Pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva e em Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realizam levantamento para verificar as condições de saúde e os hábitos de vida dos estudantes de graduação da UEL. O levantamento será feito por meio de questionário online até o próximo dia 19 de junho e pretende identificar problemas relacionados à saúde mental dos estudantes como desânimo, depressão, tristeza, falta de iniciativa e até tentativa de suicídio. A pesquisa conta com o aval da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), que desde o ano passado, faz ações preventivas e de acolhimento junto aos alunos.
Segundo o professor Camilo Molino Guidoni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, coordenador do Centro de Informações e Assistência Toxicológica, do Hospital Universitário (HU/UEL), a ideia teve origem na observação das condições de saúde dos jovens. Atestados médicos e uso de medicamentos psicoativos para tratamento de depressão, ansiedade, estresse, insônia, síndrome do pânico, entre outros tem aumentado entre a população mais jovem. A proposta é quantificar a saúde mental, visando futuras ações preventivas e de tratamento.
Os pesquisadores pretendem divulgar o levantamento entre os estudantes, estimulando-os a responder o questionário. De acordo com o professor, a ideia é que metade dos cerca de 14 mil acadêmicos da UEL participem da pesquisa, o que seria um percentual razoável para se concluir informações sobre a amostragem. Para participar basta o estudante acessar o questionário online. Não é necessário identificação, a não ser que o acadêmico tenha interesse em participar de um sorteio oferecido pelos proponentes.
O professor adianta que a pesquisa permitirá identificar dados como transtorno depressivo, consumo de medicamentos, uso de substâncias psicoativas, esgotamento físico e mental (Síndrome de Burnout), violência sofrida e qualidade de sono. Além destas informações, o trabalho mostrará variáveis demográficas como moradia, formas de acesso à Universidade - ENEM ou Vestibular - e a orientação sexual.
Ainda de acordo com o professor, outro objetivo é a formação de recursos humanos capacitados para trabalhos de pesquisa na área de Saúde Coletiva. Participam da pesquisa estudantes de graduação (Iniciação Científica), sete estudantes de programas de mestrado e um de doutorado.
O questionário online está disponível no endereço GRADUA, podendo ainda ser respondido em outras plataformas: instagram @graduaUEL (fb.me/graduaUEL). Outras informações no portal GraduaUEL.