Londrina, Terça-Feira, 26 de Maio de 2020 -  Busca

21/05/2019

Museu Histórico de Londrina divulga programação da Semana do Café 2019

O Museu Histórico de Londrina/UEL divulga a programação da 8ª Semana do Café 2019, que será aberta na próxima sexta-feira (24), e vai até domingo, dia 26, com diversas opções de apresentações culturais, oficinas gastronômicas e produtos artesanais (entrada gratuita). A tradicional Semana do Café marca o "Dia Nacional do Café", sempre comemorado em 24 de maio.

A Semana tem como objetivo resgatar a cultura cafeeira, sempre presente em Londrina e região, pois faz parte das memórias da cidade que já foi considerada a Capital Mundial do Café, resultado da intensa produção do grão até 1975.

Um dos destaques da programação é a Oficina de Extração "Expresso Perfeito", realizada na sexta-feira (24) e no sábado (25), para pessoas com Síndrome de Down, deficiências visuais e auditivas e alunos do Ensino Médio da Rede Pública.

Serão três dias de evento em que visitantes apreciarão vivências sobre a cultura do café, além de opções de apresentações artísticas e mostra de produtos alimentícios locais. Vale lembrar que para assistir à apresentação musical da Cia Ouro Verde de Viola Caipira, marcada para sábado (25), às 19h30, o ingresso (opcional) é um pacote de fraldas geriátricas.

Traga sua xícara! - Assim como em outras edições, a Semana do Café 2019 investe na campanha "Traga sua xícara e ganhe desconto no café". O intuito é fazer com que os visitantes tragam os próprios recipientes para as degustações, prezando pela diminuição dos materiais não-biodegradáveis.

A Semana do Café, promovida todos os anos, também foca em atividades desenvolvidas pelos empreendedores do norte do Paraná. Eles fazem parte do projeto turístico Rota do Café. Segundo a atual presidente da Associação Rota do Café, Cornélia Gamerschlag, a comemoração mostra a importância histórica do café no contexto regional. "É um privilégio podermos sediar o evento no Museu Histórico de Londrina. O Museu já tem uma exposição permanente que nos remete muito à cultura do café, então nada melhor do que fazermos esse evento ao lado da história que basicamente formou a cidade", acrescenta.

Ela faz uma avaliação positiva das edições anteriores, uma vez que trouxeram contribuições significativas para o município. A Semana do Café, segundo ela, também é importante na difusão da Rota do Café junto à população da região. "Ainda somos os atores principais da Semana do Café, mas talvez futuramente cada escola ou instituição que tenha algo relacionado ao café assuma uma parte durante a programação. Seria muito interessante, pois a comemoração aconteceria na cidade toda", finaliza.

Mais informações sobre a programação nos endereços Semana do Café ou Rota do Café. Ou pelos telefones (43) 3324 46 41 e (43) 3323 00 82.

Trajetória - Comemoração - A Semana do Café foi criada pelo SEBRAE em 2012 para impulsionar o Projeto Rota do Café e a partir de 2016 passou a ser realizada pela Associação Rota do Café em parceria do Museu Histórico de Londrina.

O evento começou a fazer parte das comemorações oficiais do município por meio do Projeto de Lei n° 268/2017, de autoria de Felipe Prochet em conjunto com a Associação Rota do Café, aprovado ano passado.

Entre as ações previstas em lei para as comemorações da Semana do Café estão a realização de atividades artísticas que destaquem a cultura do café, palestras e debates com profissionais da área e realização de visitas junto às propriedades rurais, empreendimentos ligados a cafeterias e órgãos públicos municipais e estaduais que resgatem a história do café em Londrina.

Semana do Café 2019 (entrada gratuita).

Local: Museu Histórico de Londrina - Rua Benjamin Constant, 900 (Centro)

(Com informações do Museu Histórico de Londrina).

13h58 26/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  12h23 Pesquisadora da UEL e jornalista debatem ciência e comunicação via live
  10h34 Museu Histórico e IBRAVISSIMI captam acervos familiares da cultura italiana
  17h02 Estudo avalia impacto econômico do isolamento social no país