Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2019 -  Busca

15/04/2019

UEL demonstra potencial acadêmico na Expolondrina

Equipe da UEL se reuniu com secretário de saúde (ao centro) para debater recursos para o HU

Mais de 2 mil pessoas participaram dos eventos organizados por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da UEL durante a Expolondrina 2019, que terminou neste domingo (14), no Parque de Exposições Ney Braga. Pesquisadores, servidores técnico administrativos e estudantes foram responsáveis por uma extensa grade de palestras técnicas, oficinas e cursos sobre temas ligados ao agronegócio e empreendedorismo, como parte da programação oficial da feira, que atingiram um público superior a 600 pessoas. O trabalho foi realizado em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

As atividades envolveram mais de 100 professores e estudantes de cinco Centros de Estudos que se revezaram para organizar a grade técnica e para atender ao público visitante nos últimos 10 dias. A professora Cristianne Cordeiro do Nascimento, diretora de planejamento e integração acadêmica da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), uma das organizadoras da Via Rural, afirma que a tarefa foi cumprida com êxito considerando o grande volume de visitantes diários, sobretudo de escolas em passeios monitorados. O foco do trabalho foi levar ao grande público informação organizada sobre desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação.

Outro destaque da Via Rural foi o espaço Saúde, que demonstrou pela primeira vez os serviços prestados pelo Hospital Universitário (HU) da UEL. Durante a feira os visitantes tiveram acesso a informações sobre o funcionamento do Hemocentro, doação de órgãos e de tecidos para transplante. Também foram divulgadas ações do Banco de Leite Materno, sobre prevenção de queimaduras, câncer de pele e de doenças cardiovasculares e alerta sobre atendimento de emergência em casos de parada cardiorrespiratória.

Impacto - além da demonstração dos serviços e de projetos acadêmicos, a participação da UEL também se deu no campo político. Durante a semana foram realizadas dezenas de reuniões e encontros de dirigentes da UEL com representantes do estado, que transferiu o Governo do Paraná para o parque Ney Braga no período de 10 a 12 de abril. O reitor Sérgio Carvalho participou de várias reuniões e encontros, inclusive com a participação do governador Ratinho Júnior.

O futuro superintendente da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), professor Aldo Bona, passou parte da semana despachando do espaço projetado para reuniões e encontros no interior da Via Rural. A sala foi usada inclusive pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Roberto Urtigara. O espaço também abrigou encontros sobre temas inovação e empreendedorismo.

Produtores culturais e representantes da UEL se reuniram com o secretário estadual da cultura

Cultura - além de toda a agenda técnica e política, o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, participou na última quinta-feira (11) de um encontro entre produtores culturais de Londrina com o Secretário Estadual de Comunicação e Cultura, Hudson José. Também participou da reunião a Superintendente de Cultura, Luciana Pereira, e o secretário municipal de cultura de Londrina, Caio Julio Cesaro.

Durante o encontro foram discutidas as perspectivas para a realização do Festival de Música de Londrina e do Festival Internacional (FILO), que completou 50 anos em 2018, com sua edição adiada por falta de recursos. O secretário afirmou que os acontecimentos mais expressivos da cultura local terão prioridade na pasta da cultura, ressaltando que a presença da UEL, como integrante das ações, cedendo espaço, infraestrutura e mão de obra, representa o estado nestes eventos.

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores