Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

17/04/2019

Convênio amplia projeto Atletismo Londrina

Presidente do IPCE (ao centro) visitou a pista do CEFE na última sexta, sendo recebido por professores e pelo vice-reitor Décio Sabbatini

A UEL e o Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE), juntamente com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) assinam nesta quarta-feira (17) um protocolo de intenções para ampliar o projeto Atletismo Londrina estendendo o raio de atuação para todo o norte do Paraná. O documento estabelece que será realizada a capacitação e formação continuada de técnicos que atuam em projetos esportivos e de lazer. O termo será assinado nesta quarta, às 15 horas, no Instituto do Esporte, em Curitiba.

Segundo o diretor do Centro de Educação Física (CEFE) da UEL, Leandro Altimari, o protocolo é resultado de uma visita do diretor presidente do IPCE, Helio Renato Wirbiski, ao Campus Universitário, na última sexta-feira (12), quando a estrutura do Governo do Paraná transferiu as decisões para Londrina, por ocasião da Exposição Agropecuária. Na ocasião o diretor presidente se reuniu com a equipe do CEFE e com o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa.

Segundo Leandro, o protocolo prevê o aproveitamento da Pista de Atletismo do CEFE e a experiência da Equipe Atletismo Londrina, que busca revelar talentos de alto nível, além de incentivar a prática do atletismo para crianças e adolescentes.

"O objetivo é ampliar o atendimento com a perspectiva de tornar o projeto um modelo para ser aplicado em outras regiões do estado, fortalecendo o que já é realizado em Londrina", definiu o professor. O trabalho representa uma parceria entre a UEL, a Fundação de Esporte e o Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC), que tem sede em Londrina, que realiza treinamentos visando a formação de atletas, atendendo inclusive adolescentes e crianças de bairros da periferia.

Estrutura - além do conhecer o trabalho específico do atletismo, Helio Renato Wirbiski, visitou o Centro de Educação Física da UEL que desenvolve um trabalho de ensino e pesquisa da área. O curso oferece Licenciatura e Bacharelado em Educação Física reunindo 837 alunos de graduação e outros 150 de pós-graduação Stricu e Lato sensu, além de 70 professores que atuam em várias áreas de pesquisa relacionada à saúde e desenvolvimento esportivo.

"Demonstramos as demandas de reformas e de ajustes da nossa estrutura que sofrem o desgaste do tempo", explicou. O diretor presidente do IPCE conheceu o Ginásio de Esportes José Coaracy, que necessita de melhorias na cobertura e no piso da quadra coberta. Ele também visitou a piscina Olímpica e o Ginásio João Santana, localizado no lado externo do CEFE. O secretário ainda visitou a pista de atletismo que deverá receber competições ranqueadas nos próximos meses.