Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
03/04/2019  

Novo ranking reconhece impacto social e econômico da UEL

Agência UEL

A Universidade Estadual de Londrina está classificada no grupo 201-300 entre as melhores universidades do mundo, de acordo com um novo ranking da The University Impact Rankings, divulgado nesta quarta (3). Neste ranking foram avaliadas mais de 450 instituições mundiais, sendo que apenas 15 delas são brasileiras. O desempenho das instituições pode ser acessado no site do THE.

Este novo ranking reconhece instituições de todo o planeta por seu impacto social e econômico, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A metodologia também é inédita: o resultado é baseado no desempenho dimensionado e pré-arredondado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 (Parceria para os Objetivos) e três Objetivos à escolha da instituição. No caso da UEL, os ODS escolhidos foram: 3 (Boa Saúde e Bem Estar), 4 (Educação de Qualidade) e 5 (Igualdade de Gênero). Nestes dois últimos, a Universidade ficou no grupo 101-200.

O THE enfatiza que a inclusão neste Ranking marca a instituição como pioneira global e demonstra seu compromisso não apenas em apoiar os ODS através de seu ensino, pesquisa e transferência de conhecimento, mas também incorporando os objetivos em práticas internas, políticas e procedimentos de sua instituição. Por isso, a UEL recebeu um "crachá" indicando seu status como participante inaugural.

A diretora de Avaliação e Informação Institucional, da Pró-reitoria de Planejamento, professora Elisa Eli Tanaka Carloto, explicou que este ranking novo, ao estratificar as diversas dimensões das instituições, destaca aqueles em que cada uma é mais forte, salientando sua missão e papel na sociedade em que está inserida. Contou ainda que a nova metodologia exigiu muito trabalho e dedicação, pois foi um questionário extenso e todas as respostas tiveram que ser documentadas. A Diretoria enviou links, fotografias, projetos, notícias, entre outros documentos.

ODS - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da agenda socioambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). Em vigor desde setembro de 2015, os ODS definiram os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.

A agenda socioambiental é formada por ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico, infraestrutura, industrialização, entre outros. Todos os 17 ODS estão listados no site das Nações Unidas.


rodapé da notícia

  16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h51 10/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br