Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 26 de Maio de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/04/2019  

As religiões estão na pauta

José de Arimathéia

Os professores Sérgio Junqueira, Fabio Lanza e Donizete Rodrigues: a Universidade promove o debate e cumpre seu papel

Entre 9 e 11 de abril, a UEL sediou o Seminário Internacional de Práticas Religiosas no Mundo Contemporâneo, promovido pelo Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades, coordenado pelos professores Cláudia Neves da Silva (Departamento de Serviço Social), Fabio Lanza (Departamento de Ciências Sociais) e Letícia J. Storto (Departamento de Letras UENP - Cornélio Procópio), em colaboração com a Universidade da Beira Interior (Portugal) e com a York University (Canadá). O evento trouxe pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras para debater o tema "Política, Religiões e Religiosidades", com destaque à mesa de abertura "Estado laico e a relação com as religiões: Brasil, Portugal e Canadá".

O debate em torno do tema central também foi sobre a disciplina de Ensino Religioso - ER. Para o professor Sérgio Junqueira, do Instituto de Pesquisa e Formação de Educação e Religião (Curitiba), um dos convidados do Seminário, não se trata de deixar de ensinar, mas compreender a religiosidade como fenômeno social. Afinal, ele lembra que, embora a proclamação da República tenha separado Igreja e Estado, o ER foi reintroduzido nas escolas públicas em 1931, por decreto do então presidente Getúlio Vargas. A Constituição Federal de 1988 (artigo 210, parágrafo 1 o) indica a permanência do ER e "Nem o nome pode mudar", anota o professor. A mesma Constituição que, em seu artigo 19 (inciso I), declara laico o Estado brasileiro.

Já o professor Donizete Rodrigues (Universidade da Beira Interior) conta que, em Portugal, o Ensino Religioso é optativo, mas existe uma "pseudolaicidade", ou seja, embora seja constitucionalmente um Estado laico e não haja discriminação contra as denominações menores, é notória a hegemonia da Igreja Católica que, por exemplo, tem representantes na esfera pública, onde outras igrejas não têm. Ele lembra, por exemplo, a força popular do fenômeno de Fátima, que influencia o próprio Estado português e outros: "Todos os Papas foram ao Santuário de Fátima após o fenômeno", destacou.                       
      
Observamos novas vivências e práticas religiosas, como o sincretismo ou as manifestações que não exigem um templo. Apesar disso, as formas mais tradicionais não perderam sua importância
      

Lá, as denominações evangélicas possuem pouca visibilidade e, diferente do Brasil, tais igrejas podem possuir canais de mídia, mas não podem ter partidos políticos nem ter membros das igrejas como candidatos. Portanto, em Portugal, não é possível existir, por exemplo, uma "bancada evangélica". Não há conflitos; simplesmente as minorias religiosas não têm força. Destaca a Concordata entre a Santa Sé e Portugal, de 2004, um tratado bilateral que substituiu um anterior (de 1940), que redefiniu as relações entre os cidadãos e as instituições católicas com o Estado português.

Para o professor Rodrigues, a Concordata é uma "aberração jurídica" (conflitua com a Constituição em muitos pontos) se for considerada, por exemplo, a isenção de impostos dada à Igreja Católica para atividades econômicas não ligadas diretamente às práticas religiosas e os recursos públicos destinados a ela.

PROJETO DE SOCIEDADE

A discussão da disciplina (ou módulo curricular) de Ensino Religioso não inclui somente Estado e escola - há que se considerar, na equação, as igrejas envolvidas. Porém, o professor Junqueira observa que, no Brasil, o ensino nas escolas públicas não interessa a todas. "A maior parte das igrejas evangélicas não querem saber de ensino religioso; querem a escola como espaço formal e promover sua própria Pedagogia. O projeto evangélico é outro, as igrejas 'emergentes', pentecostais ou neopentecostais, querem uma nova sociedade", expõe. Um exemplo, segundo Junqueira, está na constatação que ele fez da crescente presença da música gospel em salas de aula de escolas públicas, inseridas por professores.

Para o professor Fabio Lanza, a escola pública tem forte conexão com a política mas, ao mesmo tempo, é um espaço em conflito. A disputa das religiões pelo espaço existe, mas a escola pública deve garantir espaço e acesso a todas as manifestações religiosas, representatividade a todas as crenças e combater ações de intolerância, proselitismo e violência a partir das identidades religiosas.

SECULARIZAÇÃO

Outro fenômeno observável tanto no Brasil quanto na Europa é a secularização - diferente do movimento de laicidade. Donizete Rodrigues explica que ele pode ocorrer em dois níveis distintos: no Estado ou na sociedade. E cita a Suécia como exemplo, país onde deu aulas: o Estado é luterano, mas sobrepõe ao poder da Igreja. Por outro lado, a sociedade continua religiosa, mas há os que não professam nenhuma crença, mesmo pagando uma "taxa de filiação" para a Igreja.

Existem Estados seculares e confessionais em todos os continentes da Terra. Alguns chegaram a ser seculares mas voltaram atrás. Outros possuem status um tanto ambíguo, como Israel, Alemanha e Finlândia. Nestes dois últimos, as igrejas têm o direito de cobrar tributos.

