Londrina, Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019 -  Busca

24/05/2019

Produções japonesas: fantástico, maravilhoso e estranho

José de Arimathéia

Satoshi Kon

Em 2017, o professor Marcelo Castro Andreo (Departamento de Design) defendeu sua tese de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras (Estudos Literários) da UEL, intitulada "A narrativa insólita de A viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki". Como ocorre com todo pesquisador, o mergulho no objeto de pesquisa é uma viagem só de ida. Mais ainda quando a viagem é como a de Chihiro - por um universo fantástico.

Andreo coordena o projeto de pesquisa - "O fantástico no cinema de animação de Hayao Miyazaki e Satoshi Kon" - que ampliou a pesquisa do Doutorado. O projeto conta com participação de alunos de graduação e Iniciação Científica e deverá ser concluído ainda este mês, mas a renovação já está prevista. O projeto transita nas disciplinas ministradas pelo docente no curso de Design: Animação 2D e Design Transmídia (2o ano) e Design em Movimento (3D), do 3o ano.

De acordo com o professor, o projeto é uma oportunidade de ir além da técnica da animação, das experimentações técnicas feitas nas disciplinas. A pesquisa permite explorar narrativas, personagens, cenários, entre tantos outros elementos. As produções japonesas são muito ricas em referências culturais e os personagens apresentam grande complexidade.

Para analisar os longa-metragens, o professor se fundamenta, entre outros, nos teóricos literários russos Vladimir Propp, Maria Nikolajeva Tzvetan Todorov. É deste último a classificação que distingue, na Literatura, o fantástico (insólito, incerto, imaginário), o maravilhoso (não pertence ao mundo natural mas é aceito no mundo fantástico: fadas, árvores e animais falantes) e o estranho (explicável racionalmente - exemplo: foi um sonho). Ainda que alvo de críticas, Todorov é inegável referência nos Estudos Literários.

Hayao Miyazaki

Dois são os cineastas responsáveis pelas animações estudadas: Hayao Miyazaki, o mesmo do Doutorado, e Satoshi Kon. Outras produções do primeiro foram "O castelo animado" (2004) e "Princesa Mononoke" (1997). De Kon, "Páprika" (2006) e "Perfect Blue" (1997), entre outros. Uma das características de Miyazaki é retratar a cultura japonesa como parte de uma cultura panasiática. Já Kon é, segundo Andreo, mestre em misturar sonho e realidade, especialmente com técnicas de edição. Para o professor, este cineasta é um exemplo de como as categorizações de Todorov não dão conta e é preciso extrapolar. Tanto que é uma expectativa do projeto observar as múltiplas leituras que podem ser extraídas das narrativas dos desenhos animados sem se ater a uma distinção reducionista de realidade x fantasia, aproveitando as modalidades narrativas como o fator que proporciona a movimentação entre as interpretações da obra.

CULTURA E RELIGIOSIDADE

Embora muitas vezes ambientadas na Europa, Estados Unidos e outros países ocidentais, as animações japonesas mostram claramente o estilo oriental. Isso aparece, por exemplo, na religiosidade do povo japonês, que pode ser implícita em algumas produções, mas é enraizada na cultura do país do sol nascente, assim como é frequentemente apropriada pela cultura pop. Por isso o fantástico é tão forte nas animações japonesas. A espiritualidade xintoísta é uma das tônicas. O Xintoísmo (que significa "Caminho dos deuses") cultua a Natureza e os antepassados. Animista, fala da existência de espíritos ligados ao mundo natural - espíritos elementais, das montanhas, das florestas, etc. Assim, bem e mal, heróis e vilões, não são tão claros nas animações. "Os heróis normalmente são mais rasos, mas os vilões sempre são muito complexos", explica o professor Andreo.

Projeto é uma oportunidade de ir além da técnica da animação, das experimentações técnicas feitas nas disciplinas.

Uma das alunas participantes do projeto foi mais fundo e pesquisou, nas obras de Miyazaki, aspectos xintoístas, apesar de o cineasta não seguir a religião. Ainda assim, lá está a sacralização da Natureza, entre outros pontos.

Andreo informa que, a partir das disciplinas ministradas por ele, vários alunos desenvolveram trabalhos de conclusão de curso ligados ao objeto de pesquisa. Além disso, o projeto vem produzindo artigos que, segundo o professor, deverão ser encaminhados para apresentação em eventos científicos e publicação.

10h13 Prorh: abertas inscrições de curso sobre competências interpessoais
  09h33 CNPq divulga edição 2019 do Prêmio Péter Murányi. Inscrições até agosto
  09h10 39ª Festival Internacional de Música abre inscrições para a grade pedagógica
  09h05 Assessoria de Tecnologia de Informação tem novo sistema de solicitação de serviços