Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 26 de Maio de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
15/05/2019  

Calçadão da Extensão mostra impacto dos projetos da UEL

Agência UEL

Alunos do curso de Enfermagem, do CCS: aferição da pressão arterial no Calçadão

Integrantes de cerca de 55 projetos da UEL participaram nesta quarta-feira (15) do 2º Calçadão da Extensão e da Cultura, realizado em frente ao Cine Teatro Universitário Ouro Verde, no Centro de Londrina, como estratégia para melhorar a visibilidade dos serviços prestados nas várias áreas do conhecimento. Os projetos foram expostos em estandes montados no Calçadão para que estudantes e professores pudessem fazer um corpo a corpo com a população.

Além dos projetos, equipes dos órgãos de suplementares e de apoio também participaram da iniciativa, demonstrando parte das atividades que impactam a saúde, cultura e atendimento judiciário. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, explicou que o Calçadão da Extensão foi definido antes do protesto marcado pelas entidades sindicais que representam professores e servidores das Universidades Federais, que agendaram uma manifestação pela educação nesta quarta-feira.

"A UEL está mobilizada com o país para defender o ensino, a pesquisa e a extensão, e estamos aqui propondo e mostrando a contribuição relevante que fazemos", reforçou o reitor. Segundo o reitor, a Universidade foi criada nos anos 70 para atender uma demanda social de formação de mão de obra especializada. Ele explica que a UEL ganhou força e estrutura nas últimas décadas e que hoje é importante demonstrar parte desta estrutura.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, professora Mara Solange Gomes Dellaroza, destacou que os projetos apresentados nesta quinta-feira destacam temas de interesse da sociedade como defesa dos direitos humanos, prevenção do câncer, esporte e inclusão social, pequena produção agrícola. De acordo com a pró-reitora, a Universidade mantém órgãos bastante conhecidos, como o Hospital Universitário (HU).

Alunos e professores dos nove Centros de Estudos divulgaram atividades de projetos de pesquisa e extensão da Universidade

"Estamos mostrando vários serviços realizados em diferentes locais. Podem não ser conhecidos pela cidade toda, mas atuam em lugares específicos, como escolas, distritos e até assentamentos. É uma oportunidade para mostrar para a cidade a grande quantidade de ações que desenvolvemos, mostrando o potencial de transformação que a universidade tem e quanto pode ajudar a sociedade a ter uma vida melhor, e como ela também aprende junto", definiu.

Projetos - Esta quarta-feira foi um dia diferente para a equipe do projeto "Novos Talentos", coordenado pelo professor Fábio Goulart de Andrade, do Departamento de Histologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A proposta é levar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Londrina e região para participar de atividades de Ciências e Biologia dentro da UEL.

A atividade consiste em apresentar conteúdos diferentes do que os estudantes tem na escola, proporcionando contato com microscópio, peças anatômicas e peças do Museu de Zoologia. O professor conta que eles fazem também atividades didáticas e brincadeiras, com o foco na aprendizagem e no contato desses alunos com a vida universitária.

O Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) também esteve presente no Calçadão da Extensão. Com mais de seis anos de atuação, o projeto atende mulheres que sofrem violência doméstica, proporcionando atendimento nos âmbitos jurídico e psicológico. A coordenadora, professora Claudete Canezin, do Departamento de Direito Privado, explica que no campo jurídico são oferecidos meios para a mulher ter segurança, afastando o agressor do lar.

Além disso, são oferecidos atendimentos psicológicos em parceria com o curso de Psicologia. "A quantidade de mulheres que já conseguimos impedir o feminicídio é muito grande. As mulheres resgatam ou ganham a sua dignidade. Elas podem viver e trabalhar dignamente", afirma.

Equipe do projeto "ABC do jogo" divulga ações e atividades

Outro projeto presente na ação foi o "ABC do jogo", que apresentou diversos jogos de tabuleiros. Segundo a professora Gisele Franco dos Santos, do Departamento de Estudos do Movimento Humano, alguns deles tiveram origem no Egito, anos antes de Cristo, como o Senet, Yote, Faborona e Mancala. Ela afirma que objetivo do projeto é retomar o contato humano com o lúdico, em jogos que fazem o resgate histórico e estimulam o conhecimento. "Brincar não é só coisa de criança. Todo ser humano tem que ter contato com o lúdico e possibilitamos isso por meio dos jogos". Segundo ela, brincar favorece a saúde mental e emocional.

As intervenções do projeto são presenciais ou por meio do ambiente virtual. A primeira é realizada com jogos e brincadeiras em instituições de ensino. A segunda opção é realizada pelo canal no Youtube, a partir da disponibilização de jogos e dinâmicas em grupo de forma didática para que sejam aplicados para qualquer área, não só na Educação Física. Segundo a professora, já são 11 mil inscritos, inclusive com acesso de pessoas de outros países, que solicitam legendas dos vídeos em inglês e espanhol.

Calçadão da Extensão movimentou o Centro de Londrina

Depoimentos - Antônio Marcos de Oliveira Almeida, servidor do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, estava acompanhado da filha, que também brincava com os jogos do projeto. Ele se diz muito feliz em poder rever a Universidade em contato com a população. "É por meio dos projetos de extensão que se estabelece essa relação", testemunhou.

Já Fabian Bordon Trelha, diretor de Ciência e Tecnologia da CODEL, também acompanhou o evento. Ele conta que se graduou pela Universidade e afirma "o que me fez ficar em Londrina foi a UEL". Além disso, ele destaca que o evento é uma oportunidade da população conhecer em detalhes as dezenas de ações, atividades e projetos desenvolvidos por professores e alunos em Londrina e região. 

A nutricionista Jade Coltri e a mãe Terezinha de Oliveira estavam no stand da Divisão e Dietética do Hospital Universitário (HU/UEL). Eles informavam a população sobre o consumo excessivo de sódio. "É importante mostrar à população que é preciso valorizar os estudos desenvolvidos pelas universidades, inclusive com relação aos impactos positivos que a UEL traz para Londrina e região", afirmou Jade.

"Foi uma verdadeira aula. É muito bom e importante ver a quantidade de trabalhos e pesquisas que a UEL desenvolve e oferece", reforçou Terezinha Oliveira.


rodapé da notícia

  16h47 Seminário de Pesquisas: Inscrições abertas até 5 de junho
  16h40 Projeto da UEL incentiva adoção sem preconceitos e estigmas
  15h52 TCC: Pesquisa expõe vozes femininas sobre violência
  17h17 Produções japonesas: fantástico, maravilhoso e estranho
  15h18 Tendências para o profissional do futuro é tema de evento na UEL
  17h21 Foto Estrela tem mais de cinco mil imagens digitalizadas pelo Museu Histórico
  10h11 CNPq lança Editais de bolsas de Produtividade em Pesquisa e Sênior
  09h49 Orquestra Londrinense de Viola Caipira abre Semana do Café
  15h12 Planetário de Londrina divulga exibições para públicos infantil e adulto
  08h44 Projeto recruta pais de crianças com transtorno do espectro Autista
  15h23 Jornal Notícia - 1.394
  15h40 UEL fica em 3º lugar nos Jogos Universitários do Paraná
  15h26 Semana de Secretariado Executivo está com inscrições abertas
  14h58 Departamentos do CCB promovem curso sobre Ciências Naturais
  14h54 Escola Municipal de Dança apresenta Coppélia no Ouro Verde
  14h47 Professor argentino abre Simpósio Internacional de Patologia
  13h31 Museu Histórico de Londrina recebe programação da Semana do Café
  13h19 Pesquisa online faz levantamento sobre saúde mental de estudantes de graduação
  09h41 Cine Com-Tour/UEL exibe drama francês
  15h29 Ciclo de Palestras Satélite tem convidados do Canadá e Inglaterra
  15h22 Semana Jurídica promove discussão sobre relativização dos Direitos Fundamentais
  15h04 Professor da USP abre Congressos sobre Educação Física Escolar
  15h30 Semana do Café no Museu Histórico de Londrina/UEL
  09h33 Prorh abre inscrições para curso sobre organizações públicas
  09h26 Farmácia Escola da UEL fornece 50 medicamentos do SUS
  08h54 Inscrições para o Prêmio Paranaense de C&T terminam terça-feira (28)
  16h04 Abertas inscrições para 27 programas de mestrado e doutorado
  16h05 Educação Física terá alteração na 2ª Fase do Vestibular
  11h32 Museu Histórico de Londrina divulga programação da Semana do Café 2019
  08h58 57ª Semana Jurídica destaca desconstrução do Estado Democrático de Direito
  08h44 Ciclo de Estudos Críticos Animais está com inscrições abertas
  09h10 Simpósio Internacional debate doenças, obesidade e envelhecimento
  17h39 Simpósio de Humanização em Saúde em junho
  17h11 Banco de Leite Humano do HU/UEL precisa de doações
  08h33 Abertas até dia 24 inscrições do Parlamento Universitário 2019
  14h16 Pint of Science começa hoje em 84 cidades brasileiras
  11h21 Seti: consulta pública sobre Lei Estadual de Inovação
  11h09 Encontro de Saúde Mental reúne pesquisadores e especialistas da área
  10h39 Exposição fotográfica no NDPH (CCH)
  19h01 Curso sobre Ecologia e Conservação de peixes
  09h57 Departamento oferta curso de curso Excel 2016
  17h49 Cops divulga gabarito oficial de concurso da Prefeitura de Londrina
  11h14 3º Concerto da Temporada Ouro Verde une OSUEL e Banda Champagnat
  09h11 Professor da USP abre Congressos sobre Educação Física Escolar
D
DESTAQUES ::.

TCC: Pesquisa expõe vozes femininas sobre violência

Produções japonesas: fantástico, maravilhoso e estra

Jornal Notícia - 1.394

Dinâmica social de Londrina é tema de projeto da Soc
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br