O aparador Caju foi o projeto ganhador do Prêmio Movelpar de Design
O grupo Contemporar, ligado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, realiza a partir desta segunda-feira (8) uma exposição de cinco móveis produzidos pela equipe e que concorreram ao 1º Prêmio Movelpar de Design, realizado durante a Expoara 2019, em Arapongas, no mês passado. Uma das peças foi a vencedora da premiação e outra recebeu menção honrosa. As peças estarão expostas até o dia 12, na Biblioteca Central da UEL.
A produção envolveu mais de 25 pessoas, divididas em cinco equipes - formadas por um profissional convidado com experiência no mercado, um arquiteto do grupo, além de alunos da graduação e do mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UEL. Entre os convidados, dois são profissionais de escritórios renomados em São Paulo e um italiano formado na escola milanesa de Design. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Sebrae, com o objetivo de levar as pesquisas e projetos inovadores desenvolvidos na academia para dentro da indústria e atender empresas locais de Arapongas, considerado o segundo maior pólo moveleiro do país.
O grupo considera importante divulgar o trabalho para a comunidade universitária, como forma de difundir os estudos e pesquisas relacionados ao design e à arquitetura. Ainda como parte da programação da exposição, no dia 11, às 19h30, está prevista uma cerimônia direcionada a autoridades, designers autores e empresas parceiras.
Mostra - a exposição reúne a peça vencedora do prêmio, o aparador Caju, produzido para a empresa Carppem Movelaria; a peça Affective Data Table, destacada por menção honrosa, produzida para a Ambientare Planejados; o Sofá Ágora elaborado para a Apolo Estofados; o Sofá Modular Avesso, para a Eccenza Décor; e o Banco Vereda produzido para a empresa Aluminium Décor.
Grupo - o Contemporar é um grupo de estudos criado em 2007 com o objetivo de entender e explorar o impacto de conceitos e tecnologias contemporâneos sobre o processo de criação em Arquitetura e Urbanismo. Os trabalhos flutuam ao redor da experimentação e criação com emprego de tecnologias digitais, mais especificamente fabricação digital e parametrização, e com ferramentas conceituais emprestadas da filosofia contemporânea.
A preocupação atual do grupo é buscar explorar e adequar os processos de design às demandas de uma sociedade mais dinâmica e mais próxima à cultura de participação. A coordenação do Contemporar é do professor Rovenir Bertola Duarte, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.