Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 22 de Junho de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
08/04/2019  

Mostra reúne peças premiadas na Movelpar 2019

Agência UEL

O aparador Caju foi o projeto ganhador do Prêmio Movelpar de Design

O grupo Contemporar, ligado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo, realiza a partir desta segunda-feira (8) uma exposição de cinco móveis produzidos pela equipe e que concorreram ao 1º Prêmio Movelpar de Design, realizado durante a Expoara 2019, em Arapongas, no mês passado. Uma das peças foi a vencedora da premiação e outra recebeu menção honrosa. As peças estarão expostas até o dia 12, na Biblioteca Central da UEL.

A produção envolveu mais de 25 pessoas, divididas em cinco equipes - formadas por um profissional convidado com experiência no mercado, um arquiteto do grupo, além de alunos da graduação e do mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UEL. Entre os convidados, dois são profissionais de escritórios renomados em São Paulo e um italiano formado na escola milanesa de Design. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Sebrae, com o objetivo de levar as pesquisas e projetos inovadores desenvolvidos na academia para dentro da indústria e atender empresas locais de Arapongas, considerado o segundo maior pólo moveleiro do país.

O grupo considera importante divulgar o trabalho para a comunidade universitária, como forma de difundir os estudos e pesquisas relacionados ao design e à arquitetura. Ainda como parte da programação da exposição, no dia 11, às 19h30, está prevista uma cerimônia direcionada a autoridades, designers autores e empresas parceiras.

Mostra - a exposição reúne a peça vencedora do prêmio, o aparador Caju, produzido para a empresa Carppem Movelaria; a peça Affective Data Table, destacada por menção honrosa, produzida para a Ambientare Planejados; o Sofá Ágora elaborado para a Apolo Estofados; o Sofá Modular Avesso, para a Eccenza Décor; e o Banco Vereda produzido para a empresa Aluminium Décor.

Grupo - o Contemporar é um grupo de estudos criado em 2007 com o objetivo de entender e explorar o impacto de conceitos e tecnologias contemporâneos sobre o processo de criação em Arquitetura e Urbanismo. Os trabalhos flutuam ao redor da experimentação e criação com emprego de tecnologias digitais, mais especificamente fabricação digital e parametrização, e com ferramentas conceituais emprestadas da filosofia contemporânea.

A preocupação atual do grupo é buscar explorar e adequar os processos de design às demandas de uma sociedade mais dinâmica e mais próxima à cultura de participação. A coordenação do Contemporar é do professor Rovenir Bertola Duarte, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.


rodapé da notícia

  14h47 18/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h44 17/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h07 14/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h33 13/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h00 11/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br