trazendo economia de recursos e agilidade nas decisões, uma vez que algumas perícias poderão ser reduzidas. Segundo o desembargador Xisto Pereira, somente no ano passado o governo estadual gastou R$ 280 milhões com os chamados remédios judicializados. Para o juiz Marcelo Malucelli, o termo assinado com a Universidade moderniza ação da Justiça na medida em que aproveita a expertise da academia para uma gestão mais eficiente e rápida.

O reitor Sérgio Carvalho afirmou que a UEL cumpre seu papel de apoiar o Judiciário, tendo como beneficiário final a sociedade civil. "Estamos firmando uma aliança, de acordo com nossa missão, atendendo uma demanda grande da sociedade", definiu Sérgio Carvalho.

Segundo o coordenador do projeto, professor Camilo Guidoni, do Departamento de Farmácia, do CCS, as notas técnicas são elaboradas por profissionais da área de saúde, médicos e farmacêuticos, utilizando formulário padronizado para subsidiar os juízes nas decisões. De acordo com o professor, o magistrado considera, além dos elementos judiciais, questões como custo e se há outras alternativas de medicamentos. O país registra hoje uma crescente judicialização por medicamentos, próteses e atendimentos, inclusive o Paraná.

Ele cita uma pesquisa recente realizada no Departamento de Ciências Farmacêuticas, do CCS da UEL, que apurou que no Brasil, entre 2010/2016, houve um aumento de 547% nos casos de aquisição de medicamentos pelas vias judiciais, que saltaram 199 mil pedidos para 1,3 bilhão.

Núcleo - O projeto de extensão Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário conta com 19 estudantes e profissionais, sendo seis estudantes de Farmácia e Medicina da UEL, 12 médicos e três farmacêuticos. Também a participação de dois professores do curso de Medicina da PUC de Londrina, que participam como colaboradores. Embora a equipe pareça robusta, o coordenador do projeto explica que o projeto está aberto a profissionais de saúde interessados.

11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil