Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
21/05/2019  

Educação Física terá alteração na 2ª Fase do Vestibular

Agência UEL

(FOTO: Arquivo COM)

Candidatos ao curso de Educação Física, no Vestibular 2020 da UEL, terão alteração na prova de conhecimento específico que será aplicada na 2ª Fase do concurso. Conforme modificação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL, mês passado, a partir deste Vestibular sai a disciplina de Química e entram Língua Portuguesa e Literatura. Os demais conteúdos de Biologia e História continuam. As provas da 1ª e 2ª fases do Vestibular 2020 estão agendadas para 20 de outubro (1ª fase) e 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase). As inscrições custam R$ 153,00 e serão realizadas de 5 de agosto a 6 de setembro.

Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a mudança foi solicitada pelo Colegiado de Educação Física e, posteriormente, analisada pela equipe da Comissão Permanente de Seleção (Copese) antes de ser votado no CEPE. A alteração busca adequar o perfil do estudante que ingressa no curso. As demais graduações mantém as mesmas disciplinas de conhecimento específico - veja a relação completa na tabela abaixo:

A 2ª fase do Vestibular da UEL é considerada a etapa mais importante da seleção dos candidatos. De acordo com a professora Sandra, no dia 1º de dezembro os candidatos farão as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.

No dia 2 de dezembro será a vez da prova aberta de Conhecimentos Específicos, que traz 12 questões discursivas, quatro de cada uma das três disciplinas apontadas pelos Colegiados dos Cursos. É nesta prova que se verifica a habilidade do candidato, considerando o perfil que a Universidade busca.

"Queremos um aluno criativo, capaz de interpretar. Avaliamos as condições para que este estudante possa evoluir no seu processo formativo", afirma a Coordenadora da Cops. Ainda segundo ela, nos próximos meses a Cops, juntamente com a equipe da Copese e a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), inicia uma discussão sobre o perfil do estudante da UEL, considerando as disciplinas específicas exigidas no Vestibular. O debate ainda envolverá os Colegiados dos 53 cursos de graduação. "Entendemos que o estudante universitário precisa ter uma visão mais abrangente da sociedade. Isto influencia na qualidade profissional", define a professora. 

Novidades - Outras inovações no próximo Vestibular, aprovadas recentemente pelo CEPE, prevê pela primeira vez a realização das provas das 1ª e 2ª fases em Curitiba e Cascavel, além de Londrina. Dessa forma, a prova de Habilidade para o curso de Música será realizada em 29 de setembro, apenas em Londrina. Nas demais fases os aprovados poderão indicar a cidade que melhor lhe convier.

Já os vestibulandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais terão obrigatoriamente que realizar a 2ª fase em Londrina, porque a Prova Específica será no dia 3 de dezembro, último dia do concurso. No entanto, a 1ª Fase poderá ser realizada nas três cidades.

Novos cursosOutra novidade no concurso de 2020 é a inclusão dos novos cursos de Nutrição e Biotecnologia. A graduação em Biotecnologia terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente. Na 2ª fase do Vestibular as matérias específicas serão Biologia, Química e Matemática.

Já o curso de Nutrição terá carga horária de 3.495 horas, período integral e duração de quatro anos. O curso será ligado academicamente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). As matérias específicas serão Biologia, Química e Língua Portuguesa.

Resolução - A íntegra da Resolução, aprovada no mês passado, que traz as inovações e alternações do Vestibular 2020 pode ser acessada no endereço Resolução CEPE 021/2019.


rodapé da notícia

  16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h51 10/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br