Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca

22/05/2019

Semana do Café no Museu Histórico de Londrina/UEL

O Museu Histórico de Londrina/UEL divulga a programação da 8ª Semana do Café 2019, que será aberta na próxima sexta-feira (24), e vai até domingo, dia 26, com diversas opções de apresentações culturais, oficinas gastronômicas e produtos artesanais (entrada gratuita). A tradicional Semana do Café marca o "Dia Nacional do Café", sempre comemorado em 24 de maio.

A Semana tem como objetivo resgatar a cultura cafeeira, sempre presente em Londrina e região, pois faz parte das memórias da cidade que já foi considerada a Capital Mundial do Café, resultado da intensa produção do grão até 1975.

Um dos destaques da programação é a Oficina de Extração "Expresso Perfeito", realizada na sexta-feira (24) e no sábado (25), para pessoas com Síndrome de Down, deficiências visuais e auditivas e alunos do Ensino Médio da Rede Pública.

Serão três dias de evento em que visitantes apreciarão vivências sobre a cultura do café, além de opções de apresentações artísticas e mostra de produtos alimentícios locais. Vale lembrar que para assistir à apresentação musical da Cia Ouro Verde de Viola Caipira, marcada para sábado (25), às 19h30, o ingresso (opcional) é um pacote de fraldas geriátricas.

Traga sua xícara! - Assim como em outras edições, a Semana do Café 2019 investe na campanha "Traga sua xícara e ganhe desconto no café". O intuito é fazer com que os visitantes tragam os próprios recipientes para as degustações, prezando pela diminuição dos materiais não-biodegradáveis.

A Semana do Café, promovida todos os anos, também foca em atividades desenvolvidas pelos empreendedores do norte do Paraná. Eles fazem parte do projeto turístico Rota do Café. Segundo a atual presidente da Associação Rota do Café, Cornélia Gamerschlag, a comemoração mostra a importância histórica do café no contexto regional. "É um privilégio podermos sediar o evento no Museu Histórico de Londrina. O Museu já tem uma exposição permanente que nos remete muito à cultura do café, então nada melhor do que fazermos esse evento ao lado da história que basicamente formou a cidade", acrescenta.

Ela faz uma avaliação positiva das edições anteriores, uma vez que trouxeram contribuições significativas para o município. A Semana do Café, segundo ela, também é importante na difusão da Rota do Café junto à população da região. "Ainda somos os atores principais da Semana do Café, mas talvez futuramente cada escola ou instituição que tenha algo relacionado ao café assuma uma parte durante a programação. Seria muito interessante, pois a comemoração aconteceria na cidade toda", finaliza.

Mais informações sobre a programação nos endereços Semana do Café ou Rota do Café. Ou pelos telefones (43) 3324 46 41 e (43) 3323 00 82.

Trajetória - Comemoração - A Semana do Café foi criada pelo SEBRAE em 2012 para impulsionar o Projeto Rota do Café e a partir de 2016 passou a ser realizada pela Associação Rota do Café em parceria do Museu Histórico de Londrina.

O evento começou a fazer parte das comemorações oficiais do município por meio do Projeto de Lei n° 268/2017, de autoria de Felipe Prochet em conjunto com a Associação Rota do Café, aprovado ano passado.

Entre as ações previstas em lei para as comemorações da Semana do Café estão a realização de atividades artísticas que destaquem a cultura do café, palestras e debates com profissionais da área e realização de visitas junto às propriedades rurais, empreendimentos ligados a cafeterias e órgãos públicos municipais e estaduais que resgatem a história do café em Londrina.

Semana do Café 2019 (entrada gratuita).

Local: Museu Histórico de Londrina - Rua Benjamin Constant, 900 (Centro)

(Com informações do Museu Histórico de Londrina).

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020