Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

09/05/2019

Convênio entre UEL e Prefeitura moderniza administração pública municipal

Reitor Sérgio Carvalho avaliou a importância da parceria, durante cerimônia de assinatura

A UEL e a Prefeitura de Londrina assinaram nesta quinta-feira (9), na Prefeitura de Londrina, termo de convênio que prevê o desenvolvimento de projetos de modernização técnica da administração pública municipal com vistas à revisão e modernização de processos e tecnologias, capacitação de servidores e economia de recursos.

O projeto será executado ao longo dos próximos 20 meses e envolve oito professores e 26 estudantes de graduação e pós-graduação bolsistas integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP), do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). Ao todo serão desenvolvidas mais de 84 mil horas de trabalhos ao custo de R$ 1,2 milhão, que será pago em 20 parcelas de R$ 60,66 mil.

O termo é resultado direto de um trabalho que teve início em setembro de 2017, com o desenvolvimento de análises e estratégias que reduziram o tempo médio das licitações, a partir da melhoria da organização dos processos de compras públicas, impactando nos preços pagos por produtos e serviços, com economia de pelo menos R$ 8 milhões para os cofres municipais.

Pelo termo assinado nesta quinta-feira a equipe do Nigep desenvolverá e implementará nove projetos envolvendo várias secretarias municipais. O primeiro projeto prevê a modernização técnica da prefeitura, incluindo a captação de recursos junto ao BNDES para investimento em novos equipamentos e tecnologia.

Os demais projetos envolvem auditoria na folha de pagamento, diagnóstico do Plano de Carreiras dos servidores, modernização do sistema de compras, padronização do sistema de compras na saúde, implementação de um cadastro imobiliário junto à Secretaria de Fazenda e implantação de sistema de custos nos setores da educação e saúde.

O convênio prevê ainda a realização de um diagnóstico dos processos administrativos da Secretaria Municipal de Obras e um projeto de gestão de qualidade e de segurança de alimentos na merenda escolar. Este último item deverá padronizar normas, além de treinar e qualificar os servidores da Secretaria de Educação.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, o termo de cooperação representa a junção de expertises da academia e dos servidores municipais para melhorar a eficiência dos serviços oferecidos ao cidadão, com redução de custos. "A economia será revertida para a cidade, reinvestida em forma de serviços", definiu o prefeito.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destacou que o termo assinado é uma forma da Universidade dar respostas práticas à sociedade, em forma de serviços. Segundo o reitor, é importante criar um círculo virtuoso em que as pesquisas realizadas possam ser absorvidas no cotidiano da população. "Nossa preocupação é sempre ir além da sala de aula porque isso melhora a formação do estudante, atualiza o professor e presta um serviço de relevância ao conjunto da sociedade", afirmou.

O secretário de gestão pública de Londrina, Fábio Cavazotti, explicou que o convênio entre a prefeitura e a UEL é importante porque a demanda da administração municipal é grande e urgente e implica em planejamento para atender as necessidades. Para a coordenadora do Nigep, professora Vera Suguihiro, o termo estabelecido nesta quinta-feira materializa a função social da Universidade, que precisa andar de mãos dadas com a gestão municipal.

"Cumprimos o nosso papel de qualificar estudantes. Estamos inseridos com a produção de um projeto riquíssimo e vivenciando o cotidiano da administração municipal", destacou a professora Vera, acrescentando que todo o trabalho será realizado com apoio e respaldo dos servidores das várias secretarias envolvidas, que conhecem as demandas e serão os responsáveis por apontar os problemas do dia a dia.

Participaram a cerimônia de assinatura, no gabinete do prefeito, a diretora do Cesa, Tânia Lobo Muniz, o professor Saulo Vieira, do curso de Administração e integrante do Nigep e a diretora presidente da FAUEL, professora Graça Maria Simões Luz. Também estiveram presentes na assinatura, o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, secretários municipais e representantes do Observatório de Gestão Pública de Londrina.