Londrina, Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019 -  Busca

11/04/2019

Futuro Superintendente da SETI quer maior proximidade com sociedade civil

O futuro Superintendente da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), professor Aldo Bona, participou nesta quinta-feira (11) pela manhã de uma reunião com membros do Conselho de Administração (CA) da UEL, formado por diretores dos nove Centros de Estudos, pró-reitores e representantes dos Órgãos Suplementares e de Apoio. Ex-reitor da Unicentro, o futuro superintendente afirmou que a prioridade da sua gestão será o debate e implementação de uma política estadual de Ciência e Tecnologia, baseada no fortalecimento da relação com a sociedade. Ele defendeu também o planejamento de todas as ações, com efetiva transparência, para que a população possa ser uma aliada do sistema público de Ensino Superior do Paraná.

Aldo reforçou que o fato de ser ex-reitor, portanto ligado às Instituições Públicas do estado, fortalece as áreas de ensino, produção científica e de inovação. O superintendente confirmou que a equipe da SETI já discute um Marco Legal para Inovação e que paralelamente estuda a criação de uma Residência Técnica, Lato sensu, específica para formação de recursos humanos da área de inovação. Ele comentou que o governador Ratinho já demonstrou bastante interesse na área de inovação e os impactos positivos de uma política sólida desta área.

Sobre a carga horária dos professores para o ano letivo 2019, Aldo Bona admitiu a necessidade de melhorar as 8300 horas-aula estabelecidas no Decreto 931, de março passado, e que é necessário discutir a viabilidade de nomeação de docentes e técnicos administrativos aprovados em concurso público, para repor as vagas abertas com aposentadorias. Por outro lado, ele demonstrou que será preciso considerar o teto constitucional das despesas do Estado, bastante engessado com o orçamento 2019, aprovado no governo anterior.

"Vamos precisar estabelecer parâmetros claros para as Instituições de Ensino Superior, respeitando a Autonomia Universitária", definiu. Respondendo a questões levantadas pelos membros do CA da UEL, o futuro superintendente comentou sobre experiências de terceirização de serviços, medida adotada emergencialmente em algumas Instituições. Ele explicou que em alguns setores, como vigilância, limpeza e manutenção, funcionam, mas que é preciso considerar que neste caso ocorre aumento do custeio da Universidade, acarretando problemas financeiros.

Sobre a política de extensão a ser adotada nos próximos anos, o professor Aldo explicou que a área hoje está ligada à Coordenadoria de Tecnologia e Inovação da SETI e que a expectativa é manter programas e editais e rediscutir projetos bastante conhecidos como o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Nedji), Patronato e o Bom Negócio Paraná.

"Precisamos de parceiros. Estes programas estão fortemente vinculados a outras secretarias estaduais que entendemos que podem nos ajudar", adiantou. Em fevereiro passado, a SETI prorrogou estes quatro grandes projetos, vinculados ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), até 30 de junho.

Novas graduações - Respondendo sobre a expectativa da SETI para a criação de novos cursos de graduação, Aldo Bona explicou que a expansão será um grande desafio e está atrelada à revisão interna da demanda dos cursos já existentes. "Não há como falar em aumento sem debater estes problemas internos, de cursos com mais professores do que alunos em sala", comparou. A UEL tem hoje solicitações para a criação de pelo menos três novas engenharias - mecânica, química e de produção.

O reitor Sérgio Carvalho ressaltou, ao final da reunião, que vem dialogando intensamente com o futuro superintendente no sentido de buscar desenvolver uma Universidade de excelência. "Nossa missão é que os recursos sejam aplicados nas Instituições, fortalecendo o desenvolvimento do estado", afirmou o reitor, enaltecendo que a UEL será sempre parceira nos projetos que busquem a melhoria da qualidade de vida da população.

11h25 Inovatec.CCE promove inovação na área de negócio e serviços
  09h28 Renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  09h16 Ranking Internacional classifica UEL entre as 39 melhores da América Latina
  09h11 Curso para servidores ensina Ferramentas Google para Escritório