Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
20/05/2019  

Curso sobre Ecologia e Conservação de peixes

Agência UEL

O Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas (LEPIB) e o Laboratório de Ecologia Aquátiva e Conservação de Espécies Nativas (LEACEN), do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, promovem o 1º Curso de Ecologia e Conservação de Peixes Neotropicais. O curso será no período de 22 a 27 de julho, ofertado em período integral.

Dividido em quatro módulos, o curso é composto por capacitações teóricas e práticas, com vivências de campo e laboratórios do LEPIB e LEACEN, localizados no CCB. As aulas teóricas ocorrem na sala 202 do CCB. O valor das inscrições é de R$200,00 e estão abertas até 12 de julho, no endereço . São ofertadas 40 vagas.

Entre os assuntos abordados estarão invasões biológicas, impacto de barragens, aquarismo, sistemas de informação, análises e parâmetros em estudos de ecologia e biologia de peixes (ovos, larvas, juvenis e adultos). O pós-doutorando Diego Garcia, do LEPIB, idealizador e palestrante do curso, fala da importância regional do debate de temas ligados ao setor. "É preciso discutir os fatores que levam à redução da população de peixes, pois a interferência direta deles em barragens em rios já é um problema. Outro problema são as lavouras, que escoam agrotóxicos nas águas, afetando os peixes", explicou Diego

Além de professores da UEL e alunos dos laboratórios, o curso é ministrado também por convidados. Entre eles Norberto Castro Viana, consultor de meio ambiente da empresa CTG Brasil, a segunda maior geradora do país e especialista em Meio Ambiente. Ele abordará a gestão e manejo de recursos pesqueiros. Já Lucas Jarduli, doutor em Ciências Biológicas e professor das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), vai ministrar aula sobre avaliação de estoques pesqueiros.

Segundo Diego, o curso é direcionado a graduandos, embora as atividades do LEPIB alcancem um público mais abrangente. "Trabalhamos com aquaristas também, que muitas vezes criam espécies de outra região, e quando crescem muito, eles descartam as espécies em rios locais, o que é uma ameaça às espécies daqui", acrescenta ele. 

Mais informações no endereço Curso/Peixestropicais.




rodapé da notícia

  14h14 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h51 10/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br