Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
16/05/2019  

Laboratório Gaia pesquisa soluções para o setor de TIC

Agência UEL

Gaia funciona no Centro de Ciências Exatas (CCE)

A prestação de serviços para empresas públicas e privadas, de Londrina e região, trouxe resultados positivos para o Laboratório Gaia - Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que pertence ao Departamento de Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE). Ao mesmo tempo, a equipe do Gaia investe na formação e produção acadêmica de estudantes de graduação e pós-graduação do curso.

As atividades desenvolvidas há mais de seis anos somam quase 30 artigos, 20 dissertações e diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Estágio, com publicações em revistas nos Estados Unidos e apresentação de trabalhos inclusive na França. O motivo do resultado positivo, segundo o coordenador Rodolfo Barros, do Departamento de Computação, é devido ao foco em atividades e ações que visam uma solução inovadora ou oportunidade de pesquisa. Segundo ele, a procura é por parcerias que vão colaborar com pesquisas dos estudantes de graduação e pós-graduação. "O grande objetivo é colocar os alunos em contato direto com o mercado, agregando valor ao conhecimento deles, não só teórico, mas também prático", afirma.

Nesse sentido, o Gaia tem serviços nas áreas de assessoria técnica, consultoria, gestão e governança de TI. O professor esclarece que não atua no desenvolvimento de softwares para empresas ou apenas programação, mas para que novos processos sejam desenvolvidos, além do investimento na formação dos alunos.

Entre as empresas atendidas estão inclusive prefeituras e, atualmente, as empresas SatTrack Rastreamento e Logística, e Tree Solution. Em contrapartida aos serviços desenvolvidos, as empresas parceiras arcam com os custos das bolsas de estudos para os alunos. O professor ressalta que a parceria com as empresas aumentou o interesse dos alunos pelas atividades. "É um incentivo a mais que, em muitos casos, leva as empresas a contratar o aluno depois de formando, em função da dedicação e empenho deles", observa o professor.

Ainda de acordo com o professor, o Laboratório Gaia conta com a participação de 10 estudantes da graduação e da pós-graduação, que utilizam espaço destinado ao Gaia, no CCE. Outra opção é o trabalho remoto com uso do servidor Gaia. O Laboratório também tem a colaboração do professor Bruno Zarpelão, do Departamento de Computação.

Governança de TI - Rodolfo Barros conta que o ponto de partida para a criação do Gaia foi a identificação de uma lacuna na utilização de TI nas empresas. Ele explica que existemframeworks, modelos de mercado prontos que atuam como diretrizes. "Eles dizem o que deve fazer, mas não dizem como", explica. Foi então que desenvolveu uma linha de pesquisa, ou seja, aplicar esses modelos para pequenas e médias empresas, prefeituras e organizações, facilitando o uso dos recursos da governança de TI, de maneira simples para a empresa.

TI - Hoje, a área de governança de TI é a mais utilizada em pesquisas. Embora seja considerada nova, a TIC funciona como extensão da governança corporativa, que visa a gestão das ferramentas e recursos do setor de TI, alinhada com o planejamento estratégico das organizações.

Para aplicar a governança de TI na empresa, Barros afirma que é necessário cautela, uma vez que não adianta impor, ou simplesmente mudar a cultura organizacional de forma brusca. Por isso, a equipe do Gaia desenvolveu um modelo de maturidade, em que na forma de "escada", a organização se prepara para avançar os níveis de aplicação do modelo.

Estudantes - A partir dessa linha de pesquisa diversos estudos foram elaborados, entre eles a recém-concluída dissertação de mestrado, do estudante Wagner Hiroshi Ueno. Como parte da governança de TI, ele analisou como uma empresa se comporta diante de um desastre, por exemplo. Também como faz para se reerguer, planejar, qual o nível de investimento destinado para cada uma das etapas de recuperação. Wagner, que é consultor de empresas, conta que conseguiu analisar isso na prática e percebeu que é uma área que, muitas vezes carece de planejamento.

Já a área de governança de TI é mais ampla. É o que mostra o mestrando Matheus Santana da Silva, que desenvolveu pesquisa em aquisição de produtos e serviços de TI. Com base em um processo bem definido e em fatores como necessidade, viabilidade e retorno da aquisição, a área ajuda a organização na tomada de decisão para adquirir ou não um produto ou serviço, e até mesmo qual processo de aquisição deve ser priorizado dentro do portfólio da empresa, auxiliando no direcionamento dos investimentos.

Para o estudante de mestrado, o espaço do Gaia é um ambiente colaborativo, em que os alunos se ajudam na pesquisa e as pesquisas acabam se relacionando. Esse ambiente já é visto pelo estudante do 4º ano de Computação, João Victor Kawazoe Nahra, que integra a equipe do Gaia. Ele tem programado PHP para gerenciar Acordos de Nível de Serviço, outro assunto relacionado à Governança de TI.

Esse é o objetivo do professor, que incentiva a cultura organizacional e que os alunos se ajudem. "O conhecimento é passado dos mais experientes para os mais novos. Criamos um ambiente para fazer isso, em que deixamos tudo registrado para perpetuar o conhecimento", diz.

Outras parcerias também contribuem para o desenvolvimento das ações do Gaia. Um delas é a parceria com o curso de Design Gráfico, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), por meio da professora Vanessa Barros, do Departamento de Design. O objetivo é melhorar a interface e o layout de aplicativos, softwares e sites utilizados em trabalhos e pesquisas. Além disso, tem parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), em pesquisas realizadas em conjunto na pós-graduação. Também são parceiros do Gaia, a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC) e Fundação da UEL (FAUEL), que formaliza as parcerias com as empresas.

Gaia - As pesquisas e trabalhos já desenvolvidos, os participantes e demais informações sobre o Laboratório Gaia estão disponíveis no endereço GAIA


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br