Londrina, Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020 -  Busca

23/04/2019

Laboratório de Peixes concorre a prêmio nacional

Equipe do LABBEP busca vacina para imunizar tilápia, espécie mais consumida no Brasil

O Laboratório de Bacteriologia de Peixes (LABBEP) da UEL, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), é um dos finalistas do Prêmio Inovação Aquícola 2019, que será anunciado oficialmente no próximo dia 15 de maio, durante a feira Aquishow Brasil 2019, que será realizada em Santa Fé do Sul (SP), considerado o maior evento de aquicultura de água doce da América Latina. O LABBEP concorre na categoria Academia com a pesquisa Desenvolvimento e validação de uma vacina bivalente contra dois sorotipos de Streptococcus agalactiae em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus).

O trabalho dos pesquisadores da UEL tem o objetivo de desenvolver uma vacina capaz de imunizar tilápias - peixe de água doce mais consumido pela população brasileira - das principais doenças que atacam os criadouros, dois subtipos (sorotipos Ib e III) de estreptococose e da franciselose, causadas por bactérias e que podem provocar sérios prejuízos aos produtores. Embora não existam relatos de malefícios aos seres humanos, a vacina é recomendada por ser um tratamento acessível, proporcionando rentabilidade e maior taxa de sobrevida dos peixes.

O Laboratório já desenvolveu vacina bivalente contra a estreptococose (com eficácia de 98%) e a expectativa é concluir os testes para apresentar ao mercado nova tecnologia capaz de combater as três principais bactérias que afetam a produção comercial de tilápias.

O coordenador do LABBEP, professor Ulisses de Pádua Pereira, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, explica que Streptococcus agalactiae (principal causador da estreptococose) é uma bactéria que permanece externamente às células dos peixes, enquanto a bactéria causadora da franciselose tem capacidade de sobreviver e se multiplicar intracelularmente, o que dificulta o estudo. Os testes buscam testar a eficácia da vacina.

Juntamente com a UEL, outros sete centros de pesquisas do país estão disputando a premiação. Além do desenvolvimento de vacinas, o LABBEP trabalha com outras duas linhas de pesquisa. A bioinformática, que sequencia genoma de bactérias, com o objetivo de controle e prevenção de doenças. Outra linha é o desenvolvimento e validação de probióticos, produtos que utilizam microorganismos vivos os quais irão resultar em efeitos benéficos para os peixes, sejam no estímulo do sistema imune, competição na microbiota intestinal ou no auxílio ao aproveitamento dos nutrientes ingeridos. Outras informações sobre a premiação podem ser conferidas neste site.

16h13 Colegiado de Nutrição promove curso sobre formação profissional
  13h51 04/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h12 Produção do CECA integra professores, estudantes e comunidade
  12h15 Ensino, sociologia e atividade pedagógica são temas de evento internacional do Lenpes
  14h57 PRÉ-SIMVAS destaca o bem-estar animal e reúne estudantes de Veterinária, Biologia e Zootecnia
  17h47 Parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina atende trabalhadores da região
  16h15 Curso online sobre plantão psicológico contabiliza 160 participantes
  15h43 Convocados 73 candidatos na 8ª chamada do Vestibular 2020
  13h42 03/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h42 Pesquisadores mapeiam segurança alimentar junto a estudantes da rede municipal
  11h13 Professora do CEFE aborda a classificação funcional no esporte adaptado
  11h18 A pandemia sob o olhar do historiador: como o presente será contado no futuro?
  11h36 Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU/UEL expande teleconsultas a pacientes
  13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate