Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

12/04/2019

Pesquisa reconhece produção científica da UEL

A UEL e a UEM estão entre as 30 instituições que mais produzem pesquisa científica no Brasil, segundo estudo divulgado pelo jornal da Universidade de São Paulo (USP). Os dados foram retirados da base Web of Science, plataforma referencial de citações científicas, no período de 2014 a 2018. A plataforma também aponta que o professor Daniel Granato da estadual de Ponta Grossa (UEPG) está entre os professores mais citados do mundo.

Segundo o futuro superintendente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona, o resultado representa o reconhecimento do trabalho das universidades. "Temos grandes pesquisadores por isso ganhamos destaque nas avaliações nacionais e internacionais. Tudo isso é decorrente do apoio do Governo e do excelente trabalho desenvolvido nas instituições estaduais".

Das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos cinco anos, 36 são universidades federais, 7 estaduais, 1 particular, 5 institutos de pesquisa ligados ao Governo Federal, além de 1 instituto federal de ensino técnico.

A USP é a universidade que lidera o levantamento, com participação em mais de 20% das pesquisas publicadas no país. A pesquisa também destaca que, segundo Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, 80% dos pesquisadores do país estão nas universidades. A UEM ocupa a 25ª posição da tabela com 3.656 documentos produzidos no período, logo em seguida aparece a UEL na 29ª colocação com 3.168 documentos. As duas universidades, juntas, representam 3% da produção científica total do país.

A UEL mantém hoje 50 programas de Pós-graduação, com 29 cursos de doutorado, 40 mestrados acadêmicos e 7 mestrados profissionais. Ao todo são 433 Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela UEL. Em recursos humanos, a Universidade mantém atualmente 754 bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, dos quais 348 são bolsistas do CNPq, 320 da Fundação Araucária e 86 da própria UEL.

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação em exercício da UEL, Arthur Mesas, a universidade possui um alto padrão de qualidade em sua produção cientifica. "Temos um grupo de 118 professores que são bolsistas de Produtividade em Pesquisa e 11 que são bolsistas em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq, reconhecidos por sua produção científica. A quantidade e a qualidade dessas produções colocam a universidade em posição de destaque".

(Com informações da Assessoria de Comunicação da SETI)