Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
24/05/2019  

Foto Estrela tem mais de cinco mil imagens digitalizadas pelo Museu Histórico

Agência UEL

Praça Primeiro de Maio abriga a Concha Acústica (Arquivo: Foto Estrela/1950)

Acervo de fotos com 5.350 imagens da cidade de Londrina, desde os anos 50, foi digitalizado pelas equipes do Museu Histórico de Londrina e do Projeto "Preservação de coleções fotográficas como patrimônio histórico e cultural de Londrina". As imagens eram do conhecido Foto Estrela - inaugurado em 1938 - que pertenceu ao imigrante japonês Yutaka Yasunaka, a partir de 1952. Também já foram digitalizadas outras 16.013 fotos e negativos, incluindo o acervo da época em que os proprietários eram Armínio Kaiser e João Carvalheira.

O imigrante japonês seguiu com o registro do crescimento de Londrina. O estúdio foi mantido em funcionamento até 2008, quando a procura não era mais suficiente para manter o negócio ativo. Yasunaka morreu em 7 de janeiro de 2015, meses depois de assinar o termo de doação, destinando parte do acervo ao Museu Histórico de Londrina. Já a outra parte do acervo de fotos eram guardadas pela família, quando também foram repassadas à direção do Museu. As imagens mais recentes são de 1998.

O fotógrafo Yutaka Yasunaka foi pioneiro no registro fotográfico da vista aérea de Londrina. O filho do fotógrafo, Jorge Shoji Yasunaka, que realizou a doação de parte do Acervo Foto Estrela ao Museu Histórico, fala sobre a trajetória do pai. "Eu acho muito importante porque meu pai viu esse início em que Londrina estava crescendo e não tinha fotos aéreas, antigamente existia cartão postal, mas exclusivamente de Londrina não tinha". Segundo ele, as imagens aéreas serviam para atrair visitantes para a região, visando inclusive o estabelecimento de novas gerações para formação da cidade.

Todo o acervo já está disponível para consulta e pesquisa na plataforma Pergamum pesquisar Foto Estrela. A conclusão do serviço de digitalização do acervo faz parte de uma iniciativa maior, já que Pergamum é parte de um Sistema Integrado de Bibliotecas, que passou a acolher arquivos de Museus. Por meio da plataforma é possível acessar arquivos digitalmente, facilitando o acesso a informações.

Café - Em meio ao movimento cafeeiro, especialmente das décadas de 50, 60, e início dos anos 70, Londrina é retratada como cidade que desponta como capital do café. Por outro lado, as fotos revelam muito mais do que o surgimento de prédios, igrejas, casas e ruas, pois são registros de modos de vida da época.

É o caso da foto da Concha Acústica, hoje importante espaço de manifestações cultural e política. Na praça 1º de Maio, ela desponta junto com a torre da Igreja Presbiteriana (Rua Mato Gross) e edificações térreas. Também chama atenção o letreiro da Farmácia Central. Outro exemplo é o registro traz a Avenida Rio de Janeiro, com uma fileira de carros estacionados em diagonal. Na imagem, é possível identificar a Agência do Banco do Estado do Paraná, além da sede do periódico Paraná Jornal.  

Projeto - A inclusão das imagens na plataforma foi viabilizada por meio do projeto de extensão, coordenado pela professora Regina Célia Alegro, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), que foi apresentado ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) pela Associação dos Amigos do Museu (ASAM).

O projeto dá um passo à frente no sentido de preservar essa história, numa época em que a cidade despontava como centro cafeeiro no país. A professora Regina explica que o PROMIC viabilizou recursos no valor de R$ 70.000,00, que foram usados para o pagamento de bolsistas, digitalização e revelação de negativos, e materiais usados no acondicionamento de fotografias. Segundo ela, participaram do projeto 11 estudantes bolsistas e 11 voluntários dos cursos de História e Ciências Sociais.

A aluna do curso de História, do CCH, Adja Nadine, integrante do projeto, responsável por incluir as imagens no Pergamum, explica que a disponibilização virtual do material só traz benefícios, como a agilidade na hora da pesquisa. "Quando a pessoa precisa ter acesso ao acervo físico, antes é possível fazer pré-pesquisa das fotos para saber o que está procurando e onde vai achar", diz a aluna. Desse modo, o Pergamum serve para agilizar os processos de pesquisa. Por outro lado, outra vantagem da digitalização é proporcionar aos pesquisadores e público em geral o acesso livre e ilimitado às imagens que contam da história de um importante período para a região.

Imagem aérea mostra a Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, localizada entre as Avenidas Rio de Janeiro e São Paulo. No canto direito, Praça Marechal Floriano Peixoto (FOTO: Acervo Foto Estrela/1950)

Foto Estrela - O acervo de imagens do Foto Estrela também é composto por imagens de autoria do alemão Carlos Stenders, primeiro proprietário do Foto Estrela, inaugurado em 1938. Na época em que residiu em Londrina, Stenders foi responsável por registrar o surgimento da cidade, sendo pioneiro na fotografia profissional de Londrina. As fotos de Stenders, preservadas pelo Museu Histórico de Londrina, foram doadas em 1970. Outras foram mantidas no antigo Estúdio do Foto Estrela e, posteriormente, também foram repassadas, junto com fotos do fotógrafo Yutaka Yasunaka.   

