Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

29/03/2019

UEL amplia em 38% número de vagas do Curso Especial Pré-Vestibular

Aumento no número de vagas foi autorizado pelo reitor Sérgio Carvalho

A UEL vai ampliar em 38% o número de vagas do Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV) que passará a atender este ano 622 estudantes, contra 450 em 2018. O aumento foi autorizado pelo reitor Sérgio Carvalho nesta quinta-feira (28), um dia antes da divulgação final do edital do processo de seleção, que este ano registrou procura consideravelmente maior em relação ao ano de 2018.

Este ano mais de mil estudantes fizeram a prova de Conhecimento Gerais, de caráter classificatório, no último dia 24 de março. Antes, eles passaram pela análise socioeconômica, que é realizada pela equipe do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC).

O resultado sai hoje na página do CEPV (CEPV). Já a matrícula dos classificados será no próximo dia 5 de abril, das 13 às 21 horas, na Secretaria do CEPV/UEL, no Campus Universitário.

As aulas terão início a partir do próximo dia 8 de abril, em novo local, no Anfiteatro do PDE, no Campus Universitário, para dar conta da demanda maior de estudantes. Serão 379 alunos no período noturno e outros 243 no vespertino. Segundo o reitor Sérgio Carvalho, o cursinho pré-vestibular representa um acolhimento fundamental para o estudante interessado em galgar uma carreira de nível superior e não tem condições de pagar por um ensino preparatório particular.

O CEPV da UEL foi criado em 1996, como um serviço prestado às comunidades de Londrina e região, ligado academicamente à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade. A equipe de professores é composta por estudantes da própria UEL, que recebem uma bolsa para desenvolver o trabalho. A história demonstra os bons resultados desta iniciativa com milhares de aprovações de alunos, que conseguiram atingir o objetivo de entrar e concluir o ensino superior.

No último vestibular, dos 280 estudantes que prestaram na UEL, 113 conseguiram êxito de serem aprovados até a terceira chamada. Além da qualidade das aulas, o bom resultado pode ser creditado à carga horária de 25 horas semanais, além do material didático próprio, composto por três apostilas de 550 páginas cada, que trazem o conteúdo das 15 disciplinas de Ensino Médio exigidas no Vestibular da UEL.

Aulas são ministradas por alunos dos cursos de graduação

Segundo a diretora do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, o perfil do estudante do curso pré-vestibular da UEL é diferente do aluno das escolas privadas. Para ter direito à preparação, o candidato passa por análise socioeconômica e posteriormente por prova escrita. Na avaliação de Rita, mais que preparar o aluno para entrar na Universidade, as aulas solidificam o conhecimento aprimorando conceitos e conteúdos do Ensino Médio.

De acordo com Rita, este ano o cursinho registrou grande aumento na procura pelos formulários, que saltaram de cerca de mil para 2.750 em relação ao ano de 2018. Para a Pró-reitora de Extensão, professora Mara Solange Delaroza, esta procura maior é consequência direta do impacto financeiro sobre o orçamento das famílias, daí a necessidade da UEL dar uma resposta com a ampliação de vagas. "É um esforço para possibilitar ao jovem ascender para o nível de ensino superior, além de proporcionar uma base sólida para a entrada na Universidade", afirmou a pró-reitora.

Ações de permanência - Enquanto o cursinho representa uma ação direcionada ao estudante do Ensino Médio, a UEL procura manter uma série de ações direcionadas à permanência estudantil, apoiando diretamente o universitário. Estão inseridas nestas iniciativas a Moradia Estudantil (80 vagas), Bolsa Permanência, totalizando 100 bolsas no valor de R$ 300,00, Refeição com subsídio no Restaurante Universitário e Empréstimo de Instrumentais Odontológicos, específico para estudantes do curso de Odontologia.

Para ter acesso a um destes benefícios, o estudante precisa participar do Processo de Seleção Socioeconômica para Programas de Permanência Estudantil. A seleção é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da UEL.

Somente este ano 1.075 fizeram a inscrição para participar do processo de análise socioeconômica. O edital final, com os nomes dos contemplados, será divulgado no próximo dia 26 de abril. A avaliação é feita por meio de entrevista, observando a condição financeira da família e as despesas com tarifas públicas.