Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
10/04/2019  

UEL desenvolve estudo para implantação de aeroporto do Sudoeste do PR

Agência UEL

Reunião na última terça (9), na Secretaria de Infraestrutura e Logística, definiu os passos para do futuro Aeroporto Regional do Sudoeste

Relatório Técnico elaborado pelo professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL, André Silvestri, vai ser utilizado por uma equipe do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para o desenvolvimento de uma nova metodologia para seleção de áreas onde possam ser implantados aeroportos. Uma reunião na última segunda-feira (8), na Secretaria de Infraestrutura e Logística, em Curitiba, definiu os passos para a implantação do futuro Aeroporto Regional do Sudoeste do Paraná, que deverá ser construído entre Pato Branco e Francisco Beltrão, beneficiando diretamente 57 municípios do estado, além de Santa Catarina.

O estudo realizado pelo professor da UEL foi feito em 2007, a partir de solicitação da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP). O relatório foi posteriormente atualizado no ano passado, considerando a região e seu potencial de demanda, condições meteorológicas, infraestrutura e o levantamento topográfico. De acordo com o professor, estudos do gênero são bastante específicos. No Brasil somente uma equipe do ITA e a UEL, por meio de projeto coordenado por ele, realizam o chamado levantamento de sítios aeroportuários.

O professor explica que foram selecionados sete sítios. A partir deste mapeamento, foi criada uma matriz, onde se pode pontuar as áreas com vistas a definição do local exato, que deverá ser desapropriado pelo Governo Estadual. A Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão ligado à Presidência da República, contratou a equipe do ITA para a definição da área, a partir do levantamento elaborado pela UEL. Segundo o professor André Silvestre, este estudo do ITA resultará em uma nova metodologia para seleção de áreas aeroportuárias, utilizando o método Analytic Hierarchy Process, que auxilia na tomada de decisões complexas.

O futuro aeroporto do Sudoeste, que ainda depende de definição de local, desapropriação de área, construção e implantação deverá beneficiar diretamente 820 mil pessoas. Os estudos apontam para a necessidade de um Aeroporto Regional, de porte menor e com capacidade para atender o entorno.

Professor André Silvestri começou a trabalhar na área em 1994

O professor trabalha com planejamento aeroportuário desde 1994. Ele é autor do projeto e da compatibilização dos projetos dos aeroportos de Londrina, Joinvile e da reforma e ampliação dos aeroportos de Navegantes, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Cascavel. O interesse pelo assunto teve origem em 1984, durante a graduação, no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL, quando ele teve a oportunidade de participar de um curso de extensão sobre projetos e infraestrutura de aeroporto com técnicos do ITA. A partir daí ele passou a pesquisar o tema. Na UEL o trabalho de planejamento aeroportuário é realizado por meio do Programa de Assistência à Sociedade (PAS), em convênio com a Fundação de Apoio à UEL (FAUEL). 


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br