Carros estacionados na Rua Rio de Janeiro, esquina Rua Sergipe. Ao fundo, agência do Banco do Estado do Paraná, à direita, sede do periódico Paraná Jornal(FOTO: Acervo Foto Estrela)

Além das fotografias, o acervo Foto Estrela conta com 166 documentos e 86 objetos tridimensionais, todos relacionados a produção fotográfica e atividade comercial do estúdio. O arquivista do Museu, Amauri Ramos da Silva, que atua no setor de acervo tridimensional, destaca a importância da preservação do patrimônio, que conta parte da história de Londrina. "É importante por essa evolução tecnológica e as adaptações construídas por essas pessoas que registraram a história de Londrina, o cotidiano da nossa região e da nossa cidade também", diz.

Livro - A biografia dos fotógrafos e imagens importantes de Londrina nas décadas de 1950, 1960 e 1970 foram registradas no livro "Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela Projeto", organizado por Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa, publicado pela Câmara Clara em 2012.

(Com informações do Museu Histórico de Londrina/Victória da Cruz - Estagiária do curso de Jornalismo).


rodapé da notícia

  18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020
  15h22 Campanha informa sobre uso e funcionamento do marcapasso
  14h03 Graduandos da UEL praticam diplomacia em Simulação das Nações Unidas
  09h47 Sebec e Centro de Valorização da Vida promovem ações do Setembro Amarelo
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe concerto com repertório de Astor Piazzolla
  09h05 Mesa-redonda no CECA debate fake news e (in)versão dos fatos
  18h15 Debate enfatiza formação docente como desafio do ensino étnico-racial
  18h15 Museu Histórico de Londrina comemora 49 anos com festa e cerimônia
  16h43 Curso reforça qualidade de produtos e serviços do HU/UEL
  16h01 Semana do Livro tem cursos e exposição que retrata Biblioteca Central
  15h23 Plantão da Clínica Odontológica Universitária passa a atender das 7 às 23 horas
  15h32 Quando o trabalho é a causa de doenças mentais
  15h07 Estudo amplia metodologia de análise de solos
  13h34 Convênio entre UEL e Prefeitura amplia estudos para melhoria de infraestrutura e transporte
  13h18 Série 'Quem estamos formando?' - Agronomia
  10h57 Jornalista Ivan Cosenza ministra palestra sobre humor político
  10h15 Projeto Capela Sonora traz shows com banda e duo, sexta-feira (20)
  11h15 Abertas inscrições para 2ª Simulação UEL das Nações Unidas
  09h33 NECJ divulga edital para intercâmbio acadêmico-cultural no Japão
  17h02 Cinco projetos são aprovadas na etapa final do Edital Sinapse de Inovação
  15h46 PROEX promove Feirinha da Cidadania nesta quinta-feira (19), no Calçadão
  14h03 Museu Histórico de Londrina celebra 49 anos
  13h51 Formandos de Artes Cênicas estreiam hoje 'Aos olhos de...'
  11h46 Seleção: 30 especialidades de Residência Médica
  11h00 Prova Pedestre 2019 abre inscrições e divulga percursos
  10h54 Governo oficializa R$ 13,7 milhões para custeio do segundo semestre da UEL
  10h19 Cerimônia marca aniversário de 49 anos do Museu Histórico de Londrina
  09h37 Espetáculo reflete aprendizado de estudantes do curso de Artes Cênicas
  09h00 Semana Acadêmica de Zootecnia engloba os temas pesquisa e profissão
  08h50 Professor da UEL é selecionado para mobilidade na Universidad de Granada
  08h35 UEL integra programação do Dia sem Carro e ação de abraço no Lago
  08h21 Filme nacional Deslembro estreia no Cine Com-Tour/UEL
  16h43 Núcleo de Acessibilidade promove campanha para aquisição de cadeira de rodas
  14h56 Solenidade "Farmácia 50 anos" homenageia professores do curso
  13h29 Série 'Quem estamos formando?' - Design Gráfico
  12h59 Programação especial marca os 50 anos do curso de Farmácia da UEL
  14h20 Abertas inscrições para 74 vagas em seis residências da área de saúde
  10h19 Inscrições: Semana de Química e Jornada de Pós-graduação
  09h15 Intuel abre edital para novas empresas e negócios de base tecnológica
  09h07 Fórum de Trabalhos Acadêmicos será realizado em 8 de outubro
  09h04 Seleção de mobilidades acadêmica oferta oportunidades em seis países
  18h01 Universidade e Prefeitura formalizam convênio para projetos de infraestrutura e transporte
  15h29 Vestibular dos Povos Indígenas será disputado por 750 candidatos
  11h44 UEL abre inscrições para 30 especialidades de residência médica
  13h37 Série 'Quem estamos formando?' - Física
  13h02 HU/UEL realiza programação especial para marcar Setembro Verde
  10h13 Inovatec: Marco Legal de inovação e patentes verdes
  09h18 Labted divulga Encontro sobre didática no ensino superior
  09h31 Nanotecnologia reduz em 10 vezes uso de herbicida para controle de erva daninha do milho
  10h15 35ª Semana de Química e Jornada de Pós-graduação estão com inscrições abertas
  08h40 HU/UEL promove atividades em comemoração ao Setembro Verde
D
DESTAQUES ::.

Quando o trabalho é a causa de doenças mentais

Estudo amplia metodologia de análise de solos

Jornal Notícia - 1.399

Professora defende proposta de reforma urbana
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br