Londrina, Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019 -  Busca

04/04/2019

Brinquedo terapêutico minimiza sofrimento em crianças internadas

COM-HU

O projeto é realizado nas unidades pediátricas do HU de Londrina e trata de uma atividade para minimizar o medo, estresse e ansiedade.

A partir do tema de pesquisa de monografia da residente em Enfermagem em Saúde da Criança, Ester Leonardo, em 2014, surgiu a necessidade urgente de um projeto para abordar as crianças hospitalizadas, usando a linguagem que elas entendem por meio de técnica lúdica. Em 2015 iniciou-se o projeto Utilização do Brinquedo Terapêutico em Crianças Hospitalizadas em uma Unidade Pediátrica, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão UEL que está em vigência.

Pesquisas comprovam que crianças que participam do preparo previamente respondem melhor aos procedimentos do que aquelas que não participaram do momento inicial. Apesar de muitos estudos mostrarem benefícios, essa prática ainda não está institucionalizada na rotina das unidades pediátricas. O projeto é realizado nas unidades pediátricas do Hospital Universitário de Londrina e trata de uma atividade para minimizar o medo, estresse, ansiedade, orientar sobre a hospitalização e tirar dúvidas da criança e do acompanhante sobre os procedimentos aos quais a criança poderá ser submetida, seguindo todas as etapas da técnica da aplicação do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI).

A coordenadora do Projeto de Extensão, professora Rosangela Aparecida Pimenta Ferrari (Departamento de Enfermagem), afirma que "para aplicar o brinquedo é solicitada a autorização da família e identificado se a criança está em condições de participar naquele momento, pois a atividade deve garantir o conforto e bem estar dentro das possibilidades terapêuticas. Para ela é o brincar, para nós nesse momento com o boneco (a) personalizado conforme sua condição de tratamento, interagimos para captar os sentimentos e dúvidas e fazemos as orientações", explica.

O projeto está aberto para todos os estudantes da área da Saúde desde o primeiro ano até o fim do curso. Para novos participantes, as aulas teóricas são ministradas quinzenalmente durante dois meses, simultaneamente, os ingressantes acompanham os estudantes de graduação ou enfermeiras residentes que atuam nas unidades pediátricas. Após esse período, o aluno aplica o BTI com acompanhamento e, sendo apto nas habilidades teórico-práticas, é inserido nas escalas semanais. Após esse período, o estudante participa das reuniões científicas  mensais  para ajustes da aplicação, da escala e discussões sobre o cuidado da criança hospitalizada.

"O BTI não é uma brincadeira, ele funciona mesmo. A gente usa o boneco para explicar  o por que ela está internada, qual procedimento será realizado, afim de tirar o medo do desconhecido e funciona na prática, a criança fica totalmente tranquila durante a internação", diz Karolaine Fernanda Marques, bolsista do projeto.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.391. Confira a edição completa:

11h25 Inovatec.CCE promove inovação na área de negócio e serviços
  09h28 Renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  09h16 Ranking Internacional classifica UEL entre as 39 melhores da América Latina
  09h11 Curso para servidores ensina Ferramentas Google para Escritório
  08h17 Laboratório de Performance apresenta concerto de piano e sax
  08h07 Proppg divulga nova etapa de seleção para bolsas de Iniciação Científica
  15h38 Estudantes de Artes Visuais realizam exposição sobre Arte Barroca
  16h13 Projeto Seda Brasil representa UEL na Expo Japão 2019
  14h18 Maioria de trabalhos selecionados em Mostra de Pesquisas é da UEL
  17h10 35ª Semana de Geografia: inscrições abertas
  08h09 Jornada debate impactos de intercâmbio entre Brasil e Argentina