Londrina, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019 -  Busca

28/05/2019

Projeto da UEL auxilia Justiça na concessão de medicamentos judicializados

A UEL formaliza no próximo dia 31 de maio um termo de compromisso com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) e com a Justiça Federal para fornecer informações técnicas, visando subsidiar decisões que podem beneficiar pacientes que buscam medicamentos de alto custo via SUS, por meio das vias judiciais. O termo será assinado durante cerimônia na Sala dos Conselhos, às 11 horas, com a presença do presidente do TJ- PR, Desembargador Renato Bettega; do Juiz Federal, Marcelo Malucelli, dirigente da Seção Judiciária do Paraná, e do reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

De acordo com o documento, estudantes e professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS), por meio do projeto de extensão Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário, serão responsáveis pela elaboração de notas técnicas a serem repassadas à Justiça para os casos de pacientes do SUS que buscam medicamentos que não constam da lista oficial.

Segundo o coordenador do projeto, professor Camilo Guidoni, do Departamento de Farmácia, do CCS, as notas técnicas são elaboradas por profissionais da área de saúde, médicos e farmacêuticos, utilizando formulário padronizado para subsidiar os juízes nas decisões. De acordo com o professor, o magistrado considera, além dos elementos judiciais, questões como custo e se há outras alternativas de medicamentos. O país registra hoje uma crescente judicialização por medicamentos, próteses e atendimentos, inclusive o Paraná.

Ele cita uma pesquisa recente realizada no Departamento de Ciências Farmacêuticas, do CCS da UEL, que apurou que no Brasil, entre 2010/2016, houve um aumento de 547% nos casos de aquisição de medicamentos pelas vias judiciais, que saltaram 199 mil pedidos para 1,3 bilhão. No Paraná, segundo o mesmo estudo, foi registrado um aumento de 49% nas aquisições de remédios pelo SUS por determinação da Justiça. De acordo com o professor, no caso do Paraná metade dos remédios adquiridos pela rede oficial é por via judicial.

O projeto de extensão Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário conta com 19 estudantes e profissionais, sendo seis estudantes de Farmácia e Medicina da UEL, 12 médicos e três farmacêuticos. Um detalhe é a participação de dois professores do curso de Medicina da PUC de Londrina, que participam como colaboradores. Embora a equipe pareça robusta, o coordenador do projeto explica que o projeto está aberto a profissionais de saúde interessados.

Ainda de acordo com o professor, a solução para reduzir a judicialização dos remédios de pacientes do SUS está na prevenção a doenças, com disseminação de hábitos saudáveis para a população, incorporação de novos medicamentos na lista oficial do SUS e na expansão da informação do protocolo de atendimento para os pacientes.

09h32 Servidores fortalecem campanha de arrecadação de brinquedos neste natal
  09h28 UEL aplica provas do Vestibular Indígena para 266 candidatos
  15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais
  14h41 Professora da Universidade de Évora debate inclusão na Educação Infantil