A secularização da sociedade, por sua vez, é um fenômeno sociológico interessante para Rodrigues. "Observamos novas vivências e práticas religiosas, como o sincretismo ou as manifestações que não exigem um templo. Apesar disso, as formas mais tradicionais não perderam sua importância", apenas ressignificaram, explica. O sincretismo é fácil de observar: um católico que faz ioga é um exemplo. E o Canadá ilustra o segundo caso: os templos estão diminuindo, mas isso não significa que a população esteja menos religiosa.

O professor Lanza observa que a laicidade é sociologicamente diferente em cada lugar. E mesmo onde o Estado não é laico, pode haver mecanismos de controle que tornem as relações mais igualitárias.

Já o professor Sérgio Junqueira pondera que o secularismo não pesa no debate do Ensino Religioso. Para ele, cabe aos professores e gestores proporcioná-lo, sem torná-lo confessional, e destaca que hoje os alunos estão mais atentos e rejeitam ações e materiais didáticos neste sentido, demandando uma abordagem não confessional.

AVANÇAR NO DEBATE

Fabio Lanza acrescenta que iniciativas como estas (o Seminário, o LERR, e ações da Universidade) promovem o debate e cumpre seu papel de pesquisar, ensinar e fomentar uma sociedade democrática. O curso de Ciências Sociais da UEL, por exemplo, possui, desde este ano, uma disciplina obrigatória de Diversidade Religiosa. Outros avanços no Brasil, realçados pelo professor, são a criação de Licenciaturas em Ciências da Religião, para formar professores para o Ensino Religioso, e a Base Nacional Curricular Comum. Apesar de este ensino ser previsto em lei há décadas, só em 2017 foi definido o que ensinar, e só em 2018 quem vai ensinar.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.392. Confira a edição completa:




rodapé da notícia

  16h47 Seminário de Pesquisas: Inscrições abertas até 5 de junho
  16h40 Projeto da UEL incentiva adoção sem preconceitos e estigmas
  15h52 TCC: Pesquisa expõe vozes femininas sobre violência
  17h17 Produções japonesas: fantástico, maravilhoso e estranho
  15h18 Tendências para o profissional do futuro é tema de evento na UEL
  17h21 Foto Estrela tem mais de cinco mil imagens digitalizadas pelo Museu Histórico
  10h11 CNPq lança Editais de bolsas de Produtividade em Pesquisa e Sênior
  09h49 Orquestra Londrinense de Viola Caipira abre Semana do Café
  15h12 Planetário de Londrina divulga exibições para públicos infantil e adulto
  08h44 Projeto recruta pais de crianças com transtorno do espectro Autista
  15h23 Jornal Notícia - 1.394
  15h40 UEL fica em 3º lugar nos Jogos Universitários do Paraná
  15h26 Semana de Secretariado Executivo está com inscrições abertas
  14h58 Departamentos do CCB promovem curso sobre Ciências Naturais
  14h54 Escola Municipal de Dança apresenta Coppélia no Ouro Verde
  14h47 Professor argentino abre Simpósio Internacional de Patologia
  13h31 Museu Histórico de Londrina recebe programação da Semana do Café
  13h19 Pesquisa online faz levantamento sobre saúde mental de estudantes de graduação
  09h41 Cine Com-Tour/UEL exibe drama francês
  15h29 Ciclo de Palestras Satélite tem convidados do Canadá e Inglaterra
  15h22 Semana Jurídica promove discussão sobre relativização dos Direitos Fundamentais
  15h04 Professor da USP abre Congressos sobre Educação Física Escolar
  15h30 Semana do Café no Museu Histórico de Londrina/UEL
  09h33 Prorh abre inscrições para curso sobre organizações públicas
  09h26 Farmácia Escola da UEL fornece 50 medicamentos do SUS
  08h54 Inscrições para o Prêmio Paranaense de C&T terminam terça-feira (28)
  16h04 Abertas inscrições para 27 programas de mestrado e doutorado
  16h05 Educação Física terá alteração na 2ª Fase do Vestibular
  11h32 Museu Histórico de Londrina divulga programação da Semana do Café 2019
  08h58 57ª Semana Jurídica destaca desconstrução do Estado Democrático de Direito
  08h44 Ciclo de Estudos Críticos Animais está com inscrições abertas
  09h10 Simpósio Internacional debate doenças, obesidade e envelhecimento
  17h39 Simpósio de Humanização em Saúde em junho
  17h11 Banco de Leite Humano do HU/UEL precisa de doações
  08h33 Abertas até dia 24 inscrições do Parlamento Universitário 2019
  14h16 Pint of Science começa hoje em 84 cidades brasileiras
  11h21 Seti: consulta pública sobre Lei Estadual de Inovação
  11h09 Encontro de Saúde Mental reúne pesquisadores e especialistas da área
  10h39 Exposição fotográfica no NDPH (CCH)
  19h01 Curso sobre Ecologia e Conservação de peixes
  09h57 Departamento oferta curso de curso Excel 2016
  17h49 Cops divulga gabarito oficial de concurso da Prefeitura de Londrina
  11h14 3º Concerto da Temporada Ouro Verde une OSUEL e Banda Champagnat
  09h11 Professor da USP abre Congressos sobre Educação Física Escolar
D
DESTAQUES ::.

TCC: Pesquisa expõe vozes femininas sobre violência

Produções japonesas: fantástico, maravilhoso e estra

Jornal Notícia - 1.394

Dinâmica social de Londrina é tema de projeto da Soc
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br