Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/05/2019  

Secretariado Executivo comemora 25 anos de atividades

Pedro Livoratti

"Defendemos que o aluno possa vivenciar novas experiências. O profissional de Secretariado precisa conhecer profundamente outras culturas afim de compreender a sua própria", afirma a professora Maria da Conceição Oliveira

O curso de Secretariado Executivo da UEL completou 25 anos de atividades em 2019 se consolidando como alternativa de graduação e registrando alta empregabilidade em empresas públicas e privadas de vários setores a partir do perfil de um profissional voltado para a gestão e ao assessoramento de executivos. O curso, ligado academicamente ao Departamento de Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados, já entregou ao mercado 669 profissionais.

No Paraná há 10 graduações da área, sendo que no Brasil são 89 faculdades que oferecem o curso segundo informações da Federação Nacional das Secretárias (FENASSEC). Segundo a coordenadora do Colegiado do curso de Secretariado, professora Maria da Conceição Oliveira, nos últimos anos, grandes empresas sediadas em Londrina captaram profissionais formados na UEL, comprovando que o perfil do aluno desperta o interesse das organizações.

De acordo com a professora, o curso dispõe de uma grade curricular de mais de 30 disciplinas que vão do planejamento estratégico, matemática financeira e contabilidade a psicologia e organização de eventos. A graduação está estruturada em três eixos - formação básica; formação específica/profissionalizante e eixo teórico prático/ formação complementar. Há no curso também, a Empresa Júnior Monsec, que presta serviços à comunidade interna e externa completando 6 anos em 2019.

A coordenadora do Colegiado explica ainda que é imprescindível o domínio de idiomas estrangeiros, além do conhecimento de informática e novas tecnologias de informação e comunicação presentes nas rotinas do Secretário Executivo. O profissional precisa ainda dominar gestão de negócios, redação comercial, arquivamento e ter iniciativa para dar respostas rápidas e efetivas, se consolidando como um profissional proativo.

As disciplinas buscam oferecer um aparato profissional aos estudantes para capacitá-los ao assessoramento de executivos e das organizações. Entre as atribuições do profissional destaca-se o desenvolvimento de ações para garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental, com foco na ética profissional.

O intercâmbio é uma iniciativa do curso com realização anual de programas de intercâmbio para promover a inserção cultural e proporcionar o aprimoramento do idioma estrangeiro. Pelo programa proposto pelo curso, o professor responsável oferece uma experiência internacional de 1 ou 2 semanas aos alunos participantes em países de língua inglesa ou espanhola. A programação prevê hospedagem dos estudantes em residências de famílias com o objetivo de proporcionar a imersão no idioma e o contato com a cultura do país visitado.

"Defendemos que o aluno possa vivenciar novas experiências. O profissional de Secretariado precisa conhecer profundamente outras culturas a fim de compreender a sua própria", afirma a professora.

Além desta imersão, durante a viagem, os alunos participam de atividades acadêmicas em Universidades e escolas que ofertam cursos para estrangeiros, com direito a certificados. Outra atividade prevê a participação em roteiros culturais como complementação do aprendizado. Os custos da viagem são de responsabilidade dos próprios estudantes.                       
      
O programa corrobora com a proposta de internacionalização da UEL, proporcionando uma vivência mais abrangente no que diz respeito à cultura, às línguas estrangeiras e à convivência com outros povos
      

Com esta iniciativa, o curso de Secretariado Executivo da UEL fortalece sua formação bilíngue. Desde 2015, os estudantes já visitaram Cape Town na África do Sul, Santiago do Chile no Chile, Londres na Inglaterra, Montevideu no Uruguai e este ano irão para Valência na Espanha nos dias de 21 de outubro a 1º de novembro, sob a coordenação da Debora Souza Xavier, responsável pela Disciplina de Espanhol. 

Ainda de acordo com a coordenadora, o programa corrobora com a proposta de internacionalização da UEL, proporcionando uma vivência mais abrangente no que diz respeito à cultura, às línguas estrangeiras e à convivência com outros povos.

Uma das conquistas do Secretariado Executivo foi a regulamentação da profissão pelas Leis 7.377/85 e 9.261/96, que dispõem sobre o exercício da profissão estabelecendo as atribuições específicas, como planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; assistência e assessoramento direto a executivos; redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro.

Outra importante conquista da área se deu em 1988 com a criação da Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC), em 31 de agosto de 1988, em Curitiba, entidade sindical com atuação em todo o território nacional, reconhecida pelo Ministério do Trabalho. A entidade é composta por vinte e quatro sindicatos, com escritórios em Brasília (DF) e em Recife (PE).

AGRONEGÓCIO

Com apenas 22 anos e aproveitando a base ofertada pelo curso, Tatiane Tiemi Yamada acumulou experiências que alavancaram sua carreira na Adama Brasil, multinacional de capital chinês, com sede em Londrina, considerada uma das grandes indústrias do segmento agroquímico, presente em mais de 120 países. Fluente em inglês e espanhol, Tatiane retorna ao trabalho no próximo mês, depois de cumprir a licença maternidade, reassumindo o cargo de assistente de gestão de recursos humanos, subordinada diretamente a uma gerente do setor.

Formada no ano passado, a rápida trajetória profissional é resultado da determinação e preparo obtido durante a graduação. Ela conta que entrou na UEL em 2014, com apenas 17 anos, convencida de que tinha feito a escolha certa. Tatiane conta que sempre gostou de idiomas e que tinha facilidade para comunicação.

"Entrei de cabeça para vivenciar todas as experiências. Logo no primeiro ano fiz questão de participar da empresa júnior do curso e em fevereiro já estava estagiando na área", recorda. O primeiro estágio foi no Instituto Agronômico do Paraná, onde participou da estruturação da Secretaria de Pós-graduação. Foram cerca de dois anos de uma experiência que considerou fundamental para a carreira e o aprendizado. Foi aí que entendeu que poderia se consolidar no segmento do agronegócio.

O segundo estágio foi na própria Adama, como assistente da secretaria da diretoria. Nesta função ela se reportava às cinco secretárias executivas dos diretores presidente, de operações e logística, financeiro, e de recursos humanos e marketing. Neste tempo teve uma vivência importante cobrindo as férias das secretárias, quando pôde trafegar pelos vários setores da empresa. Foi aí que surgiu uma oportunidade no chamado Programa de Fidelização de Clientes, ligado à diretoria de recursos humanos e marketing.

Ela passou pelo processo de transição e acabou contratada pela empresa, aproveitando o suporte que a organização oferece aos colaboradores. Atualmente ela está estudando Engenharia Agronômica, com foco em continuar o crescimento profissional na empresa. Para Tatiane, a rápida progressão se deve não só à capacidade de absorver e se adaptar, mas a uma característica que aprendeu ainda nas salas de aula na graduação. Foi lá que ela conheceu o termo profissional multifacetado, que reúne diversos talentos, somando várias habilidades e a capacidade de exercer atividades plurais, não ficando vedado a apenas uma função.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.393. Confira a edição completa:




rodapé da notícia

  10h13 Prorh: abertas inscrições de curso sobre competências interpessoais
  09h33 CNPq divulga edição 2019 do Prêmio Péter Murányi. Inscrições até agosto
  09h10 39ª Festival Internacional de Música abre inscrições para a grade pedagógica
  09h05 Assessoria de Tecnologia de Informação tem novo sistema de solicitação de serviços
  09h55 Pesquisadores da UEL fomentam certificação de orgânicos no Estado
  17h56 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira (24)
  17h57 UEL é sede do maior evento de astronomia do Sul do Brasil
  17h07 Feira das Profissões 2019 traz ao Campus mais de 15 mil estudantes
  11h25 Inovatec.CCE promove inovação na área de negócio e serviços
  22h13 Cine Com-Tour/UEL exibe Mademoiselle Paradis
  09h16 Ranking Internacional classifica UEL entre as 39 melhores da América Latina
  09h11 Curso para servidores ensina Ferramentas Google para Escritório
  08h17 Laboratório de Performance apresenta concerto de piano e sax
  08h07 Proppg divulga nova etapa de seleção para bolsas de Iniciação Científica
  09h28 Renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  16h41 Jornada debate intercâmbio Brasil e Argentina
  15h38 Estudantes de Artes Visuais realizam exposição sobre Arte Barroca
  16h13 Projeto Seda Brasil representa UEL na Expo Japão 2019
  14h18 Maioria de trabalhos selecionados em Mostra de Pesquisas é da UEL
  17h10 35ª Semana de Geografia: inscrições abertas
  10h43 UEL recebe disputas de modalidades dos Jogos Paradesportivos do PR
  09h23 Grupo de Astronomia abre 16º Encontro Paranaense de Astronomia
  08h38 Superintendente divulga carta aberta sobre a Lei Geral das Universidades
  08h39 Reitoria divulga nova data de debate sobre Lei Geral das Universidades
  16h58 Estudantes participam de aula prática em canteiro de hortaliças
  16h00 Professora da UEL recebe prêmio nacional por pesquisa sobre jovens e o tráfico de drogas
  15h47 Pesquisas da UEL são selecionadas pelo Programa Sinapse da Inovação
  10h46 Motus/UEL abre inscrições da Colônia de Férias
  11h55 8ª edição das Feira das Profissões vai receber 15.184 alunos
  08h56 ATI adota novo sistema de solicitação de serviço: Sistema Atendimento
  09h30 Curso de Excel 2016 está com inscrições abertas até 25 de junho
  09h22 Aberta renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  14h45 UEL FM apresenta coluna sobre Bioética, às quintas-feiras
  10h58 Último dia de agendamento de escolas para 8ª Feira das Profissões
  08h31 Professora tem pesquisa de pós-doutorado reconhecida em nível nacional
  09h54 CAPES divulga editais e seleciona 65 projetos para França e Alemanha
  09h16 Prorrogado prazo para submissão de trabalhos
  09h33 UEL promove 3º TED Talks nas Línguas Estrangeiras, dia 18
D
DESTAQUES ::.

Projeto de comunicação popular cria plataformas digi

Professor argentino vem a Londrina falar da Medicina

Pesquisadores elaboram método para identificar fake

Jornal Notícia - 1.395
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br